Acredito que todos nós ouvimos e falamos a palavra qualidade diversas vezes, não é mesmo? Mas já parou para pensar em quantas aplicações essa palavra é utilizada.
Esse conceito pode ser usado para indicar uma qualidade de vida, qualidade da água, qualidade de um produto, qualidade de uma pessoa, entre outras aplicações.
Nesse artigo, vamos abordar o porque que esse conceito é algo tão amplo e também vamos falar de como funciona esse conceito nas empresas. Confira abaixo os tópicos que iremos abordar.
Está curioso para saber mais sobre o tema qualidade? Então, não vamos perder mais tempo.
Qualidade é um termo sem uma definição nua e crua, ela consiste em uma impressão que os indivíduos têm por alguma causa. Essa percepção acontece devido a diversos fatores, como por exemplo, questões culturais, necessidades, expectativas, entre outros.
A ISO 9001:2015 define qualidade como:
"Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos."
A palavra em si pode ser utilizada em várias vertentes, mas o mais importante é entender que a definição de qualidade possui diferentes significados, no qual depende do contexto que está inserida.
É possível usar essa palavra de forma multidisciplinar, para ficar mais fácil a compreensão. Confira abaixo um exemplo em que possui o conceito inserido nela.
"Viagem longa? O que fazer para passar o tempo com qualidade?"
É aqui que a subjetividade é crucial. Imaginamos que essa frase seja o título de texto e nele contém uma lista de coisas para fazer durante uma viagem de ônibus, com relação a isso, eu te pergunto: Para você, o que significa aproveitar esse tempo com qualidade?
É nesse ponto em que quero chegar, para cada indivíduo esse termo tem um conceito diferente. Para alguns estudar todo o tempo durante uma viagem é uma forma de usufruir desse tempo com qualidade, mas para outros não.
Como já entendemos o que é qualidade, chegou o momento de analisar esse conceito na visão organizacional. No próximo tópico vamos entender qual é a sua importância nas empresas.
No ambiente dos negócios, o conceito de qualidade está diretamente relacionado aos termos de melhoria contínua, valor agregado e excelência operacional.
Isso porque, no que diz respeito à prestação de serviço ou produto, a definição de qualidade está relacionada à voz dos stakeholders.
Quando falamos de qualidade nas empresas, muitos pensam em satisfazer apenas seus clientes mas, na verdade, é imprescindível que toda a empresa esteja envolvida.
Para garantir a qualidade em uma organização é preciso avaliar qual é o objetivo do seu negócio e qual a proposta do seu produto ou serviço. É com base nisso que é possível mensurar e controlar a alta qualidade do seu negócio, ou seja, do produto ou serviço, chamamos isso de gestão da qualidade.
O objetivo do gerenciamento por meio da gestão da qualidade é utilizar de diversas ferramentas para o planejamento dos processos visando atender as necessidades das partes interessadas.
Para isso, o acompanhamento da qualidade pode se basear nos seguintes aspectos:
Especificação: atende aos requisitos de desempenho;
Medição no início da vida: porcentagem resultante da aceitação;
Eficácia: número de rejeições;
Determinantes da qualidade: atributos característicos utilizados para decidir se o produto ou serviço é ou não de qualidade.
Está gostando do conteúdo? Então olha o que trouxemos para você!
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
A gestão da qualidade é regulamentada pela ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade. Nesse documento contém todas as diretrizes para uma gestão que tenha o objetivo de garantir a qualidade do seu negócio.
É importante saber que a ISO 9001 orienta as empresas por meio de 7 princípios da qualidade necessários para um gerenciamento com eficácia e eficiência. Para garantir essa característica, o gerenciamento da mesma deve ser feito relacionado 5 atributos:
Dentro do sistema de gestão, o primeiro passo é implementar uma política de qualidade, esse processo deve ser definido com base na missão, visão e valores da empresa e o seu objetivo é obter um padrão nos produtos e serviços prestados.
O próximo passo é o controle, é por meio de uma inspeção contínua que é possível garantir que o padrão esteja sendo executado. Mas como assegurar esse controle?
Para auxiliar as empresas que buscam a qualidade dos seus produtos e serviços existem 7 ferramentas da qualidade que tornam esse processo mais acessível, são elas:
Quando falamos de um responsável por esse atributo, queremos dizer um profissional que vai garantir o gerenciamento e controle dos processos de uma organização, mas é importante ressaltar que esse profissional não é responsável pela qualidade.
Na verdade, todos os colaboradores da empresa são responsáveis e devem estar alinhados com todo o propósito da empresa e motivados a darem o seu melhor.
Diante disso, o profissional responsável pela gestão deve conhecer as ferramentas e desempenhar o papel de orientar todos os colaboradores da empresa.
Esses profissionais podem ter o título de Engenheiro de Qualidade ou formações mais amplas e com especialização na área de qualidade.
Agora que você já sabe o que é qualidade e qual sua finalidade na empresa, chegou a hora de ir além!
Quer continuar seus estudos? Você está no lugar certo!
A Voitto preparou para você um incrível eBook: As 7 ferramentas da Qualidade!
Clique no botão abaixo e aproveite!
Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!