A importância do bom atendimento ao cliente
Dicas de como fazer um bom atendimento ao cliente
Como podemos ajudar?

Entenda como um bom atendimento ao cliente pode transformar os resultados da sua empresa!

Saiba como fazer um bom atendimento ao cliente com 7 dicas infalíveis, veja a importância desta tarefa nos resultados de um negócio

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Entenda como um bom atendimento ao cliente pode transformar os resultados da sua empresa!

Não é nenhum segredo que o bom atendimento ao cliente é um dos fatores que influenciam diretamente o sucesso de uma empresa. Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, é muito importante mostrar-se disposto a resolver o problema de cada cliente.

Você já entrou em uma loja e mesmo encontrando um produto que queria acabou desistindo pelo mau atendimento? Já ligou para alguma empresa para obter informações sobre um produto e depois de muito tempo não conseguiu o que queria?

Pois é, essas são algumas experiências que podem prejudicar e muito uma empresa. O atendimento, hoje em dia, se configura como um cartão de visitas, onde o primeiro contato tem muita relevância para o cliente.

A importância do bom atendimento ao cliente

Bom atendimento


O bom atendimento é o cartão de visitas de toda empresa, e todos os colaboradores do setor de atendimento precisam estar alinhados com essa ideia. Uma equipe com um bom atendimento consegue converter problemas e dúvidas em satisfação e vendas.

É fundamental que a empresa supra as expectativas de seus clientes, pois através disso será estabelecida uma relação próspera e duradoura. Dentre as expectativas do cliente, podemos destacar 5 principais, confira:

Agilidade: ninguém gosta de esperar, isso é um fato. A demora no atendimento pode gerar irritação e causar uma má impressão. Portanto, os clientes desejam que as soluções sejam resolvidas rapidamente!

Foco no problema: para um bom atendimento é fundamental foco e objetividade. Todo cliente deseja que seus problemas sejam resolvidos da forma mais direta possível

Educação e clareza: problemas causam muitos transtornos ao consumidor, portanto, ter educação e clareza é o mínimo que ele espera de você

Diálogo: Se o cliente entrou em contato é porque ele quer ser ouvido e também deseja ouvir as suas ponderações. Ele não quer que as decisões sejam tomadas sem entender o percurso da solução!

Soluções eficientes: o consumidor necessita que soluções rápidas e eficientes sejam tomadas a fim de solucionar o seu problema. Não tente tapar o sol com a peneira, isso trará enormes prejuízos para sua empresa.

O não atendimento das expectativas do cliente pode gerar enormes prejuízos, portanto, atente-se a todas necessidades do seu público. Trabalhe constantemente para a melhoria do atendimento da sua empresa. A longo prazo isso será um dos seus melhores investimentos. Existem ferramentas de melhoria contínua como a QFD ( Quality Function Deployment) focados em transformar a voz do cliente em voz do processo, que podem auxiliar.

Dicas de como fazer um bom atendimento ao cliente

Como fazer um bom atendimento


Hoje em dia, um bom atendimento vai além de regras de "serviço de atendimento" e passou a ser uma estratégia completa de relacionamento e entendimento do cliente. Interagir em multiplataformas, obter indicadores e trabalhar o contato se tornou um diferencial para grandes marcas.

Neste sentido separamos 5 pontos que são extremamente importantes para melhorar o seu relacionamento com o cliente.

1. Conheça seu produto

O primeiro requisito para vender bem é dominar todas as características do produto. A equipe de atendimento precisa saber as peculiaridades e as principais dúvidas que os clientes têm para oferecer as melhores soluções.

Além de saber sobre o produto ou serviço prestado, é necessário que a equipe de atendimento conheça sobre a realidade do mercado da empresa. Também é importante saber qual o segmento que o negócio está inserido e também sobre os concorrentes.

2. Entenda quem é o seu cliente

Quem é o seu cliente


Sem dúvidas, o maior diferencial do bom atendimento é a capacidade de personalização. Entender que cada pessoa é um cliente único, com anseios e necessidades específicas é um dos melhores caminhos para a fidelização.

Com o uso da tecnologia atual é possível manter dados dos clientes, como histórico de atendimento, hábitos de consumo e também atender em multiplataformas como as redes sociais e chat online. Esses recursos devem ser explorados a fim de entender melhor o perfil e as necessidades do seu consumidor.

Lidar com pessoas é lidar com a diversidade. Isso vai demandar paciência, equilíbrio e grande inteligência emocional por parte do time de vendas. Se desejar saber mais sobre alguns tipos de clientes, temos um artigo que fala sobre como lidar com eles.

3. Tenha cortesia e empatia

Cortesia e empatia são atitudes fundamentais para quem lida com o público. A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no "lugar" do outro. No relacionamento com o cliente, a empatia acontece quando o cliente sente que o atendente o está ouvindo e o compreendendo bem.

Por sua vez a cordialidade se estabelece na naturalidade nos diálogos. Se atente para o seu tom de voz, ele precisa transmitir segurança e espontaneidade. Caso esteja atendendo pessoalmente mantenha um sorriso no rosto, pois com isso você vai transmitir mais carisma.

4. Agilidade é o combustível do bom atendimento

Agilidade


Para atender bem é fundamental ter paciência e aguardar, mas também ter agilidade na hora das respostas e dos procedimentos. Não deixe seu cliente esperando. Seja nas lojas físicas, no SAC ou no chat online, isso pode deixá-lo frustrado.

Por fim, fique com o cliente até que o problema seja solucionado ou a venda concretizada. Pergunte e garanta que ele não tenha mais problemas.

Através desta dica, seu cliente vai ter a sensação que o trabalho foi realizado com eficiência e isso pode ser um diferencial para vendas futuras.

5. Pós-venda eficiente

Se o bom atendimento é o sucesso das vendas, o pós-venda é o da fidelização de clientes. No pós-venda é necessário dar todo suporte e atenção que o cliente precisa, pois assim, a empresa vai ter uma relação mais duradoura.

Isso faz com que o cliente tenha melhor impressão sobre o produto ou serviço adquirido e também aumenta as chances de uma futura compra.

Fidelizar um cliente é mais barato que conseguir um novo e ainda ajuda a reduzir os gastos com publicidade.

Para ajudar nesse processo você pode usar ferramentas da qualidade como pesquisas de satisfação ou indicadores como a "Voz do Cliente", desta forma é possível interpretar de modo mensurável quais as relações entre os processos de atendimento com os anseios e expectativas de seus clientes.

6. Pós-venda eficiente

Uma empresa só funciona bem se seus colaboradores estiverem alinhados a um mesmo propósito. Com o mercado cada vez mais competitivo, espera-se profissionais ágeis, que saibam comunicar e vender seu serviço ou produto.

Os treinamentos e capacitações é uma forma de fazer com que os funcionários trabalhem com alta performance, utilizando técnicas específicas e obtendo resultados positivos.

7- Treine seus colaboradores

Analisar o perfil do seu cliente, suas necessidade e interesse é importante para criar um modelo de atendimento personalizado. Cada vez mais o mercado vem exigindo um diferencial além do produto final a ser vendido. Para isso, é importante possuir uma equipe capacitada e envolvida no processo.

Desta forma, as chances de fidelizar o cliente aumentam substancialmente, além disso é bem provável que ele indicará sua empresa para outras pessoas.

Como podemos ajudar?

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Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

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