O que é Qualidade?
Como alcançar a Qualidade na sua empresa
Totalmente seu!
Como implementar uma gestão da Qualidade no seu negócio?
Quem é o responsável pela Qualidade?
Quer saber mais sobre ferramentas de qualidade?

Descubra o que é Qualidade e qual a sua finalidade nas empresas

A qualidade é um conceito crescente e que causa grande preocupação no mundo corporativo e defini-la de forma assertiva é fundamental.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Descubra o que é Qualidade e qual a sua finalidade nas empresas

Acredito que todos nós ouvimos e falamos a palavra qualidade diversas vezes, não é mesmo? Mas já parou para pensar em quantas aplicações essa palavra é utilizada.

Esse conceito pode ser usado para indicar uma qualidade de vida, qualidade da água, qualidade de um produto, qualidade de uma pessoa, entre outras aplicações.

Nesse artigo, vamos abordar o porque que esse conceito é algo tão amplo e também vamos falar de como funciona esse conceito nas empresas. Confira abaixo os tópicos que iremos abordar.

  • O que é Qualidade?
  • Como alcançar a Qualidade na sua empresa?
  • Como implementar uma gestão da Qualidade no seu negócio?
  • Quem é o responsável pela Qualidade?

Está curioso para saber mais sobre o tema qualidade? Então, não vamos perder mais tempo.

O que é Qualidade?

Qualidade é um termo sem uma definição nua e crua, ela consiste em uma impressão que os indivíduos têm por alguma causa. Essa percepção acontece devido a diversos fatores, como por exemplo, questões culturais, necessidades, expectativas, entre outros.

A ISO 9001:2015 define qualidade como:

"Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos."

A palavra em si pode ser utilizada em várias vertentes, mas o mais importante é entender que a definição de qualidade possui diferentes significados, no qual depende do contexto que está inserida.

É possível usar essa palavra de forma multidisciplinar, para ficar mais fácil a compreensão. Confira abaixo um exemplo em que possui o conceito inserido nela.

"Viagem longa? O que fazer para passar o tempo com qualidade?"

É aqui que a subjetividade é crucial. Imaginamos que essa frase seja o título de texto e nele contém uma lista de coisas para fazer durante uma viagem de ônibus, com relação a isso, eu te pergunto: Para você, o que significa aproveitar esse tempo com qualidade?

É nesse ponto em que quero chegar, para cada indivíduo esse termo tem um conceito diferente. Para alguns estudar todo o tempo durante uma viagem é uma forma de usufruir desse tempo com qualidade, mas para outros não.

Como já entendemos o que é qualidade, chegou o momento de analisar esse conceito na visão organizacional. No próximo tópico vamos entender qual é a sua importância nas empresas.

Como alcançar a Qualidade na sua empresa

No ambiente dos negócios, o conceito de qualidade está diretamente relacionado aos termos de melhoria contínua, valor agregado e excelência operacional.

Isso porque, no que diz respeito à prestação de serviço ou produto, a definição de qualidade está relacionada à voz dos stakeholders.

Quando falamos de qualidade nas empresas, muitos pensam em satisfazer apenas seus clientes mas, na verdade, é imprescindível que toda a empresa esteja envolvida.

Para garantir a qualidade em uma organização é preciso avaliar qual é o objetivo do seu negócio e qual a proposta do seu produto ou serviço. É com base nisso que é possível mensurar e controlar a alta qualidade do seu negócio, ou seja, do produto ou serviço, chamamos isso de gestão da qualidade.

O objetivo do gerenciamento por meio da gestão da qualidade é utilizar de diversas ferramentas para o planejamento dos processos visando atender as necessidades das partes interessadas.


Para isso, o acompanhamento da qualidade pode se basear nos seguintes aspectos:


Especificação: atende aos requisitos de desempenho;

Medição no início da vida: porcentagem resultante da aceitação;

Eficácia: número de rejeições;

Determinantes da qualidade: atributos característicos utilizados para decidir se o produto ou serviço é ou não de qualidade.


Está gostando do conteúdo? Então olha o que trouxemos para você!

Totalmente seu!

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Como implementar uma gestão da Qualidade no seu negócio?

A gestão da qualidade é regulamentada pela ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade. Nesse documento contém todas as diretrizes para uma gestão que tenha o objetivo de garantir a qualidade do seu negócio.

É importante saber que a ISO 9001 orienta as empresas por meio de 7 princípios da qualidade necessários para um gerenciamento com eficácia e eficiência. Para garantir essa característica, o gerenciamento da mesma deve ser feito relacionado 5 atributos:

  • Moral: simboliza toda a organização a sua missão, visão, valores, consequentemente, cultura organizacional. É necessário que todos os colaboradores estejam alinhados.
  • Qualidade Intrínseca: representa a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. É preciso analisar se estão de acordo com as especificações do cliente e também das normas regulamentadoras, se houver.
  • Entrega: diz respeito ao produto entregue. Além de entregar o que o cliente necessita, é importante também que seja entregue dentro do prazo.
  • Custo: refere-se a todos os gastos envolvidos durante o processo de produção do produto ou serviço, analisar qual o custo-benefício para o cliente.
  • Segurança: representa não só a segurança interna e também a segurança externa, ou seja, promover segurança para os colaboradores durante a produção e a garantia dos clientes.

Dentro do sistema de gestão, o primeiro passo é implementar uma política de qualidade, esse processo deve ser definido com base na missão, visão e valores da empresa e o seu objetivo é obter um padrão nos produtos e serviços prestados.

O próximo passo é o controle, é por meio de uma inspeção contínua que é possível garantir que o padrão esteja sendo executado. Mas como assegurar esse controle?

Para auxiliar as empresas que buscam a qualidade dos seus produtos e serviços existem 7 ferramentas da qualidade que tornam esse processo mais acessível, são elas:

Quem é o responsável pela Qualidade?

Quando falamos de um responsável por esse atributo, queremos dizer um profissional que vai garantir o gerenciamento e controle dos processos de uma organização, mas é importante ressaltar que esse profissional não é responsável pela qualidade.

Na verdade, todos os colaboradores da empresa são responsáveis e devem estar alinhados com todo o propósito da empresa e motivados a darem o seu melhor.

Diante disso, o profissional responsável pela gestão deve conhecer as ferramentas e desempenhar o papel de orientar todos os colaboradores da empresa.

Esses profissionais podem ter o título de Engenheiro de Qualidade ou formações mais amplas e com especialização na área de qualidade.

Quer saber mais sobre ferramentas de qualidade?

Agora que você já sabe o que é qualidade e qual sua finalidade na empresa, chegou a hora de ir além!

Quer continuar seus estudos? Você está no lugar certo!

A Voitto preparou para você um incrível eBook: As 7 ferramentas da Qualidade!

Clique no botão abaixo e aproveite!

[eBook] As 7 ferramentas da Qualidade

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

auditorias de qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Toolkit De Auditorias De Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.