Com certeza você já usou ou pelo menos ouviu falar no Facebook, Netflix ou Uber: Empresas do setor de tecnologia, avaliadas em bilhões de dólares, com crescimento rápido e que têm uma coisa em comum: a escalabilidade.
Você já percebeu que o perfil das empresas de mais sucesso vem mudando ultimamente? Estes perfis estão deixando de ser de empresas de manufatura e possuidoras de grandes máquinas e locais físicos para passar a ser de empresas que oferecem tecnologias disruptivas e soluções inovadoras.
Se você quer saber mais sobre o conceito que é a base do empreendedorismo atual, continue lendo este artigo que vamos te mostrar o que é e como alcançar a escalabilidade.
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Um modelo de negócios escalável é aquele que possui a capacidade de aumentar seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente as despesas.
É preciso dizer que um negócio escalável possui alto potencial de crescimento. A escalabilidade é, portanto, um medidor para que se saiba o quão longe uma empresa é capaz de ir.
Outro fator importante é que a escalabilidade permite que você saiba se irá recuperar o investimento inicial feito para abrir a empresa.
Além disso, muitos investidores anjo utilizam como parâmetro o quanto uma Startup é escalável antes de fazer algum investimento, pois, dessa forma, aumentam as possibilidades de recuperar seu dinheiro e de ter retorno no futuro.
Algumas Startups utilizam a receita recorrente como uma forma de gerar lucros de maneira mais previsível, cobrando uma mensalidade do cliente. É o caso da Netflix e do Spotify.
Não quer dizer que para uma empresa ser lucrativa é obrigatório que ela seja escalável, mas, para o modelo de empreendedorismo atual, a escalabilidade tem sido cada vez mais valorizada.
Para que uma empresa seja escalável, existem três características básicas:
É um sinal de escalabilidade quando você consegue ensinar o seu processo de produção ou qualquer outro procedimento interno para qualquer funcionário.
O valor do seu produto ou serviço está ligado ao quanto você se distingue dos seus concorrentes e ao quão único é o seu conhecimento. E, para isso, é necessário que você se especialize o máximo possível.
Um modelo fácil de ser replicado em outros ambientes, sem necessidades de modificação, com operação simples e feita sempre da mesma forma.
Agora que você já entendeu o que é escalabilidade, vamos falar sobre como criar um negócio escalável.
Os negócios escaláveis não são estáticos, pelo contrário: é essencial que estejam sempre se atualizando para acompanhar as necessidades do mercado e a evolução dos modelos de produção.
Mas é importante que se tenha um objetivo bem definido para que não se perca no caminho.
Saiba exatamente onde você quer chegar.
Antes de colocar seu produto no mercado, faça protótipos e deixe as pessoas experimentarem. Analise a aceitação e faça as melhorias necessárias.
Procure se inspirar em pessoas de sucesso que você admire, pois isso te ajudará a se guiar principalmente nos momentos mais difíceis.
Nunca se dê por satisfeito com o patamar alcançado, nunca pense que você já sabe o bastante. Esteja sempre estudando, se atualizando e por dentro das novidades do mercado para expansão do seu negócio. Isso te distinguirá dos concorrentes.
Do contrário, é possível que outras pessoas te superem ou que o seu negócio fique obsoleto.
Ao analisar negócios escaláveis é possível observar vantagens importantes, uma das principais é o custo operacional reduzido. Esta característica faz com que os investimentos aumentem.
Além disso, quando uma empresa atinge um nível de escalabilidade satisfatório o seu valor de mercado aumenta, pois o mercado financeiro valoriza esse tipo de negócio.
Negócios escaláveis tendem a expandir a nível nacional mais rapidamente que os demais tipos, portanto entender como funciona o processo e adequar sua empresa é muito importante
Você irá expandir o seu negócio em relação ao volume de vendas e ao número de clientes, mas os custos não irão subir, pois os gastos com a manutenção são por conta dos franqueados.
O licenciamento know-how é basicamente quando alguém que detém uma marca, um personagem ou uma propriedade intelectual legalmente protegidos cede seu uso, por tempo determinado, para agregar valor à outro negócio. E em troca, recebe alguma remuneração.
Isso aumentará o faturamento através dos direitos de uso sem aumentar os gastos.
A diferença básica entre licenciamento e franquia é que na franquia há apoio e diretrizes para a gestão e o crescimento do negócio, enquanto, no licenciamento, quem adquiriu a licença poderá usar a marca associada a seus próprios produtos.
Qualquer empresa de software é escalável, pois, uma vez que o produto é desenvolvido, a empresa pode vendê-lo - e ele não para mais de gerar lucro.
O negócio não possui custos com envio ou transporte, já que tudo é feito de forma digital.
Seguindo essa mesma ideia, temos os E-books, livros online que, uma vez criados, são vendidos infinitamente sem gerar custos e Cursos Online, que seguem a mesma ideia.
A Voitto é um exemplo de empresa escalável neste setor.
Outro exemplo pode ser o Airbnb, uma plataforma na qual pessoas de todos os lugares do mundo oferecem acomodações para alugar aos viajantes.
No entanto, o Airbnb não é dono de nenhum imóvel. Não possui gastos com limpeza ou manutenção , apenas lucra com uma taxa que recebe em cada negócio que é fechado através do aplicativo.
No caso da Uber, a ideia é a mesma do Airbnb. A empresa não possui carros e nem motoristas contratados, não possui despesas com gasolina, salários, ou manutenção dos automóveis, mas recebe uma taxa em todas as corridas feitas através do aplicativo.
As redes sociais, como Instagram e Facebook, também são exemplos de empresas escaláveis. Elas entregam divulgações de um produto e a quantidade de consumidores pode ser infinita, aumentando seu lucro sem ser preciso aumentar as despesas.
Construir um modelo de negócio que possua escalabilidade pode ser o diferencial para que sua empresa consiga gerar lucros extraordinários e se fazer presente no mundo todo.
Como vimos, isso não é fácil: exige criatividade, muito estudo e persistência, mas o retorno sem dúvidas vale muito a pena, pois as maiores empresas da atualidade utilizam este formato.
Espero ter te ajudado a entender o que é escalabilidade e a sua importância no empreendedorismo atual. Não se esqueça de deixar seu feedback nos comentários!
Se você deseja empreender, é importante gerar ações que vão te levar para outro patamar de conhecimento. Para ter sucesso na sua empreitada será preciso criar um modelo de negócio escalável e, agora que você já sabe o que é isso, que tal se desenvolver para estruturar e desenvolver sua ideia?
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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