Qual a melhor alternativa: empreender ou CLT?
Vantagens e desvantagens em empreender
Vantagens e desvantagens em ser CLT
Você pode empreender e trabalhar como CLT?
Dica de ouro!

Seu perfil de trabalho é empreender ou CLT? Saiba neste artigo!

Entenda quais são as vantagens e desvantagens de CLT ou empreender e veja em qual perfil de sucesso você se encaixa para fazer o que realmente te inspira.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Seu perfil de trabalho é empreender ou CLT? Saiba neste artigo!

O empreendedorismo 4.0 chegou para mostrar ao mundo o quanto tomar riscos e inovar pode ser o caminho para o sucesso e a realização profissional.

No entanto, na escolha entre empreender ou CLT muitas questões devem ser levadas em consideração.

Nem todas as pessoas possuem o perfil para empreender. Afinal, esse desafio exige propensão ao risco e valorização da autonomia. Mas, para pessoas que buscam estabilidade, esse pode não ser o melhor caminho.

Por outro lado, existem aqueles que amam uma rotina bem definida e os benefícios trabalhistas não superam a vontade de ter o próprio negócio. Para eles, é bem provável que ser CLT não seja um bom caminho.

Pensando nisso, confira esse artigo e entenda qual é o seu perfil de trabalho através dos seguintes tópicos:

●     Qual a melhor alternativa: empreender ou CLT?;

●     Vantagens e desvantagens em empreender;

●     Vantagens e desvantagens em ser CLT;

●     Você pode empreender e trabalhar como CLT?

Qual a melhor alternativa: empreender ou CLT?

Muitas pessoas se perguntam se existe um caminho certo entre a escolha de empreender ou CLT.

No entanto, não é possível afirmar que existe uma alternativa melhor ou pior. Afinal, tudo depende do perfil de cada um.

CLT é a sigla para Consolidação das Leis do Trabalho, sendo esse um dos regimes trabalhistas mais utilizados no Brasil.

Isso significa que o celetista é empregado de uma outra pessoa. Ou seja: trabalha com a carteira assinada, usufrui de uma segurança maior devido às leis trabalhistas, entre outras características.

Do outro lado da moeda, existe a possibilidade de ser o contratante.

Com isso, empreender é ter o seu próprio negócio, contar com os riscos e os benefícios de liderar uma empresa, tendo o benefício da flexibilidade e as responsabilidades sobre as obrigações da organização.

Entre empreender ou ser empregado existem muitas questões a serem discutidas e por isso separamos as principais vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de trabalho. Por isso, leia este artigo até o final.


Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Vantagens e desvantagens em empreender

Você com certeza já viu grandes cases de sucesso de empreendedores. Quem não se inspira em pessoas como Luiza Trajano, Steve Jobs ou até mesmo Silvio Santos, não é mesmo?

Porém, existem muitos detalhes por trás dessas histórias que devem ser levados em consideração na hora de você decidir entre empreender ou CLT.

Pensando em te ajudar, separamos as principais vantagens e desvantagens do empreendedorismo. Confira!

Vantagens

Para pessoas que buscam a liberdade e gostam da autonomia de liderarem os seus próprios negócios, as vantagens em empreender são muitas.

Mas para que você saiba se elas se encaixam no seu perfil, separamos as principais.

Autonomia

Ser dono do seu próprio negócio pode trazer mais autonomia e qualidade de vida para pessoas que valorizam a liberdade de escolha de quesitos como o horário de trabalho, os rumos que a empresa irá tomar, entre outros fatores.

Ganhos ilimitados

Apesar de não contar com um salário no final, os empreendedores possuem a possibilidade de ter ganhos ilimitados.

Afinal, se as suas estratégias de negócio alcançarem sucesso a empresa pode tomar patamares cada vez maiores, expandindo o negócio, aumentando lucros e consequentemente os ganhos do dono.

Desvantagens

Apesar das vantagens serem pontos que fazem com que os olhos de muitas pessoas brilhem ao escolher empreender ou CLT, as desvantagens devem ser levadas em consideração.

Afinal, o dono de uma empresa está sempre correndo riscos e se planejar é essencial.

Por isso, confira também as desvantagens desse modelo de trabalho.

Riscos

Com certeza antes de empreender todas as pessoas pensam nos riscos que isso traz.

Apesar deles poderem ser mitigados com planejamento, esses ainda assim são uma das maiores desvantagens de empreender.

Afinal, não há um salário garantido no fim do mês, férias remuneradas e décimo terceiro salário.

Investimento

Atualmente, um dos principais riscos de abrir um negócio envolve a questão do investimento.

Apesar de muitos ramos terem aportes iniciais muito baixos por causa das redes sociais e do e-commerce, ainda assim existe a possibilidade de não ter retorno sobre o capital disponibilizado para a abertura da empresa.

Regularização e gerenciamento

Uma desvantagem que pode ser vista quando o assunto é empreender, é a necessidade de regularização do negócio e também o seu gerenciamento.

Apesar de hoje existirem facilidades como o Microempreendedor Individual (MEI), a falta de conhecimento sobre gestão pode ser o motivo do insucesso de muitas empresas.

Ser uma pessoa jurídica envolve processos que nem sempre são triviais, como por exemplo: a declaração e o pagamento de impostos, a gestão de caixa e capital de giro, entre outros fatores.

Agora vamos também conhecer as vantagens e desvantagens de ser CLT?

Preparamos um compilado das principais características desse modelo de trabalho para que você consiga entender se empreender ou CLT é o que mais combina com o seu perfil.

Vantagens e desvantagens em ser CLT

Que existem vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de trabalho não há como negar.

Afinal, pessoas com perfis diferentes valorizam características distintas. Por isso, é fundamental conhecer também os principais pontos em ser CLT.

Confira as maiores vantagens e desvantagens desse tipo de trabalho.

Vantagens

As vantagens em ser CLT são pontos decisivos para pessoas com perfis mais estáveis e que quando são expostas a decisões que envolvam autonomia ou um cenário previsível, preferem a segunda opção.

Diante disso, podemos destacar alguns benefícios em trabalhar com carteira assinada.

Riscos menores

Com certeza em uma comparação entre empreender ou CLT, trabalhar para outras pessoas pode envolver muito menos riscos.

Afinal, existem diversos benefícios garantidos por lei que vão desde as férias remuneradas, até o fundo de garantia por tempo de trabalho e o seguro desemprego.

Plano de carreira

Outra vantagem que deve ser destacada é o fato de que trabalhando como CLT existe mais previsibilidade no plano de carreira.

Muitas empresas oferecem progressões de cargos e mostram quais os caminhos para conseguir uma promoção.

Diferente de empreender, esses direcionamentos tornam mais assertivas a melhoria e o desenvolvimento dos colaboradores.

Afinal, eles saberão ao certo o que a empresa valoriza e busca nos profissionais que ocupam cargos de mais alto nível hierárquico.

Desvantagens

Assim como existem diversas vantagens em ser CLT, também podemos citar pontos que podem ser vistos como desvantagens dependendo do perfil de cada um.

Afinal, é comum que essas características sejam percebidas de formas diferentes entre cada um.

Liberdade e flexibilidade

O primeiro ponto que pode ser visto como uma desvantagem entre empreender ou CLT é o fato de que o segundo grupo possui muito menos liberdade.

Na maior parte dos trabalhos, não há flexibilidade de horários, dias de folga ou até mesmo uma rotina dinâmica e de fácil alteração do escopo de trabalho.

Falta de autonomia e hierarquia

Além disso, ser CLT traz consigo também a necessidade de seguir uma hierarquia. Afinal, sempre existirá um tomador de decisão com cargos mais elevados que o seu.

Mesmo nas grandes companhias que o CEO não é necessariamente o dono do negócio, há normas a serem seguidas que nem sempre podem ser alteradas conforme a sua vontade.

Você pode empreender e trabalhar como CLT?

Muitas pessoas possuem ideias de negócios e muita vontade de empreender.

Por outro lado, algumas delas também gostariam de contar com a segurança de um salário fixo no fim do mês, além de desfrutar dos benefícios garantidos por lei como as férias e o 13º salário.

Em meio a esse impasse, cabe a questão: como empreender sendo CLT?

Apesar de ser uma dupla jornada de trabalho, abrir uma empresa enquanto ainda se possui vínculo empregatício pode ser uma saída.

Esta decisão pode minimizar riscos até que se tenha certeza que o novo negócio gerará lucro suficiente para se tornar a fonte de renda principal.

Mas, para isso, muito planejamento é necessário e às vezes o período sendo ao mesmo tempo empreendedor e empregado exigirá algumas renúncias e menos horas de sono.

Mas para que isso dê certo, foque em três pontos principais:

  1. Estipule horários para se dedicar ao novo empreendimento que não afetem o trabalho CLT;
  2. Se prepare financeiramente para o período de instabilidade e transição de carreira;
  3. Avalie se empreender é realmente o caminho para a realização dos seus sonhos antes de tomar a decisão de sair do trabalho com carteira assinada.

Dica de ouro!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.