O que é Crowdsourcing?
Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding
Quais as Vantagens e como Utilizar o Crowdsourcing na Empresa?
Crowdsourcing na Empresa
Sites de Crowdsourcing para Auxiliar o seu Negócio
Exemplos de sucesso do uso de crowdsourcing
O Crowdsourcing é o Reflexo do que hoje Chamamos de Pensamento Colaborativo

Entenda o Conceito de Crowdsourcing e como Aplicá-lo em seus Negócios.

Em tempos de economia colaborativa, o Crowdsourcing pode ser uma iniciativa valiosa para dar vida a novos projetos. Veja tudo que precisa saber com esse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o Conceito de Crowdsourcing e como Aplicá-lo em seus Negócios.

Você imagina onde o termo Crowdsourcing se encaixa? Pois bem…

A era moderna, movida pela internet e pelas mídias sociais, trouxe para o nosso dia a dia (e também para o cotidiano das empresas) alguns conceitos como colaboração coletiva, economia colaborativa, financiamento coletivo e outras variações.

Dessa forma, são nesses conceitos que se encaixa o termo cada vez mais famoso conhecido como Crowdsourcing.

Para uma melhor compreensão sobre como ele funciona, imagine um grupo de pessoas que se unem para auxiliar com os seus conhecimentos a viabilidade de um projeto e a solução de problemas.

Graças a esse perfil, de agregar conhecimentos coletivos, o Crowdsourcing pode ser aplicado em diversas áreas, inclusive no âmbito do empreendedorismo.

Neste artigo você vai encontrar as seguintes respostas sobre Crowdsourcing:

  • O que é Crowdsourcing;
  • Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding;
  • Quais as vantagens e como utilizar o Crowdsourcing na empresa;
  • Crowdsourcing na empresa;
  • Sites para auxiliar o seu negócio;
  • Exemplos de sucesso do uso de crowdsourcing
  • O Crowdsourcing é o reflexo do que hoje chamamos de pensamento colaborativo.

O que é Crowdsourcing?

Mas afinal, Crowdsourcing é o que exatamente? Pois bem, apesar de ser um termo relativamente recente, ele pode ser definido como método de produção em que é utilizado o conhecimento de várias pessoas.

O intuito de sanar problemas diários, promover inovação permanente e auxiliar prestadores de serviços é a base dessa prática que cada vez mais ganha adeptos.

De uma forma geral, em se tratando de Crowdsourcing, essa reunião de pessoas normalmente é composta por usuários de redes sociais e comunidades existentes na internet. Inclusive, é a internet que há tempos vem viabilizando as mais variadas ações de Crowdsourcing.

Além disso, para compreender um pouco mais sobre o que significa esse conceito, vale salientar que ele foi mencionado pela primeira vez no ano de 2006, por Mark Robinson e Jeff Howe, ambos editores da Revista Wired.

O objetivo dos dois era criar um neologismo unindo as palavras Crowd (multidão) e Outsourcing (terceirização). Ou seja, o Crowdsourcing não deixa de ser uma interação social, entre pessoas, com o objetivo de sanar problemas ou colocar em prática novos conceitos.

Diante disso, já é possível contar com algumas plataformas de Crowdsourcing capazes de conectar grupos e possibilitar a ação de atividades em tempo real.

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Diferenças entre Crowdsourcing e Crowdfunding

Crowdsourcing ou Crowdfunding? Eis a questão, pois muita gente confunde os dois. Se você pensa que ambos são a mesma coisa, não se preocupe, afinal, a linha que separa um do outro é bastante tênue.

Sendo assim, é possível afirmar que o Crowdfunding funciona mais como um financiamento colaborativo, ou seja, ele é uma das possibilidades que existem dentro do Crowdsourcing para as famosas “vaquinhas”.

O Crowdfunding pode ser aplicado tanto na viabilização de uma startup quanto no lançamento de uma obra de cunho artístico, por exemplo.

Quais as Vantagens e como Utilizar o Crowdsourcing na Empresa?

Crowdsourcing


Visto que o Crowdsourcing consiste na combinação de esforços voluntários para a viabilização de projetos ou solução de problemas, ele pode ser bastante benéfico quando aplicado em uma empresa. Confira abaixo algumas vantagens que ele oferecer: 

Novas Ideias

O ditado popular afirmando que “duas cabeças pensam melhor que uma” ganha força quando o assunto é Crowdsourcing, afinal, trata-se de uma iniciativa que visa a união de várias cabeças (ideias e pensamentos diversos) para melhorar a produtividade.

Engajamento

Pelo fato do Crowdsourcing ser um modelo que visa encontrar fornecedores aptos a solucionar um problema ou desafio na empresa, ele auxilia no engajamento e na fidelização dos clientes.

Um exemplo disso são as empresas que utilizam o trabalho colaborativo para divulgar seus lançamentos inicialmente para um grupo fiel de clientes, permitindo que eles se sintam parte do projeto. Essa prática é chamada Testadores Beta, ou Beta Testers.

Soluções no Setor de Recursos Humanos

No caso do setor de Recursos Humanos (RH), ele pode ser usado para efetuar melhorias tanto internamente quanto externamente, unindo as redes de colaboradores da empresa e os seus prestadores de serviços.

Com essa possibilidade, a companhia tem condições de aproveitar a criatividade coletiva dos seus funcionários, além de dar oportunidades para uma boa quantidade de novos talentos.

A seguir veremos como o Crowdsourcing é aplicado na empresa. Vem com a gente!

Crowdsourcing na Empresa

Ele pode ser utilizado tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. Para implementar o Crowdsourcing no ambiente corporativo é necessário levar em conta algumas questões. São elas:

Objetivos

É preciso manter o foco no que diz ao “quem somos” e a “nossa visão” para que as iniciativas utilizando o conhecimento coletivo funcionem.

Diagnóstico

É preciso analisar qual é o problema e as possíveis soluções para saná-lo. Será que o problema é o engajamento dos clientes? Um reposicionamento da marca?

Soluções

Chegou a hora de encontrar as saídas, buscar os colaboradores e, até mesmo, utilizar as plataformas de Crowdsourcing.

Sites de Crowdsourcing para Auxiliar o seu Negócio

Devido ao seu perfil colaborativo, a internet é um excelente espaço para a viabilidade dessa prática. Sendo assim, não é surpresa que hoje em dia exista uma boa variedade de sites e plataformas de Crowdsourcing disponíveis para os usuários. Veja algumas:

Crowdtest

Ela é a ideal especialmente para viabilizar projetos envolvendo tecnologia, pois os cadastrados podem utilizá-la como teste de aplicativos antes de lançá-los para o público.

Creative Commons

Este é outro exemplo de site de Crowdsourcing, pois é uma plataforma que permite a busca de arquivos licenciados para que possam ser compartilhados. Entre os tipos de arquivos estão fotos e vídeos.

Kaxola

Essa é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar na divulgação de ideias e projetos. Quem aí quer iniciar uma startup, por exemplo, e busca divulgar as suas ideias inovadoras, o Kaxola tem tudo para ser o seu aliado. 

We Do Logos

E como a questão da identidade visual sempre foi uma questão fundamental para o êxito de qualquer projeto, uma alternativa interessante é a plataforma.

Por meio dela as empresas podem conhecer e contratar profissionais freelancersda área do design.

Exemplos de sucesso do uso de crowdsourcing

Agora vamos conhecer uma das principais estratégias de crowdsourcing empregadas por grandes marcas de sucesso:

Coca-Cola

Considerada uma das maiores empresas que investem em estratégias de marketing, a Coca-cola, com frequência, lança cursos, slogans, design e, sobretudo, campanhas, que contam com a participação ativa dos consumidores. Além disso, é uma das principais empresas envolvidas em adesão às causas sociais, campanhas de diversidade e inclusão.

Coca- Cola

Heineken

Com uma bordagem inovadora na gestão de pessoas, a metodologia de crowdsourcing é empregada para implementar estratégias de inclusão e diversidade. Com a utilização das ferramentas crowdsourcing, a empresa consegue conectar de forma ativa, seus mais de 8 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

Heineken

McDonald’s

A maior rede de fast food do mundo é especialista em aprimorar seus produtos e processos por meio da colaboração com seus clientes. Uma demonstração clara é a alteração cor da sua logomarca na França, através do crowdsourcing, (substituídas pelo verde e amarelo). Assim como na Austrália, onde os clientes selecionaram o nome de um lanche preparado por eles.

McDonald’s

O Crowdsourcing é o Reflexo do que hoje Chamamos de Pensamento Colaborativo

Na era em que as mídias sociais conectam pessoas, a busca por métodos coletivos de organização de projetos é um caminho válido para as empresas, influenciando inclusive o gerenciamento delas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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