Muitas pessoas afirmam que ao entrar em contato com a natureza conseguem renovar as energias em ambientes de trabalho, onde temos passado a maior parte do tempo. Pensando justamente nesses benefícios, a arquitetura passou a ter uma nova corrente: o mundo natural do design biofílico.
Essa abordagem tem como objetivo trazer a natureza para o ambiente das cidades, através de construções que criam a sensação de um habitat, onde as pessoas mesmo que de forma inconsciente se sintam em contato com as referências naturais que são tidas como gatilhos para as boas sensações.
Apesar de inicialmente abstrato, esse conceito já faz parte de muitos projetos de construções que buscam a inovação de forma moderna e sustentável. Quer conhecer mais sobre o design biofílico? Confira os seguintes tópicos:
● O que é o design biofílico e quais são os seus pilares?;
● Benefícios do design biofílico na arquitetura e como implementá-lo nos projetos.
Segundo o dicionário, biofílico é um termo que se refere ao amor à vida e à natureza. Justamente nesse sentido, nasceu o conceito de design biofílico. Transcendendo as barreiras entre a natureza e as construções humanas, esse tipo de linha arquitetônica busca estreitar essa relação.
Com isso, o objetivo do design biofílico tem como principal objetivo criar a sensação de uma espécie de "habitat natural" para os seres humanos. Fazendo com que esses consigam alinhar as sensações trazidas pelo seu ambiente residencial ou de trabalho à saúde mental, física e ao bem-estar.
Afinal, é uma necessidade inata de todos os seres esse contato com a natureza e a modernização da arquitetura e da engenharia civil isso é cada vez mais fácil de ser propiciado. Para isso, três pilares do design biofílico foram instituídos.
O pilar de experiência direta com a natureza diz respeito ao que os olhos podem ver e as sensações que mostram uma relação de imersão ao meio ambiente. Para alcançar esse estados, alguns elementos são utilizados:
● Luz solar;
● Ar puro;
● Fogo;
● Água;
● Terra e plantas;
● Animais;
● Clima;
● Paisagens.
Ao contrário do pilar anterior, a experiência indireta traz a sensação de lembrança da natureza e não da imersão. Sendo assim, os elementos que podem ser utilizados para alcançar esse sentimento são:
● Imagens da natureza e de paisagens;
● Geometrias específicas, como por exemplo de ondas;
● Utilização de materiais naturais para a composição do ambiente;
● Biomimética;
● Paletas de cores com base em paisagens naturais ou estações;
● Simulação da luz natural ou do ar puro.
Por fim, o último pilar do design biofílico é a experiência de espaço e lugar. Nele são trazidos ao ambiente aspectos que lembram as características da natureza através de:
● Prospecção e refúgio;
● Complexidade organizada;
● Idade, mudança e detonação do tempo;
● Espaços de transição;
● Mobilidade e orientação;
● Vínculos culturais e ecológicos com o local.
Com esses pilares é mais fácil entender como se dá o processo de implementação das ideias de design biofílico aos projetos arquitetônicos. Mas para se aprofundar ainda mais, veja a seguir quais são os benefícios dessa utilização.
Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!
No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.
Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!
Como você já sabe, o design biofílico tem benefícios quanto a qualidade de vida das pessoas inseridas nesses ambientes. Entre as melhorias, podemos citar as mais representativas:
● Aumento do bem-estar com a redução do estresse;
● Estímulo a ideias criativas;
● Aumento da produtividade e concentração.
Visto isso, o design biofílico pode ser utilizado nos mais diversos ambientes, como escolas, hospitais, prédios corporativos e residenciais. Justamente por essa grande diversidade, esse conceito vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e no gosto dos brasileiros.
Sendo assim, separamos algumas situações em que o design biofílico pode ter benefícios específicos. Veja a seguir.
Você já ouviu falar em green building? Essas são construções voltadas para a sustentabilidade. Algumas das práticas mais comuns nelas são:
● Utilização de energia solar;
● Reaproveitamento de água;
● Foco em coleta seletiva;
● Plantio de árvores para purificação do ar.
Nesse tipo de construção, o design biofílico é muito utilizado. Afinal, os dois conceitos estão altamente relacionados. Porém, o design biofílico pode ultrapassar esses limites e também ser uma forma de readaptar edificações de outros padrões, trazendo conceitos da natureza para o seu visual.
Esse primeiro passo pode ser considerado como um avanço na construção civil, pois o setor passa a se importar cada vez mais com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente, reduzindo desperdícios e impactos nocivos ao redor.
As cidades inteligentes são criadas e planejadas para melhorar a qualidade de vida de quem as habita. E justamente por isso o design biofílico faz parte dessa idealização.
Criar ambientes com referências à natureza possui um impacto positivo no que se refere a ajuda a reduzir estresse e ansiedade, bem como a melhora do humor e do aspecto físico e mental.
Sendo assim, o mindset de projetar espaços que deixem as pessoas próximas de árvores e fontes de água, por exemplo, pode trazer bons resultados. Para isso, são utilizados:
● Vasos de plantas;
● Jardim vertical;
● Área externa e de convivência em prédios.
A saúde mental de todas as pessoas imersas em ambientes construídos através do design biofílico sofre excelentes melhorias. Afinal, ao colocar um aquário com barulho de água ao fundo do local de descanso dos colaboradores, por exemplo, já traz a sensação de leveza e relaxamento.
Já para ambientes com foco na criatividade, alguns arquitetos recomendam trabalhar as cores. Por exemplo, em salas de aplicação da metodologia de design thinking colocar flores e retratos de diferentes ambientes.
Mas essa aplicação pode ir muito além do mundo corporativo. Um hospital australiano chamado The Royal é focado no tratamento de pacientes infantis. Os médicos notaram que a decoração com aspectos marinhos ajudou que as crianças diminuíssem os níveis de ansiedade.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:
Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!