O que é o Excel?
O que é o Power BI?
Comparativo entre o Power BI e o Excel
Para aprender Power BI é preciso saber Excel?
E aí, qual o melhor software para você?

Existe diferença entre o Power BI e o Excel? Saiba neste artigo!

Neste artigo você vai conhecer as 15 principais diferenças entre o Power BI e o Excel para que seja capaz de saber qual deles é o melhor para você.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Existe diferença entre o Power BI e o Excel? Saiba neste artigo!

Você sabe quais são as diferenças entre o Microsoft Excel e o Power BI? A maioria das pessoas não sabem essas diferenças e acabam se enrolando na hora de escolher qual o software é mais adequado para suas aplicações.

Muitas pessoas acreditam que para aprender o Power BI é necessário ter conhecimento avançado em Excel, mas será que é mesmo necessário?

Neste artigo, nós iremos responder essas e outras dúvidas sobre as diferenças entre o Power BI e o Excel, apresentando as 15 principais diferenças entre esses softwares de gerenciamento de dados. Mas antes disso, faremos um breve resumo sobre cada um deles.

E aí, preparado? Pegue um cafezinho e vamos nessa! Nosso tópicos serão:

  • O que é o Excel?
  • O que é o Power BI?
  • Comparativo entre o Power BI e o Excel;
  • Para aprender Power BI é preciso saber Excel?

O que é o Excel? 

O Excel é um produto do pacote Microsoft Office 365. Foi lançado no ano de 1985 através da Microsoft Corporation e atualmente a versão é o Excel 2019.

Ele é um tipo de aplicação de planilhas que armazena dados na forma de colunas ou linhas. As versões mais recentes são dotadas de uma grande variedade de ferramentas e aplicações.

Através do Excel você consegue transformar dados em informações de fácil interpretação além disso, esse software consegue identificar seus padrões de trabalho e ajuda você a organizar dados e a poupar muito tempo.

O Excel disponibiliza vários tipos de templates que facilitam a criação de planilhas e permitem o cálculo de fórmulas complexas. Somado a isso, ele irá te ajudar a ter uma melhor visualização de dados, através de quadros, gráficos e imagens.

O que é o Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de análise de dados (Business Intelligence) da Microsoft. Esse software é uma coleção de serviços e aplicativos que trabalham de forma conjunta para tornar fontes de dados não relacionadas em dados interativos, coerentes e de fácil visualização.

O Power BI conecta facilmente diferentes fontes de dados de diferentes tamanhos. Ele é capaz de se conectar a planilhas do Excel, nuvem, banco de dados relacionados, ferramentas de Big Data, entre muitas outras.

Ele é uma ferramenta muito robusta, simples, rápida, com desenvolvimento personalizado e capaz de fazer análises em tempo real.

Por meio dele é possível gerar uma visão de 360 graus de seus dados mais importantes, e o melhor, em um só lugar, disponível em todos os seus dispositivos (tablet, smartphone e computador).

Quer saber mais sobre o Power BI? Então assista esse vídeo:

Comparativo entre o Power BI e o Excel

Neste tópico você vai entender quais são as diferenças entre esses dois softwares. Na imagem abaixo, conseguimos ver um comparativo de forma mais ilustrativa:

Comparativo entre Excel e Power BI


E agora, vamos conferir as 15 diferenças entre o Power BI e o Excel que separamos para te ajudar a entender melhor:

1. Tabelas duplicadas

O Excel permite a duplicação de tabelas, enquanto o Power BI não permite mostrar tabelas duplicadas.

2. Aplicações 

O Power BI é ideal para Dashboards, alertas, KPIs e para melhores visualizações de dados, já o Excel não possui os modelos mais novos de quadros da Microsoft, além de não conseguir se conectar a um modelo de dados.

3. Estilo de tabelas

O Excel é melhor para gerar relatórios no estilo de tabelas, enquanto o Power BI não é tão prático para gerar esses tipos de relatórios.

4. Relatórios

Comparado com o Power BI, os relatórios gerados pelo Excel são de certa forma comuns. Nessa comparação o Power BI leva vantagem sobre o MS Excel, pois oferece lindos modelos de relatórios.

5. Filtragem cruzada

O Excel não possui uma filtragem cruzada entre planilhas avançadas, já o Power BI é dotado de ferramentas avançadas de filtragem cruzada de dados.

6. Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do Power BI é muito maior, mesmo quando comparada com os suplementos do Excel. Resumindo, se tratando de um volume muito grande de dados, o Power BI é insuperável em velocidade.

7. Ferramentas 

Nesse aspecto, cada um desses programas carrega muitas peculiaridades.

O Excel é um programa muito tradicional, com longa história. Tornou-se líder de mercado por uma vasta gama de recursos, já o Power BI tem crescido muito no mercado, tornando-se o queridinho de várias empresas.

8. Modelo de dados

O Excel é totalmente focado em uma estrutura de modelo de dados simples, porém com uma enorme gama de recursos. Já o Power BI é voltado para uma análise de um grande número de dados e para a construção de modelos de dados complexos.

9. Flexibilidade

As configurações dos conjuntos de dados e de relatórios no Excel não são tão flexíveis, enquanto no Power BI há a possibilidade de configurações avançadas.

10. Popularidade 

Praticamente todo mundo conhece o MS Excel, e a maioria das pessoas utiliza esse programa com certa facilidade, apesar de poucos possuírem completo domínio.

O Power BI é um software não tão conhecido no mercado, mas vem cada vez mais ganhando popularidade.

11. Propósito

O Excel é uma ferramenta histórica de análise de dados para analistas, já o Power BI é uma grande pedida para a simplificação e para muitas fontes de dados diferentes.

12. Velocidade de análise

Comparado com o Power BI, o Excel possui uma velocidade muito menor de processos que envolvem tabelas, gráficos e filtragem de dados.

13. Dashboard

No Excel, o usuário tem limitações na construção de dashboards, enquanto, no Power BI, é possível a construção de dashboards totalmente personalizáveis.

14. Tipos de análise

O Excel é mais utilizado para entregas mais urgentes, em que não é necessária uma análise profunda de dados, pois ele possui uma usabilidade mais fácil para esse tipo de trabalho. Agora, se você deseja uma análise profunda e complexa de dados, o Power BI é perfeito para você.

15. Disponibilidade de relatórios

Os tipos de relatórios disponíveis no Excel são limitados para um grupo específico de usuários, enquanto, no Power BI, usuários de diferentes gamas de conhecimento tecnológico podem ter acesso a esses relatórios.

Para aprender Power BI é preciso saber Excel?

Muitas pessoas possuem essa dúvida, provavelmente porque as plataformas têm semelhanças e são ambas desenvolvidas pela Microsoft, mas a resposta é “não!”.

Para aprender a utilizar o Power BI não é necessário ter nível avançado em Excel ou até mesmo o nível básico. Isso porque são duas ferramentas diferentes, com formas de funcionamento diferntes.

Caso você tenha conhecimento em Excel, talvez entender o funcionamento de algumas ferramentas do Power BI seja mais fácil, mas, novamente, o conhecimento de um não afeta o do outro.

E aí, qual o melhor software para você?

Aposto que depois dessas 15 diferenças ficou muito mais fácil escolher qual software atende melhor às suas necessidades, não é mesmo?

Ambas são excelentes ferramentas e são extremamente relevantes no mercado de trabalho.

O software Power BI tem crescido muito nos últimos anos e várias vagas de emprego em sites pedem para que os aplicantes tenham conhecimento dessa ferramenta.

Utilizar o Power BI tem ajudado as empresas a tomarem decisões de forma mais assertiva e por isso, se você quer se destacar no seu trabalho, aprender essa ferramenta é essencial!

[ebook] Primeiros Passos no Excel

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Dashboards De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.