Uma das métricas mais importantes quando falamos de marketing digital é o chamado CTR (Click Through Rate), que em português é traduzido para Taxa de Cliques.
Seu principal objetivo é analisar se o investimento realizado em SEO e se os anúncios patrocinados do Google Ads estão valendo a pena se tratando de tempo e dinheiro.
Assim, para quem possui um blog, site ou loja virtual, é importante entender sobre CTR e aprender como aumentá-lo, a fim de que suas campanhas realizadas tenham um bom desempenho e façam com que o empreendimento cresça.
Dessa forma, para que você entenda melhor sobre CTR e garanta o sucesso de suas campanhas, entraremos em mais detalhes a respeito nos seguintes tópicos:
CTR, ou Click Through Rate, é um indicador do Marketing Digital que apresenta a taxa de cliques. Isso significa a relação que existe entre o número de cliques e o número de visualizações de determinado anúncio.
Dessa forma, é uma métrica utilizada para indicar a eficiência de uma campanha de marketing, já que mostra a porcentagem de pessoas que clicaram no link que você disponibiliza depois de visualizá-lo.
Ele vale tanto para as campanhas realizadas no Google Ads, quanto nos Social Ads que fazem parte das redes sociais.
Seu cálculo é dado pela seguinte fórmula:
CTR = número de cliques / número de visualizações x 100.
Além disso, analisá-lo não é complicado! Se o CTR de seu anúncio é alto, quer dizer que ele é útil para o usuário, e está em conformidade com o que ele está buscando.
Já se o CTR é baixo, significa que esse anúncio não está sendo pertinente para a intenção de busca do usuário.
Sendo assim, o CTR é um fator determinante para o custo de campanhas, ou seja, impacta no chamado Custo por Clique (CPC), que determina quanto deve ser pago por cada clique realizado pelo usuário em um anúncio.
Quanto maior for a taxa de cliques, menor será o custo desse anúncio, e o mesmo funciona para o contrário. Quanto menor ela for, maior será o custo por clique.
Mas, além do que já apresentamos, porque acompanhar essa métrica é importante? Fique ligado pois é o que explicaremos no próximo tópico!
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.
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Existem diversas razões que tornam importante o acompanhamento do CTR de anúncios. Por isso, selecionamos as mais relevantes para te convencer dessa importância e com isso, invista em maneiras de aumentá-lo!
Desse modo, podemos dizer que acompanhar a taxa de clientes contribui para:
Como já mencionamos, um alto CTR mostra a relevância do anúncio, o que tem como consequência um custo por clique diminuído.
Por essa razão, acompanhar e garantir que sua campanha está tendo sucesso, atendendo ao público-alvo desejado, faz com que seus custos para promovê-la sejam reduzidos.
Quando o objetivo de um site é melhorar o seu posicionamento orgânico, a melhor tática para isso é aplicar o chamado SEO, ou em outras palavras, a otimização de mecanismos de busca.
Contudo, ter um CTR elevado também é um fator que influencia no rankeamento de páginas em pesquisas orgânicas, pois esses cliques geram tráfego para essas páginas, o que mostra para o Google que esse destino é relevante para o usuário que está clicando.
Quando o assunto são redes sociais, ter uma taxa de cliques recebidos elevada significa que o engajamento com os usuários também está alto.
Desse jeito, quando muitas pessoas estão clicando e compartilhando suas publicações, isso pode gerar propaganda gratuita para seu negócio.
Por exemplo, se no Twitter alguém compartilha uma publicação que você impulsionou, outras pessoas verão e poderão interagir com ela, de forma que não há custos por essa interação de terceiros.
Existe uma relação direta entre a taxa de cliques e a taxa de conversão. Se você monitora e investe em ações para aumentar seu CTR, consequentemente a taxa de conversão também crescerá.
Agora que já entendeu o quanto monitorar essa métrica é importante, te apresentaremos o que indica que seu CTR está baixo ou alto! Vamos lá:
Para conseguir avaliar se o CTR está alto ou baixo, é necessário considerar qual é o seu segmento de atuação e o desempenho de seus concorrentes.
Geralmente, acima ou igual a 3% já é um valor satisfatório. Contudo, vai depender de cada situação. Por exemplo, um CTR de 3% não é tão válido se seus concorrentes estão com valores muito acima disso.
Portanto, para definir esse sucesso, é preciso analisar como está o desempenho de seus anúncios quando comparados aos anúncios de seus concorrentes diretos.
Separamos aqui as principais dicas para conseguir aumentar o CTR de seus anúncios e assim, consiga melhorar o desempenho de suas campanhas de marketing. Veja só:
Fazer o bom uso de palavras-chave é uma das peças essenciais para o sucesso de uma campanha. É importante escolher uma palavra-chave principal para seu anúncio e ir adicionando-a de maneira natural ao longo do texto, além de inseri-la no título.
Quando elas são inseridas corretamente, facilita a identificação do foco do anúncio pelo usuário e ainda pode fazer com que ele se sinta mais atraído, além de influenciar na qualidade do anúncio.
Produzir boas Calls To Action, ou seja, chamadas que vão realmente prender a atenção dos usuários, é fundamental para melhorar o CTR.
Logo, faça bom uso das palavras que vão cativar seu usuário, com expressões como “faça já o download” ou “inscreva-se agora mesmo”, direcionando-os a realizar certas ações!
Gatilhos mentais são excelentes ferramentas para convencer o público a clicar em seus anúncios!
Com eles, é possível criar um senso de urgência no usuário, deixá-lo curioso, emocioná-lo, entre outras reações que farão com ele sinta vontade de conferir o conteúdo que foi separado para ele.
Dessa maneira, faça o uso daqueles que mais se encaixam com o seu público, e lembre-se de sempre cumprir o que prometer!
Por último, é necessário proporcionar uma URL amigável para seus usuários! Isso porque os usuários costumam prestar atenção neste quesito, e se ela estiver bagunçada, vai parecer que não é segura e confiável, diminuindo a possível taxa de cliques.
Por causa disso, opte por colocar o seu site e a palavra-chave adequada do anúncio, deixando claro para o internauta de que se trata!
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Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
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