Se você é fã de filmes e séries já deve ter ouvido falar do termo Spin-off no mundo cinematográfico. Vários personagens ou atores muitas vezes se destacam e ganham suas próprias produções.
Mas o que é Spin-off nos negócios? Como ele surge e impulsiona muitos produtos e serviços? Se está curioso para saber mais, siga comigo.
Neste artigo vamos ver:
Spin-off, ou em português, derivagem é o termo que usamos para definir uma empresa independente que nasce de outra (empresa-mãe). Assim, usa-se todo os conhecimentos e estruturas já existentes para ampliar e inovar o negócio.
É importante reforçar que uma Spin-off não é uma franquia do negócio principal. Franquias são uma modalidade de negócio para a venda e distribuição de uma marca, a partir do compartilhamento de faturamentos. Neste caso, tudo gira em torno de uma mesma empresa.
O Spin-off é o lançamento de um produto ou negócio que foi idealizado pela empresa-mãe e que se destacou muito, ou que atende a um nicho de mercado específico que não pertence ao foco da empresa principal.
Agora que você já sabe melhor o que é uma empresa Spin-off, é importante saber qual o melhor momento para se criar uma empresa derivada.
É muito importante acompanhar o crescimento de um negócio. Quando é observado um potencial de expansão de um produto, é preciso analisar se este não irá ofuscar os demais itens do portfólio e demandar muitos colaboradores em um único projeto, desfalcando outros times.
Além disso, muitas vezes, o produto destaque não tem espaço para desenvolver todo seu potencial na empresa mãe e a chance de um negócio promissor pode estar sendo perdida.
Nestes casos a spin-off se mostra uma excelente opção, pois irá carregar a bagagem de conhecimentos da empresa principal, podendo crescer e inovar.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Se você se interessou pelo temas, vamos seguir e conhecer os benefícios desse negócio.
Este é um benefício tanto para a empresa-mãe quanto para a Spin-off. Enquanto o negócio principal segue dando enfoque em seu core business e em seus outros produtos, a empresa derivada pode investir dedicação total na alavancagem do novo negócio.
A empresa derivada geralmente atinge nichos de mercado que o negócio principal não conseguia atender. Assim, torna-se possível ampliar a atuação do empreendimento, conquistando novos públicos e aumentando a competitividade.
A empresa Spin-off já inicia suas atividades com uma grande vantagem. Ela traz toda a bagagem de conhecimento e experiências de mercado da empresa-mãe, além de poder contar com funcionários especializados e habituados ao negócio.
A empresa derivada não precisa estar necessariamente ligada à empresa-mãe. Desta forma, ela possui liberdade para inovar e crescer sem risco de afetar a renda do negócio principal.
Mas como se faz o processo de derivação de uma empresa? Vamos te dar algumas dicas de pontos importantes para se pensar e levar em conta.
Para criar uma empresa, mesmo uma Spin-off, alguns estudos e análises precisam ser realizados. Entender o mercado, seus clientes, e analisar como sua empresa poderá ser um diferencial é muito importante. Então vamos lá:
As empresas derivadas permitem independência e inovação em relação ao negócio principal, dessa forma é possível atuar em diferentes nichos do mercado que antes não eram abrangidos.
Então, o primeiro passo é decidir qual nicho atender e qual produto ou serviço oferecer que irá tornar seu negócio diferenciado.
Conhecer o mercado que se quer empreender é essencial. Para isso, nada melhor que conhecer seu cliente! Realizar pesquisas no seu nicho e entender as necessidades do seu cliente irão te dar um norte para um Produto Mínimo Viável (MVP). Dessa forma, a análise de viabilidade da sua ideia se torna mais concreta e embasada, permitindo ainda que se encontre oportunidades de negócio não exploradas.
Todo bom negócio tem um bom gerenciamento. A partir de seus estudos de mercado faça seus planejamentos. Estabeleça seus objetivos e metas.
Analise também os aportes financeiros e crie um cronograma viável de acordo com seu orçamento. Pense em estratégias de marketing e vendas que podem ajudar a alavancar a estréia do seu produto.
Uma das vantagens de uma Spin-off é ter a estrutura da empresa-mãe. Assim, é possível montar um time enxuto, com pessoas experientes do negócio principal que irão focar no desenvolvimento do novo produto.
Agora que você já aprendeu quase tudo sobre Empresas Spin-off, vamos esclarecer algumas definições que costumam gerar dúvidas.
Como já vimos, a empresa derivada trata da expansão de um produto ou serviço de uma empresa já existente.
Já a startup é um modelo de negócio repetível e escalável, geralmente associado à tecnologia e que pode nascer de empreendedores independentes, que quando obtêm sucesso, conseguem aportes de grandes empresas para financiamento do projeto.
Ou seja, ambas nascem a partir de ideias inovadoras, porém iniciam sua concepção de lugares e situações diferentes.
Vale ressaltar que um Spin-off pode nascer de uma startup. Nesse caso, os resultados costumam apresentar ganhos exponenciais.
Esta é uma dúvida fácil de ser esclarecida. Assim como no caso anterior, a diferença nos dois termos deriva do lugar de concepção do negócio.
No caso da Spin-off corporativa a derivação ocorre de uma empresa ou companhia comercial já estabelecida no mercado. Já a Spin-off acadêmica é derivada de uma pesquisa ou projeto de uma universidade.
Para quem não sabe, muitas faculdades possuem o desenvolvimento de produtos e projetos de pesquisa que se tornam comercializáveis através de startups ou empresas Spin-off.
Através de um intraempreendedorismo, a Post-it é uma marca registrada pela 3M que fabrica pequenos blocos de notas autocolantes e coloridos, que auxilia as pessoas a lembrarem de seus compromissos.
Perceba como essa empresa conseguiu atingir públicos bem diferentes do qual a 3M costumava atingir.
Para não deixar os fãs de videogame chateados, vamos falar sobre essas duas grandes Spin-off no mesmo tópico e em ordem alfabética :)
A Playstation é uma empresa que fabrica videogames e que foi lançada em 1994 no Japão dentro da gigante de tecnologia Sony Interactive Entertainment.
Já a Xbox é uma empresa que foi lançada em 2001 nos Estados Unidos pela Microsoft, uma outra gigante da tecnologia.
A BB Seguridade é uma companhia de seguros que pertence ao Branco do Brasil. A empresa foi criada em 2021 e atua nos ramos de produtos de seguro, previdência aberta, capitalização e serviços de corretagem
O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?
Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!
Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?
Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!
Grad. em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi bolsista CNPQ para desenvolvimento de plataforma embarcada para aplicações biomêdicas por meio amplificação de movimento em imagem e voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itajubá desenvolvendo projetos de aquecedores solares de baixo custo para implementação em instituições de caridade. Green Belt em Lean Seis Sigma. Foi estagiária de Desenvolvimento de Produtos da aviação comercial da Embraer S.A., trabalhando diretamente com ensaios de sistemas aviônicos em laboratórios de simulação e no desenvolvimento de um projeto na área de Inteligência Artificial para detecção de falhas utilizando reconhecimento de imagem em testes automáticos. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!