Quando o assunto é transparência, muitos dos investidores pensam logo na auditoria como o processo mais completo. Mas o que muitos não sabem, é que a due diligence pode ser muito mais eficaz quando o assunto é verificar a veracidade de informações e fazer projeções futuras.
Com um método de estudos aprofundados aliado a análises e avaliações minuciosas, a due diligence pode ser entendida como uma pesquisa antes do investimento ou negociação de parte de uma empresa alvo.
Veja sobre o que vamos falar ao longo deste artigo:
Se você se interessou por esse assunto e quer entender de forma mais detalhada como a due diligence funciona, as regras para a sua utilização, todas as suas diferenças para um processo comum de auditoria e tudo que você precisa saber, acompanhe este conteúdo até o final!
Due diligence é o termo inglês que pode ser traduzido como diligência prévia ou diligência devida. Esse conceito, na prática se refere a um estudo, a análise e a avaliação de forma aprofundada sobre informações de uma organização.
Além disso, a due diligence pode ser aplicada em diversos processos da gestão empresa, como:
Esse processo de auditoria é feito de forma robusta, exige uma análise mais detalhada e minuciosa. No entanto, as etapas podem ser definidas da forma como for melhor para cada projeto, alinhando as necessidades das empresas à opinião técnica dos consultores.
Neste eBook - Toolkit de Auditorias de Qualidade, você conhecerá as etapas básicas de uma auditoria e aprenderá como preparar documentos, seja a auditoria no seu processo, produto, sistema de gestão ISO e 5S.
Veja como funciona uma auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade e quais documentos são importantes para você se guiar nos seus projetos e negócios!
Não perca esse oportunidade de ouro e se torne um profissional em Auditorias de Qualidade!
Agora que você já sabe o que é a due diligence, também é fundamental entender como ela funciona e em quais áreas pode ser utilizada.
O processo de Due Diligence é muito importante para que as empresas consolidem uma gestão transparente e com isso sejam melhores vistas pelos investidores em geral. Afinal, possibilitam uma visão ampla partindo de informações sobre os processos internos.
Assim, due diligence funciona como um dos apoios a tomada de decisão dos gestores em situação como de fusões e aquisições.
Apesar de poder ser aplicada em muitas áreas, a due diligence é principalmente utilizada nos seguintes setores:
A análise financeira é usualmente utilizada para verificação das informações e demonstrativos da área. O processo é feito com diferentes dados, mas é comum que entre eles sejam: receitas, custos, despesas, bens, direitos e obrigações.
A due diligence pode ser aplicada também para fazer análise dos passivos tributários a partir da revisão de documentos fiscais. Isso serve para saber se a empresa está em dia com os impostos ou até mesmo se tem algum valor a reaver.
Além dos âmbitos financeiros e contábeis, a due diligence é também aplicada na parte legal com a avaliação de riscos a partir de informação. Pode ser utilizado documento de contrato, empréstimo, litígio, entre outras transações.
Uma das aplicações da due diligence é o ramo de avaliação e mapeamento de riscos. Com isso, a empresa pode entender quais serão os possíveis desafios e como mitigá-los em diferentes setores e processos do negócio.
Se você está com dúvidas se existem regras quanto a aplicação da Due Diligence, explicamos todas elas no próximo tópico.
Como qualquer procedimento contábil, para que a execução seja feita da melhor forma possível é necessário instituir e seguir algumas regras. Com a due diligence não é diferente.
Por isso, separamos os passos que devem ser seguidos para que você saiba mais sobre eles. Confira!
Além dessas regras, também é fundamental dar enfoque ao fato de que a due diligence pede um acordo com confidencialidade. Isso se deve ao fato de que os consultores terão acesso a diversas informações exclusivas da empresa alvo e sobre o negócio de maneira interna e externa.
Mas afinal, qual a diferença entre due diligence e auditoria? Saiba tudo sobre isso a seguir.
A due diligence pode ser facilmente confundida com um processo tradicional de auditoria. No entanto, existem algumas especificidades que devem ser consideradas para comparar essas duas análises.
É comum que a auditoria tradicional seja aplicada depois de as informações já terem sido divulgadas e tem como único papel avaliar a veracidade delas. No entanto, o processo de due diligence acontece antes que uma ação seja tomada e pode ser utilizado como ferramenta para a análise de possibilidades e riscos futuros.
Vale ressaltar que o processo de due diligence é uma categoria da auditoria, principalmente quando é aplicado nas questões financeiras, legais, fiscais e contábeis. Mas a sua utilização pode ir além como na reestruturação societária, como a fusão e aquisição de um negócio alvo.
Para que você possa aprender os princípios de uma auditoria e levar a sua organização para um outro patamar, separamos o nosso Curso Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.
Com ele você será capaz de aplicar e diferenciar os objetivos da ISO 9001:2015 em relação a ISO 9001:2008, de implementar um sistema de gestão de qualidade, de detectar, redigir e apresentar as não conformidades e muito mais!
Clique no botão abaixo e se inscreva!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!