O que são eventos Scrum?
Sprint Scrum
A Equipe Scrum
Presente da Voitto para você!
Quais são os Eventos Scrum?
Aplique este conhecimento!
DICA DE OURO!

Conheça a importância dos Eventos Scrum na rotina de uma empresa

Descubra o que e quais são os principais eventos Scrum e aprenda como eles são aplicados na prática.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Conheça a importância dos Eventos Scrum na rotina de uma empresa

O Scrumconsiste em um método ágil, um framework que, por meio de eventos Scrum, faz a gestão de projetos e busca a otimização no processo de melhoria e criação de produtos. Então eu te pergunto, você conhece os eventos Scrum?


Para que você aprenda sobre os eventos Scrum e qual o papel deles dentro dos métodos ágeis, neste artigo você irá entender o conceito de eventos Scrum, bem como o que é necessário para que eles aconteçam, além de aprender detalhadamente sobre cada um deles.


Curioso para conferir? Continue lendo o artigo! Você verá:

  • O que são eventos Scrum?
  • Sprint Scrum
  • A Equipe Scrum
  • Quais são os Eventos Scrum?

Vamos lá?

O que são eventos Scrum?

Os eventos Scrum são uma forma utilizada por este método para estabelecer uma rotina.


Estes eventos são sempre curtos, havendo um limite máximo de tempo. No início da Sprint, sua duração é predeterminada e não pode ser alterada. Já os demais eventos podem terminar quando o seu propósito for alcançado.


Cada evento no Scrum é, na realidade, uma oportunidade de inspecionar e adaptar alguma coisa. Mas para que os eventos aconteçam, é necessário que exista uma Sprint estruturada com base no Product Backlog e realizados por um Scrum Team.


Ficou confuso? Não se preocupe. A seguir, te explicarei a definição de cada um deles.

Sprint Scrum

A Sprint Scrum é, sem dúvida, o coração do método Scrum. Trata-se de um ciclo de trabalho num período curto, com um objetivo definido de melhoria ou criação de um produto. Este objetivo advém de itens do backlog.


O Product Backlog é uma lista de atividades que devem ser realizadas pela equipe Scrum, de acordo com especificações e necessidades do cliente.


A duração da Sprint é de um mês ou menos, devendo ser coerente com o esforço demandado pela tarefa. Assim que uma Sprint for concluída, uma nova deve se iniciar. Na Sprint, uma versão, pronta ou melhorada do produto, é criada.


As Sprints são compostas de 4 principais eventos:

  • Reunião de planejamento da Sprint
  • Reuniões diárias (Daily Scrum)
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint.

Durante a Sprint não devem ser feitas alterações que possam colocar em perigo o seu objetivo, e as metas não podem diminuir. O cancelamento de uma Sprint é pouco comum, mas o Product Owner, e apenas ele, pode optar por fazê-lo.


O Product Owner é o responsável por direcionar o projeto de acordo com a necessidade das partes interessadas.


O cancelamento poderá ocorrer se o objetivo da Sprint se tornar obsoleto. Isto pode ocorrer se as direções do projeto ou as condições do mercado forem alteradas.

A Equipe Scrum

Para começarmos a falar dos Eventos Scrum, precisamos primeiramente entender quais são os membros da Equipe Scrum e quais são suas responsabilidades. São eles:

  • Product Owner: responsável por direcionar o projeto de acordo com as exigências e necessidades do cliente e das demais partes interessadas. Há apenas um Product Owner para cada Time Scrum
  • Scrum Master: o integrante principal do Time Scrum. Responsável pelo bom funcionamento e fluidez do projeto. Tem habilidades focadas em soft skills e bom gerenciamento de recursos, equipe, processos e ferramentas.
  • Development Team: é o time responsável por executar as ações da Sprint. Sua principal característica é a multidisciplinaridade. Seu número de integrantes pode variar de 3 a 9 pessoas, para evitar falhas de comunicação.

Para que você aprenda de maneira mais aprofundada os conceitos que citei acima e entenda mais sobre os conceitos da metodologia Scrum, veja o que preparamos para você!

Presente da Voitto para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Agora, vou te mostrar de uma forma um pouco mais aprofundada sobre os eventos Scrum.

Quais são os Eventos Scrum?

Veremos agora, de forma mais específica, do que se trata cada Evento Scrum.

A Reunião de Planejamento

Reunião de planejamento é o evento Scrum onde o trabalho a ser realizado na Sprint é planejado, a partir da colaboração de todo o time Scrum.


Para uma Sprint de um mês, este evento tem duração de no máximo oito horas, sendo que para Sprints menores, sua duração deve ser menor também.


O Scrum Master guia esta reunião, garantindo que o evento aconteça e que todos entendam seu propósito. O Time Scrum e o Product Owner também participam, além de, se necessário, outros convidados com alguma relação com o projeto.


O Product Owner apresenta o Product Backlog e o time debate em cima dele para montar os itens do Sprint Backlog. Deve-se escolher uma boa meta, descrita de maneira clara e sucinta.


O Sprint Backlog é uma lista mais curta e específica do que o Product Backlog. Ele contém as metas apenas da Sprint em questão.


O Scrum Master é o responsável por fazer com que todo o processo flua e funcione. Além disso, ele busca encontrar quais são os obstáculos que estão atrapalhando a execução do projeto, para então superá-los.

A Reunião Diária

A Daily Scrum é um evento de no máximo 15 minutos, que geralmente ocorre no início do dia. Nela, o time de desenvolvimento analisa o andamento da Sprint e cria um plano para as próximas 24 horas, mantendo os integrantes do Time Scrum alinhados com os objetivos da Sprint Backlog.


Durante esta reunião, o foco é analisar o trabalho feito desde a última Daily Scrum e planejar o que deverá ser feito até a próxima, além de inspecionar os obstáculos encontrados no caminho da realização da meta da Sprint.


Essa reunião pode ser guiada por meio de 3 questionamentos, sendo eles:

  • O que eu realizei ontem?
  • O que eu realizarei hoje?
  • Houve algum impedimento?

O Scrum Master garante a realização dessa reunião, porém somente o time de desenvolvimento é responsável pela condução da mesma. O Product Owner pode participar apenas como ouvinte.


A reunião deve ser feita, preferencialmente, sempre no mesmo horário e lugar, evitando assim, imprevistos e interferências.

A Revisão da Sprint

A Revisão da Sprint é o evento realizado no final da Sprint, com o objetivo de inspecionar a melhoria e adaptar o Backlog do Produto, se necessário.


Na reunião de revisão, o time Scrum deve relatar o que foi desenvolvido, testado ou melhorado nesta Sprint e as partes interessadas discutem sobre isso.


Este evento tem duração máxima de 4 horas para uma Sprint de um mês e o Scrum Master deve garantir que o evento corra dentro dos padrões previstos.

A Retrospectiva da Sprint

A retrospectiva da Sprint é um evento destinado à inspeção do Time Scrum por ele próprio, e busca criar um plano de melhorias para a próxima Sprint.


A melhoria contínua resume bem o conceito central dessa reunião e a base da equipe Scrum.


Por maior que seja a qualidade do time Scrum, seus membros devem sempre buscar pontos onde possam melhorar, seja em si próprios ou no processo da Sprint.


É realizada sempre entre o final de uma Sprint e o início de outra. Para uma Sprint de um mês, deverá ter duração máxima de três horas.


O Scrum Master é quem deverá garantir que este evento ocorra. Participam: o Scrum Master, o Product Owner e o Time Scrum.


Aqui, busque listar o que se deve continuar fazendo, o que parar de fazer e o que começar a fazer, com base no que deu certo, no que deu errado e no que faltou na Sprint decorrida.

Aplique este conhecimento!

Se você leu até aqui, tenho certeza que está muito mais preparado, seja para fazer parte de um Time Scrum, ou para aplicar esta metodologia ágil na sua empresa.


Para você que se interessa por esta metodologia e quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, entendendo como ela funciona e se relaciona com outras ferramentas de gestão, eu preparei a seguinte lista com vários artigos do nosso blog sobre o tema:

DICA DE OURO!

O profissional do futuro precisa estar atento a duas características valorizadas pelo mercado: a agilidade e a organização!

Para participar de maneira eficiente dos eventos Scrum e todas as atividades de rotina da sua empresa, é necessário um planejamento. Para isso a Voitto disponibiliza para você uma planilha de Cronograma!

Confira no banner abaixo:

[Planilha] Cronograma

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.