A maneira sobre como a comunicação visual é utilizada vem sendo mudada e aprimorada com frequência. Cada vez mais os usuários buscam por essa complementação a comunicação verbal. E dentro das páginas web, o CSS é um ótimo aliado para a sua otimização.
Os sites vêm ficando cada vez mais com maior qualidade, como consequência, está cada vez mais difícil de conseguir boas posições no Google.
Tendo isso em vista, é imprescindível ter um bom CSS dentro de seu site, para melhorar a experiência do usuário como um todo.
Ficou curioso em aprender mais sobre o CSS? Então, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:
Vamos à leitura?
O CSS é uma sigla para Cascading Style Sheets, ou em uma tradução para portugues, Folhas de Estilo em Cascatas. Ele serve para dar estilos ao código criado em HTML, XHTML ou XML. De uma maneira mais prática, o que o CSS faz é a personalização e estilização do conteúdo visível pelo usuário.
Diferentemente do Java e similar ao HTML, o CSS é uma linguagem de marcação e não de programação, possibilitando diversas maneiras para a formatação de todo o conteúdo visual em seu website.
Esses tipos de linguagens de marcação precisaram ao longo do tempo serem aperfeiçoadas. O CSS foi criado para suprir uma necessidade dos programadores que possuíam para criar padrões de formatação, algo que o HTML não conseguia atender. Sendo assim, ele surgiu como uma solução para aprimorar e otimizar o conteúdo visual dos sites.
Através desta incrível linguagem de marcação, é possível separar os formatos de conteúdos e também a forma em que eles serão apresentados em cada página.
Aposto que sabendo disso, você deve estar se perguntando quais são os benefícios do CSS. Fique sabendo que é exatamente sobre isso que vamos tratar no próximo tópico!
Agora que sabemos o que é, vamos conhecer alguns de seus principais benefícios, com o objetivo de adicionar mais estilo dentro de suas páginas web:
As folhas em cascata permitem aos programadores realizar mudanças pontuais no conteúdo de uma página web sem comprometer todo o restante. De maneira mais prática, por exemplo: é possível alterar as propriedades de um ícone no menu das páginas apenas referenciando este elemento nas configurações de estilo.
Sabendo que o desenvolvimento de sites já começa pensando nessa relação entre HTML e CSS, os desenvolvedores acabam usando tags com o objetivo de modificá-las posteriormente no arquivo de estilização.
Além disso, para um site completo, apenas linguagens de marcação não basta, é necessário usar também linguagem de programação, por exemplo: PHP ou Javascript.
Que tal aprender uma linguagem de programação super relevante no mercado? E melhor ainda, de graça!
Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHub, Stack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.
Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.
Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!
O CSS permite aos desenvolvedores a possibilidade de aplicar mudanças de maneira global, por exemplo, através de um arquivo CSS é possível alterar as formatações que podem ser aplicadas em várias páginas do site ao mesmo tempo.
Da mesma forma acontece caso você deseje editar a cor de fundo de todas as páginas, o desenvolvedor pode fazer essa alteração em um arquivo CSS, importando para todos os arquivos HTML, ganhando mais tempo e produtividade, além de ajudar no desempenho das páginas e diminuir a os erros, que podem até mesmo interferirem no SEO.
Enquanto o HTML busca definir os elementos de uma páginas e estruturá-la de maneira simples, o CSS busca organizar os layouts de modo a adaptar os blocos para diferentes tamanhos de tela, garantindo a responsividade.
É possível determinar regras para a forma de como os conteúdos serão organizados conforme o tipo do dispositivo que o usuário estiver utilizando.
É comum encontrar programas de conformidade com os diferentes navegadores que existem no mercado. Se o objetivo é desenvolver um site, obviamente acessível na internet, o programador é responsável por criar regras flexíveis que funcionem bem em diferentes browsers.
O CSS com suas folhas de estilo consegue facilitar este processo e garantir a visualização da página com perfeição independente do navegador que o usuário estiver utilizando. Desta forma também é possível garantir que a experiência do usuário será igual em todos os navegadores.
Conhecendo os principais dos benefícios, vamos ver mais profundamente como essa linguagem funciona?
Através dessa linguagem é possível criar diversas novas funcionalidades ao seu site sem que seja necessário usar JavaScript ou linguagens mais complexas. Em geral, ela consegue possibilitar uma ótima experiência aos desenvolvedores e também aos usuários.
Esta ferramenta permite criar animações complexas, efeitos, sites interativos e até mesmo jogos, junto com o CSS3 e HTML5.
O CSS usa uma simples sintaxe que é baseada no inglês por meio de um conjunto de regras para gerenciá-lo. O HTML por sua vez, não permite usar elementos de estilo, apenas marcação de página, criado apenas para descrever o conteúdo.
A estrutura da sintaxe dessa linguagem é muito simples e permite estilizar o conteúdo. Possui um seletor e um bloco de declaração. Você seleciona um elemento e declara o que deseja fazer com ele. Simples, certo?
Mas existem algumas regras que você precisa saber. É fácil também, não se preocupe. O seletor aponta para o elemento HTML a ser estilizado. Um bloco de declaração contém uma ou mais declarações separadas por ponto e vírgula.
Cada declaração consiste em um nome e valor de propriedade CSS, separados por dois pontos. As declarações CSS sempre terminam com um ponto e vírgula, e os blocos de declaração são colocados entre chaves.
Percebeu como o CSS está sempre ligado ao HTML? Vamos conferir agora como estes dois conceitos se interagem de maneira mais aprofundada.
Existem inúmeras formas de se aplicar a formatação do CSS dentro do HTML. Vamos conferir agora alguns dos exemplos:
O atributo style é usado diretamente dentro da tag <body> do HTML. Como mostrado abaixo alterando a background color:
A tag CSS <style> permite definir a formatação, não um atributo dentro da tag <body>. Confira o exemplo abaixo:
Essa é uma das maneiras mais usadas, pois é desta maneira que as mudanças de formatação são feitas em várias páginas simultaneamente, como mostramos no tópico dos benefícios no CSS.
Aqui, o documento HTML possui um link para outro documento CSS, buscando as informações de estilos. Como mostrada abaixo:
arquivo.html
arquivo.css
Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!
A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.
Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn
Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!