Por que é comemorado o dia da indústria aeronáutica brasileira nesta data?
O Brasil é forte no ramo da indústria aeronáutica?

Dia da indústria aeronáutica brasileira, um dia de orgulho!

No dia 17 de outubro é comemorado o dia da indústria aeronáutica brasileira, você sabe o porque esse dia merece atenção? A gente te conta!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Dia da indústria aeronáutica brasileira, um dia de orgulho!

O dia da indústria aeronáutica brasileira tem muito valor histórico. Essa história começou a muito tempo atrás com o brasileiro Santos Dumont, ele realizou o primeiro voo catalogado e registrado, em 1906, em Paris com seu avião denominado 14-bis.

Após esse marco histórico muita coisa mudou até os dias de hoje, principalmente, levando em consideração a tecnologia e evolução da engenharia aeronáutica.

O Brasil continua se destacando no ramo aeronáutico. E é por isso que devemos comemorar com muito orgulho o dia da indústria aeronáutica brasileira.

Para saber um pouco mais sobre o tema, separamos os seguintes tópicos:

  • Por que é comemorado o dia da indústria aeronáutica brasileira nesta data?
  • O Brasil é forte no ramo da indústria aeronáutica?

Por que é comemorado o dia da indústria aeronáutica brasileira nesta data?

A data escolhida está ligada à comemoração do voo inaugural do Muniz M-7 em 1935, no dia 17 de outubro. Projetado em 1934, o monomotor utilizado para treinamento de pilotos carregava apenas 2 pessoas e realizava diversas acrobacias.

A data que comemora o voo do M-7 é muito importante para a indústria aeronáutica, pois foi o primeiro avião a ser produzido em série no Brasil. Ou seja, o começo de uma grande trajetória. 

No próximo tópico será abordado a principal empresa de aeronáutica do Brasil,continue a leitura!

O Brasil é forte no ramo da indústria aeronáutica?

Apesar de ter iniciado a produção em série um pouco tardiamente, o Brasil ainda se destaca nesse ramo. E não tem como falar de aeronáutica brasileira sem citar a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER).

A Embraer foi fundada em 1969 e em 1994 foi privatizada. Atualmente, é considerada a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e também  líder de mercado no segmento de até 130 assentos.

Sua trajetória teve diversos altos e baixos, mas continua sendo uma das maiores empresas do Brasil. Assim como a Força Aérea Brasileira (FAB), que é considerada a segunda mais forte da América. E vale ressaltar que a FAB celebra o dia da indústria aeronáutica brasileira todos os anos.

Existem algumas parcerias entre a FAB e a Embraer, como por exemplo a cooperação para desenvolverem em conjunto uma aeronave não tripulada. Feitos como esse, vindo dessa parceria, trazem imensos benefícios para o País.

Apesar de ser considerado um país competitivo nesse ramo, ainda muitos brasileiros têm pouco conhecimento sobre esse fato. Por isso, nós do Grupo Voitto achamos tão importante a divulgação de informações como essa.

O conhecimento muda o mundo e nós estamos dando nossa contribuição para ajudar todos que conseguimos alcançar. Fique sempre ligado em nossas redes, para não perder nenhum conteúdo!

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.