Os pilares da inteligência emocional são um conjunto de competências essenciais que compõem essa habilidade.
Mas você sabe quais são os 5 pilares da inteligência emocional?
Bem, para responder a essa pergunta primeiro você deve entender que a inteligência emocional está relacionada com a capacidade de um indivíduo conhecer e dominar as suas emoções.
A inteligência emocional é um tema em grande ascensão e muitas pessoas afirmam que essa é uma busca constante em suas vidas.
Assim, perguntas como quais são os benefícios de uma vida pautada sobre aspectos dos pilares da inteligência emocional e será que é realmente possível alcançá-los começam a fazer parte de nossa rotina.
De acordo com Salovey e Mayer, psicólogos que aprofundaram seus estudos sobre a inteligência emocional é "a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros".
Outro nome utilizado como referência sobre o tema inteligência emocional é Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, que afirma que 80% do seu sucesso está relacionado com as suas aptidões emocionais.
Para que você compreenda então o que são os 5 pilares da inteligência emocional, suas importâncias e como desenvolvê-los, separamos neste artigo, tópicos repletos de informações e novidades. Confira!
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros de forma adequada e positiva.
Envolve a habilidade de lidar com as emoções de maneira saudável, expressar sentimentos de forma assertiva, controlar impulsos, desenvolver empatia e estabelecer relacionamentos interpessoais positivos.
Uma pessoa com alta inteligência emocional tem maior autoconsciência, o que a ajuda a identificar seus próprios sentimentos e comportamentos, compreendendo como eles afetam suas decisões e relações.
Além disso, ela também é capaz de reconhecer as emoções em outras pessoas, interpretando adequadamente suas expressões e comportamentos.
A inteligência emocional é uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional. Ela influencia nossa capacidade de liderar, trabalhar em equipe, resolver conflitos, tomar decisões acertadas e lidar com desafios da vida de forma saudável.
Ao desenvolver a inteligência emocional, podemos melhorar nossas habilidades sociais, nossa resiliência emocional e nossa qualidade de vida geral.
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Os pilares da inteligência emocional são cinco competências-chave que formam a base dessa habilidade.
O primeiro pilar é a autoconsciência, que envolve o conhecimento e reconhecimento das nossas próprias emoções e sentimentos.
O segundo pilar é o autocontrole, que se refere à habilidade de gerenciar as nossas emoções de forma adequada.
O terceiro pilar é a automotivação, que é a capacidade de estabelecer metas motivadoras e persistir diante dos desafios para alcançá-las.
O quarto pilar é a empatia, que envolve a habilidade de compreender e compartilhar as emoções e perspectivas dos outros.
Por fim, o quinto pilar é as habilidades sociais, que são as aptidões para interagir e se relacionar efetivamente com os outros.
Desenvolver esses pilares é fundamental para aprimorar a inteligência emocional e nos tornarmos pessoas mais equilibradas, resilientes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida.
Ao cultivar essas competências, podemos melhorar nossa capacidade de lidar com as emoções, nos conectar com os outros de forma mais significativa e alcançar um maior bem-estar emocional.
Agora vamos conhecer os 5 pilares da inteligência emocional e algumas técnicas que podemos utilizar para desenvolvê-los em nosso cotidiano.
Desenvolver a inteligência emocional é a chave para uma boa qualidade de vida e para isso é importante conhecer os seus pilares. Os pilares emocionais, são cinco:
O autoconhecimento é o primeiro dos pilares da inteligência emocional. Ele está relacionado com a capacidade do indivíduo de entender quem ele é, identificando traços da sua personalidade e como ele reage perante a situações de conflito, se tornando autoconsciente.
O processo de autoconhecimento é contínuo e para que melhores resultados sejam atingidos podemos utilizar uma estratégia chamada ativação reticular que nos ajuda a perceber o que precisamos melhorar. Trata-se de uma auto-observação.
O autoconhecimento é um pilar da inteligência emocional e assim como os demais, necessita de exercícios que irão estimular seu desenvolvimento.
Assim, você pode optar por realizar ações simples em seu dia e que possam contribuir para que o autoconhecimento possa estar presente em sua vida.
Para entender os sentimentos que nos levam a tomar determinadas atitudes podemos utilizar uma estratégia conhecida como ciclo da ação. Mas, o que é isso?
Na imagem abaixo você pode ver uma representação do ciclo da ação, que é único para cada indivíduo.
O ciclo da ação nos ajuda a entender que toda observação, ou julgamento que fazemos do outro é o resultado de um repertório, experiência de vida da pessoa, e de convicções que nos levam a executar uma ação.
O segundo pilar da inteligência emocional, é a Gestão de emoções, também conhecido como Autorregulação. A partir do momento que tomamos conhecimento a respeito das causas das nossas atitudes, podemos gerenciá-las.
O gerenciamento das nossas emoções está relacionado com o autocontrole. Para ilustrar podemos utilizar o exemplo de uma empresa que é gerenciada e administrada pelos próprios colaboradores, neste caso ela é uma empresa autogerenciável.
O mesmo ocorre com o indivíduo que conhece e controla as próprias emoções.
Mas, controlar as emoções não está relacionado a nunca explodir, e sim em saber o momento certo para tal atitude e se realmente ela é necessária, como dito por Daniel Goleman:
"Quando eu digo controlar emoções, me refiro a emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir emoções é o que torna a nossa vida rica".
A autogestão está pautada em grande parte, no que entendemos como o controle de nossos próprios sentimentos e percepção de escolhas na hora de administrá-los em possíveis situações, que fujam de nosso controle, por exemplo.
Assim como o autoconhecimento, desenvolver a autogestão, enquanto um dos pilares da inteligência emocional exige prática e presença de atividades que estimulem esse processo ao longo de seu cotidiano.
Esse pilar refere-se à capacidade de manter-se motivado e engajado mesmo diante de desafios e adversidades. Uma pessoa com auto motivação é capaz de estabelecer metas, persistir em seus esforços e encontrar significado e propósito em suas ações.
Desenvolver o pilar de Auto motivação na inteligência emocional requer estabelecer metas claras, encontrar propósito, cultivar uma mentalidade positiva, superar o medo do fracasso, estabelecer recompensas, manter-se organizado, praticar a autodisciplina, cercar-se de pessoas motivadoras, enfrentar desafios de frente e aprender com sucessos e fracassos.
É uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e esforço contínuo. Celebre cada pequena conquista no caminho para suas metas.
Ser uma pessoa empática não é simplesmente se colocar no lugar do outro, vai muito além disso. Empatia, segundo Brené Brown "É sentir com as pessoas". Praticar a empatia requer presença e escuta ativa para que assim uma conexão possa ser estabelecida.
Para desenvolver a empatia existem alguns passos que podem ser seguidos, que estão relacionados com técnicas de comunicação não-violenta, são eles:
Todos esses conceitos podem ser aplicados em um contexto pessoal ou organizacional, para que um ambiente de trabalho se torne mais positivo.
A gestão de relacionamentos é o pilar emocional que nos ajuda a estabelecer conexões com as pessoas que estão ao nosso redor. Ao desenvolver essa habilidade podemos melhorar os nossos relacionamentos, inspirar e influenciar pessoas, administrar conflitos e trabalhar em equipe.
Mas para isso é necessário o desenvolvimento de uma boa comunicação, sendo ela clara e eficaz.
Para que possamos estabelecer conexões com as pessoas com quem convivemos é necessário ter um mindset de crescimento, é estar disposto a adaptações necessárias quando vivemos novas experiências. Mas, é importante ressaltar que é preciso se auto conhecer e respeitar os seus limites.
As conexões que criamos com as pessoas geram um relacionamento que é baseado em confiança e valores. Quando essa relação ganha valor começamos a ser influenciados por outras pessoas e vice-versa.
Os pilares da inteligência emocional são responsáveis por elencar ações vistas como pontos positivos e de estímulo para alcançar um nível de estabilidade e controle emocional “ideal”.
A inteligência emocional é um fator em alta e que deve ser vista com grande relevância, de forma geral, já que seus processos auxiliam em outros âmbitos de vida pessoal e social, por exemplo, e não só o reconhecimento e destaque profissional.
Pessoas que apresentam uma boa inteligência emocional são mais propícias a realizar processos de tomada de decisão de forma mais segura, ter um melhor relacionamento em equipe e consequentemente, desempenhar suas funções com mais confiança.
Ainda que essas sejam características muito valorizadas, é importante lembrarmos que alcançar o nível ideal de confiança sobre os pilares e a própria inteligência emocional envolve diversos fatores pessoais e o desejo próprio de desenvolvimento.
Por isso, não perca tempo, e comece agora a desenvolver uma boa inteligência emocional!
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Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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