10 melhores dicas de como economizar dinheiro
Agora é com você!

Como economizar dinheiro? Confira as 10 melhores dicas para sair do vermelho

Veja neste artigo as 10 melhores dicas de como economizar dinheiro para ter uma reserva de emergência e ainda realizar seus planos sem passar sufocos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como economizar dinheiro? Confira as 10 melhores dicas para sair do vermelho

Todo dia nos deparamos com notícias que determinado produto aumentou de preço, raramente acontece ao contrário de o produto abaixar não é mesmo? Haha! Então nada melhor do que conferir as 10 melhores dicas de como economizar dinheiro.

A situação complica ainda mais em tempos de crises, onde cada centavo de sua reserva de emergência passa a ser super valioso.

Seja para viajar, investir, ir em restaurantes ou fazer compras, é sempre importante que o orçamento caiba no bolso de cada um. Afinal, ninguém merece ter dívidas!

Saber gerir e economizar dinheiro faz com que você não dependa de cartão de crédito, limite, ou empréstimos na hora de realizar seus planos, o que lhe garante maior controle e por consequência liberdade financeira.

Vamos conferir essas 10 incríveis dicas que vão lhe ajudar na hora de economizar dinheiro?

10 melhores dicas de como economizar dinheiro

1 - Faça o registro de seus gastos em uma planilha eletrônica

Ter o controle do que “entra e sai” é um dos primeiros passos para a educação financeira pessoal. Por isso, tenha uma planilha de controle financeiro para lhe auxiliar.

Com esse controle, fica muito mais fácil visualizar aquelas despesas que estão impedindo você de poupar. Embora sabemos que muitas delas são necessárias, algumas outras nem tanto.

Caso você prefira, é possível encontrar diversos aplicativos para smartphone com funções parecidas com uma planilha de controle financeiro.

Porém, pensando em você nos preparamos a planilha Controle de Orçamento e despesas no Excel, para que você consiga se organizar da melhor forma possível.

Realizar o controle de orçamentos e despesas é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Além disso, para realiza-lo é necessário muito organização e atualização constante.

Pensando nessa necessidade desenvolvemos para você uma planilha especialmente para esse controle, de forma que com ela, você poderá evitar gastos além do planejado.

Invista na organização de suas finanças clicando no botão abaixo e fazendo o download desse material!

Planilha controle de orçamentos e despesas

2 - Quite suas atuais dívidas

Caso você se enquadre no grupo de devedores, temos algumas dicas especiais para você. Reveja seus financiamentos e compras que foram parceladas em várias vezes. Considere a possibilidade de quitá-los o mais rápido possível.

Sempre procure dar preferência para as dívidas que oferecem amortização de juros caso ocorra de suas parcelas serem antecipadas.

Alguns cartões de créditos oferecem essa função de antecipar parcelas e ganhar descontos.

3 - Elimine as despesas desnecessárias

Reveja seu comportamento em relação aos gastos do e faça uma analise crítica se essa despesa realmente é algo necessário.

Pode não parecer, mas gastos desnecessários são aqueles que mais pesam no final do mês e que mais devemos nos preocupar e eliminar.

Através de uma planilha, fica mais fácil visualizar os gastos que realmente são necessários e aqueles que são desnecessários.

4 - Troque juros altos por juros mais baixos

Os juros acabam sendo algo “invisível”, mas que geram grandes gastos para nós. Uma forma de driblá-los é optar por modalidades de créditos que possuem taxas de juros mais baixas, como é o caso do empréstimo.

Uma outra dica, é sempre pagar suas contas em dia e não deixar dívidas em aberto. Desta forma você garante um bom relacionamento com o mercado, prioridade na hora de conseguir créditos e também linhas de créditos menos abusivas.

5 - Crie metas como forma de motivação para lhe ajudar a economizar

Criar metas pode ser um grande aliado na hora de poupar, mas também um grande vilão!

Muito cuidado na hora de criá-las, tenha em mente que elas não podem ser fáceis demais, porque desta forma é bem provável que a economia não esteja acontecendo. E que elas também não podem ser difíceis demais, pois desta forma você não conseguirá cumpri-las e ficará desmotivado.

Por exemplo, você pode estipular que irá economizar R$ 200,00 todos os meses e ao final do ano deseja estar com R$ 2.400,00. Uma outra dica é tentar separar esse dinheiro da meta, para você conseguir visualizar de maneira mais fácil seu progresso.

6 - Oriente e incentive a sua família a participar

Tenha uma conversa com os membros de sua família e alinhe com eles os planos de economia para o dia a dia. Peça a cooperação de todos para também participarem.

Além disso, mostre os objetivos que deseja alcançar bem como os benefícios em se realizar um projeto familiar para a economia de dinheiro e porque isso vale a pena.

7 - Gaste menos do que você ganha

Parece ser uma dica simples, mas é muito valiosa! Para que exista a economia, você necessariamente deve gastar menos do que ganha. Caso isso ainda não aconteça, reveja todos seus gastos e considere fazer mudanças, poupar dinheiro, melhorar sua organização financeira ou seguir a décima dica.

8 - Pague suas contas em dia

Pode parecer uma dica boba, mas é comum você ter o dinheiro disponível para pagar a conta, mas por motivo de esquecimento acabar não pagando.

Nesses momentos, além de pagar juros desnecessários, isso acaba prejudicando o seu relacionamento com o mercado e por consequência dificultando na hora de conseguir crédito para realizar um empréstimo.

9 - Use cupons de descontos e faça o acompanhamento contínuo dos preços

Caso você queira comprar algum produto que não é tão necessário assim. Faça-o da maneira correta. Haha!

Pesquise por cupons de desconto e descubra se não há cupons disponíveis. Existem algumas ferramentas que auxiliam na hora de procurar e testar cupons de diversas lojas online.

Caso não haja cupons disponíveis e você não tenha pressa, ferramentas de monitorar o preço através de um gráfico do valor de determinado produto com o passar do tempo (preço máximo e mínimo praticado nos últimos meses) podem te ajudar a analisar se o preço que está sendo cobrado agora é barato ou caro.

Caso o valor esteja alto, espere mais um pouco, é capaz que o produto chegue próximo ao valor mínimo do gráfico, além de ter mais tempo para juntar dinheiro para comprar algo que você deseja.

O Bilômetro é uma ferramenta que pode ser instalada como extensão do seu navegador capaz de ajudar você a encontrar cupons de desconto, comparar preços entre lojas e analisar a variação do preço ao longo do tempo.

10 - Tente aumentar sua renda mensal

Caso as dicas acima ainda não sejam o suficiente para você economizar e organizar sua vida financeira, tente aumentar sua renda mensal.

Embora não seja fácil, existem diversas formas de conseguir uma renda extra, inclusive pela internet.

Agora é com você!

Bom, se você chegou até aqui, significa que você realmente está interessado em economizar dinheiro.

Mas lembre-se, de nada adianta saber como fazer e não colocar em prática. Tenha determinação que irá fazer da maneira mais correta possível. Eu tenho certeza que você irá se sair bem nessa!

Você sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros possuem despesas mensais superiores aos rendimentos e que, além disso, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e com restrição no CPF? Para que você não faça parte dessa estatística, é importante aprender como gerir melhor seu dinheiro.

Pensando em resolver essa situação tão comum em nosso país, desenvolvemos o curso Gestão Financeira Pessoal. Com ele, você será capaz de estruturar sua vida financeira, sair das dívidas, se organizar com antecedência para declarar seu imposto de renda e entender melhor sobre investimentos.

Se você quer fazer as pazes com o seu dinheiro, clique na imagem abaixo e obtenha maiores informações sobre o curso!

Curso Gestão Financeira Pessoal

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Orcamento E Despesas No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.