O HTML é um componente básico das páginas web. Através dele é possível inserir conteúdos e criar a estrutura básica das páginas de internet. Desta maneira, ele é utilizado para organizar e exibir as informações.
Para você entender o tamanho de sua importância, sem ele não seria possível o navegador exibir textos como elementos, carregar imagens ou mostrar diversos outros conteúdos. Ele é a revolução do que temos hoje em relação à navegação na internet.
O HTML teve grande valor dentro da estrutura de navegação web que conhecemos hoje em dia. Apesar de antigo, permanece até hoje dentro dos sites. Hoje em dia, a linguagem está em sua quinta versão e conta com diversas alterações em relação à sua primeira.
Por isso, não deixe de conferir tudo sobre essa ferramenta indispensável. Ficou interessado em saber mais sobre o HTML? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
O HTML é uma linguagem de marcação que significa HyperText Markup Language e foi criada por Tim Berners-Lee em 1991 na Suíça, embora seu criador fosse britânico.
O “hipertexto” descrito na sigla do HTML é um conjunto de elementos que estão conectados, podendo ser: imagens, palavras, documentos, vídeos, etc. Quando estes são ligados, é formada uma rede de informações, permitindo a conexão dos dados, através de uma estrutura organizada onde as informações são guardadas.
Nos primórdios da internet, a maioria dos sites eram constituídos por apenas textos e imagens, apenas com uma simples estrutura e sem elementos de estilização.
Porém, hoje em dia, o HTML é utilizado apenas para montar a estrutura da página.
Hoje, para criar o corpo das páginas e as estilizações, são utilizados o JavaScript e o CSS juntamente com o HTML. Estes três, formam a base de todos os websites que podemos encontrar atualmente.
Um site pode possuir diversas páginas HTML diferentes. Por exemplo, é possível um site possuir a página inicial, uma página de contato e uma página “sobre nós”. Cada uma dessas páginas tem um arquivo html diferente.
Os arquivos HTML possuem a extensão “.html” ou “.htm”, onde o navegador faz a leitura deste arquivo, renderiza e exibe todo o conteúdo para os usuários que estão navegando na internet.
Todas as páginas HTML possuem uma série de elementos, que consistem em um conjunto de tags e atributos. Os elementos HTML são os blocos, as tags informam ao navegador onde o elemento começa e termina, enquanto os atributos descrevem as características do elemento.
Abaixo, vamos ver as três principais partes que constituem um elemento:
Ter o HTML, CSS e JavaScript otimizados em sua página web é uma ótima forma de melhorar seus Core Web Vitals na estratégia de SEO, para ser ranqueado nos mecanismos de busca.
O mais legal é, que por mais sofisticado e inteligente que os algoritmos e as linguagens dedicadas para a programação web estão, o HTML sempre esteve presente em todas as páginas, mesmo sendo uma tecnologia criada em 1991.
Mas vale lembrar que o HTML nunca deixou de receber atualizações. Hoje estamos na versão HTML5 que foi lançada em 2014.
Ele vai ser a base de qualquer empreendimento online, mas principalmente aqueles que têm seu próprio site.
O conhecimento dessa ferramenta permite a modificação geral esteticamente falando para uma página, ajudando também a se encaixar nos parâmetros de ranqueamento do Google.
Por exemplo, dentro desta página que você está lendo agora, você pode perceber que existem imagens e diferentes tamanhos de títulos e parágrafos. Toda essa organização é criada dentro da estrutura do HTML.
Além disso, é o HTML que define as Heading Tags e Meta Descriptiondas páginas da web.
Você gostaria de ter uma super introdução a uma linguagem altamente requisitada de programação e que aumenta exponencialmente sua chance de entrada no mercado?
Então conheça o curso de Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e a melhor notícia vem agora: ele é TOTALMENTE GRATUITO!
Então tá esperando o quê? Clique na imagem abaixo e coloque o cupom BLOG100 para acesso imediato a este curso. Esta promoção vai até o preenchimento de todas as vagas!
Vimos que as tags são utilizadas para identificar e representar os elementos dentro do HTML. Vamos agora, conferir abaixo algumas das principais tags usadas dentro desta linguagem de marcação:
A estrutura de um código em HTML possui várias tags. Em geral, os documentos em HTML começam com uma estrutura básica.
Todas as páginas seguem essa estrutura mostrada na imagem abaixo, sendo que alguns editores de texto até mesmo possuem atalhos para a criação automática da estrutura.
A estrutura básica pode ser entendida por meio de uma divisão de blocos das tags essenciais, por meio da seguinte estrutura:
O “doctype html” sempre deve estar definido em todo o documento HTML e na primeira linha.
Apesar dele não ser uma HTML tag, é uma instrução para que o seu navegador consiga realizar a leitura e renderização da página web e identificar que o código apresentado é em HTML.
Contém informações que não são visíveis para o usuário/leitor do documento. Esses são dados implícitos para uso e controle de documentos: links para outros documentos, lógica de script e aplicação de metadados.
Na prática, todo o conteúdo do cabeçalho é separado entre as tags de abertura e fechamento do cabeçalho.
Aqui é onde fica toda a informação legível ao usuário que está navegando. Todo o texto é apresentado e também outras formas de mídia, como: imagens, sons, conteúdos multimídias, etc.).
Além disso, os formulários de entrada de dados pelos usuários também se encontram aqui.
Sabia que segundo o Fórum Econômico Mundial a análise e a ciência de dados serão os empregos com maior crescimento em demanda até 2025?
Por isso se especialize no assunto e o melhor jeito de se capacitar nesta ferramenta é realizando cursos especializados no assunto. E lembre-se: tudo é prática! Então, em conjunto com a parte teórica, coloque seu aprendizado em ação!
Com sorte, aqui na Voitto vamos além! Por isso, recomendamos que você entenda todo o processo de uma programação com o curso de Formação em Cientista de Dados.
Afinal, entender o HTML é uma das muitas possibilidades e portas que este curso abrirá para você!
Então, não perca e comece agora!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!