A ética é um dos objetos em que a filosofia estuda ao buscar investigar um conjunto de princípios que normatizam as ações humanas. Ao longo de nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, podemos nos deparar com diversos dilemas éticos.
Não saber como agir da melhor forma perante um dilema ético poderá trazer diversos danos para a sua vida profissional.
Para isso, separamos alguns tópicos com o objetivo de fazer você entender melhor sobre o Dilema Ético, sendo eles:
Vamos à leitura?
Um dilema ético acontece no momento em que uma pessoa necessariamente precisa tomar uma decisão a respeito de duas opções moralmente corretas, porém, ela está em conflito com os limites que são estabelecidas pela empresa, uma lei ou uma organização governamental.
Alguns casos comuns de dilemas éticos podem envolver:
Vale ressaltar que o dilema ético é diferente do dilema moral, pois ele consiste em seguir regras do que a própria consciência, apesar de que em muitos casos a consciência de cada pessoa leva ela a desconsiderar as regras e leis.
Os dilemas éticos são encontrados e importantes em diversas áreas de atuação, dentre elas, os campos da justiça criminal e médica e também em carreiras de psicologia, engenharia e serviços sociais.
É comum que diversos servidores públicos e colaboradores de diversas empresas passem por treinamentos de ética para saber como lidar com os dilemas mais comuns que podem encontrar ao executar seu trabalho.
Além disso, os avanços da tecnologia e ciência também trouxeram novos dilemas éticos que antes não poderiam ser encontrados.
É comum que ao longo da vida pessoal ou profissional, o indivíduo se depare com muitos dilemas éticos, onde as situações são extremamente delicadas e é necessário pensar profundamente com consciência e levar em consideração seus valores morais e éticos para agir da melhor forma possível.
Vamos ver abaixo, alguns exemplos de dilemas éticos que são e que podem ser presenciados por todos nós.
Um dos dilemas éticos mais fácil de ser encontrado é aquele onde você presencia algumas atitudes antiéticas de outras pessoas. É comum que ele aconteça entre familiares e amigos, mas, principalmente dentro do ambiente de trabalho.
O dilema envolvido neste caso é se você irá ou não denunciar a pessoa que está agindo de maneira antiética, antimoral ou desonesta, se você irá intervir na situação ou simplesmente ficar calado.
No ambiente de trabalho e também da política, é comum encontrarmos profissionais que convivem todo dia com ações antiéticas de colegas de trabalho, como por exemplo:
Estes tipos de atos jamais devem estar inseridos dentro de equipes de alta performanceque necessitam de constante criatividade e inovação para a resolução de problemas.
Aqui é onde muitos dos trabalhadores hesitam em seguir o que é ético, por medo de perder o emprego.
É comum que alguns tipos de clientes solicitem serviços ou produtos que não estão de acordo com a lei do país ou com os valores da empresa.
O dilema consiste entre não faturar ao invés de realizar o projeto.
Isso é algo que você deve se atentar caso queira empreender com qualidade de vida. Esteja dentro da lei e tenha valores que beneficie a sociedade como um todo, envolva-se com projetos beneficentes e que promova a igualdade entre as pessoas.
Para atingir o tão sonhado sucesso, é necessário muito trabalho e dedicação. Porém, muitas pessoas se deparam com a oportunidade de conseguir atingir o objetivo que querem mais rapidamente, mas, através de uma maneira antiética.
O ato de subornar consiste em um indivíduo oferecer dinheiro ou um bem para outra pessoa em troca de obter vantagens que, em uma situação normal, não deveria ser concedida.
Desta forma, tanto tentar subornar alguém quanto aceitar ser subornado, são consideradas atitudes antiéticas.
Pense em uma entrevista de emprego, onde um dos candidatos é perfeito para vaga, possui as soft skills e hard skills necessárias para desempenhar todas funções, e o outro candidato é um familiar do entrevistador e está muito pouco preparado para a vaga.
Caso o entrevistador opte por contratar seu familiar, claramente, ele estará agindo de maneira parcial a beneficiar seu familiar.
Imagine uma empresa de um determinado segmento que possui uma extensa lista com milhares de clientes, e um de seus funcionários decidiu compartilhar esta lista com outra empresa do mesmo segmento em troca de benefícios financeiros e uma possível contratação.
É desta maneira que alguém pode se beneficiar por meio de informações confidenciais.
Sem dúvidas, os dilemas éticos e falta de ética podem causar diversos transtornos indesejados em nossa vida profissional e também para a empresa. E aqui vai uma dica muito preciosa para resolver este problema. Sempre aja da maneira correta, conforme a ética, em busca de evitar mais problemas.
Portanto, não hesite em reconhecer um erro, alertar alguma pessoa sobre alguma atitude que não está sendo legal.
Sempre trate todos os colaboradores de maneira respeitosa, não infrinja a ética profissional, e na dúvida, contate a gestão da empresa ou a área responsável pelo código de ética e conduta.
Com certeza agir desta forma irá trazer a você diversos benefícios, e a grande maioria das pessoas vão lhe reconhecer por isso.
Chegamos então ao fim do conteúdo deste artigo, e esperamos que tenha conseguido entender sobre um dilema ético e tirado proveito disso! Assim, continue a acompanhar o Blog Voitto para estar por dentro de outros assuntos variados, se desenvolvendo cada vez mais!
Mas ainda, você acha que só os artigos não são suficientes para um aprendizado eficiente? Temos a solução para você. Separamos um super curso especial, que irá exponencializar o seu aprendizado, te ensinando a desenvolver melhor suas soft skills!
Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!
No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.
Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!