Em meio a tanta informação, é normal sentir dificuldade na hora de escolher um conteúdo específico para consumir. É preciso saber filtrar o que é importante, agrupar e organizar a busca de maneira que ela fique satisfatória para os fins desejados. Desta maneira, a curadoria de conteúdo pode ser considerada uma solução prática para identificar conteúdos relevantes e confiáveis para serem compartilhados com seu público.
Se você tem interesse nesse assunto e quer aprofundar seus conhecimentos sobre curadoria de conteúdo, continue com a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:
Curadoria de conteúdo é o ato de identificar, reunir, organizar e compartilhar o melhor conteúdo de pesquisa para que outros possam consumir. Sua prática se popularizou com a chegada da internet e do boom das informações.
Porém, ao contrário do que você pode estar pensando, curadoria não é copiar o conteúdo de terceiros. Trata-se do processo de estruturação de resultados de pesquisa para facilitar seu entendimento e absorção. Toda curadoria deve apresentar suas referências, o que de certa maneira agregará valor e autoridade tanto para o curador quanto para o autor do conteúdo curado.
Com a demanda de mostrar autoridade e ter um bom posicionamento de mercado, a aplicação do marketing de conteúdo é feita por muitas empresas com o objetivo de fidelizar o público e atrair novos leads. Dessa maneira, é preciso que o conteúdo criado e compartilhado seja compatível com o perfil dos consumidores, com as práticas e com os valores da marca. Dentro desse contexto, a curadoria de conteúdo atua como uma ferramenta estratégica na segmentação e filtragem de temas para a produção de materiais ricos e relevantes para o público-alvo.
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Uma curadoria de conteúdo é feita por meio de 6 etapas, sendo elas:
Etapa inicial, quando é feito o planejamento da curadoria e são estabelecidos o tema e objetivo da pesquisa.
Momento em que são identificados os conteúdos do nicho e as procuras sobre o tema são executadas e reunidas.
Processo de filtragem e organização por nível de qualidade e relevância dos conteúdos anteriormente pesquisados.
Atividade de editar e resumir o conteúdo selecionado, sempre trazendo as referências dos conteúdos originais.
Estágio em que o resultado do conteúdo é compartilhado com o público-alvo, com finalidade de agregar conhecimento.
Etapa final, quando o material já está finalizado e é feita a revisão de cada tópico anterior da curadoria.
Uma curadoria de conteúdo pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer nicho profissional, basta se ter a necessidade de reunir determinadas informações sobre um tópico específico.
Apesar de ter se tornado uma profissão, essa prática continua sendo bem vinda a todas as outras pessoas.
A depender dos objetivos e critérios estabelecidos, uma curadoria pode ser feita seguindo diferentes modelos, sendo eles:
A agregação é o tipo de curadoria de conteúdo que tem base no ato de reunir as informações mais relevantes sobre um tópico específico em um único local.
É o formato mais simples onde as ideias mais importantes e relevantes são compartilhadas, permitindo uma maior facilidade de compreensão.
Elevação é um tipo de curadoria de conteúdo que tem o objetivo de identificar tendências ou pequenas porções de informações online. Um exemplo prático disso são as hashtags nas redes sociais.
Dentro dos tipos de curadoria de conteúdo, o mashup (ou mescla) se caracteriza no ato de combinar conteúdos curados para criar um novo ponto de vista.
A cronologia reúne informações históricas com base no tempo para mostrar evolução sobre a percepção de um determinado conteúdo. Sua aplicação se mostra efetiva quando trata-se de um conteúdo que enfrentou alterações mais evidentes em sua compreensão.
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