Tendo conhecimento sobre a demanda por divulgação dentro da rede social, o Facebook criou seu próprio gerenciador de mídia paga, o Facebook Ads. A ferramenta oferece uma gama de orçamentos de acordo com os tipos e formatos de anúncios disponíveis.
Por meio desse gerenciador é possível segmentar o público-alvo para cada anúncio e, assim, poder investir nas características que mais se aproximam da persona ideal de uma marca ou empresa.
Se você tem interesse nesse assunto e quer entender mais sobre o Facebook Ads, continue com a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:
Está pronto? Então, vamos lá!
O Facebook Ads é um artifício que proporciona a criação, personalização e acompanhamento de anúncios tanto na rede social Facebook quanto no Instagram.
Com esse instrumento, é possível produzir diversas peças para estratégias de campanhas e, a partir das informações fornecidas, mapear momentos e usuários específicos para exibir as postagens.
O funcionamento e sucesso dos anúncios dependem do planejamento e da estratégia de mídia publicitária por trás da campanha.
O arranjo entre segmentação de público, formato, frequência, tempo de exposição e investimento é fundamental para que o alcance e assimilação da mensagem do anúncio seja efetivamente entregue e absorvida pelo usuário.
Todos esses aspectos são variáveis e devem ser analisados e estudados de acordo com o objetivo estabelecido para a campanha.
O algoritmo do Facebook é complexo, podendo ser comparado até com o do Google, capaz de segmentar a audiência e direcionar para um público mais específico. Dessa forma, os anúncios aparecerão para as pessoas com base em suas preferências, interações, curtidas e histórico de navegação.
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Os passos iniciais para anunciar no Facebook Ads são:
1. Ter ou criar uma página na rede social Facebook.
2. Acessar o site do recurso Facebook Ads e fazer login.
3. Clicar no botão “Criar” e iniciar o processo de personalização de acordo com seu objetivo.
Para a etapa de criação e desenvolvimento, é fundamental saber qual tipo de anúncio se encaixa melhor com sua proposta. Por isso, continue a leitura do artigo para continuar se aprofundando sobre o assunto!
Os tipos de anúncio variam com o objetivo da divulgação e o formato da mídia, sendo eles:
O tipo de anúncio capaz de chamar atenção do público apenas com uma foto bem elaborada e que fala por si só.
Formato de anúncio que permite mais dinamismo e entrega de informações. Anúncios em vídeos podem ser uma estratégia muito útil dentro de uma campanha.
Trata-se do local onde a maioria dos usuários concentra sua atenção, a linha do tempo. Os anúncios feitos dentro desse espaço geralmente são mais notados e convertem mais.
Foi a primeira espécie de anúncio usada pelo Facebook, sendo considerada a mais tradicional. Porém, de tão habitual, é importante que esse tipo de anúncio seja desenvolvido de uma maneira mais chamativa e que agarre a atenção do usuário.
Estilo de anúncio que segue o modelo de postagem de várias imagens seguidas umas das outras. Esse formato permite continuidade e apresentação de várias informações dentro de um mesmo lugar.
Quando o objetivo da divulgação é voltado apenas para uma região específica, o Facebook Ads possui a ferramenta de segmentação e direcionamento de localização para atingir esse público de maneira mais incisiva.
Esse tipo de anúncio funciona com a criação e promoção de um eventos. Dessa maneira, as pessoas que confirmarem presença estarão automaticamente compartilhando essa informação no próprio feed e estarão divulgando seu negócio de maneira espontânea.
Anúncio que faz uso do apelo promocional. Esse tipo de anúncio geralmente é direcionado para pessoas que anteriormente já demonstraram interesse no produto ou serviço.
A média do custo para anúncios no Facebook Ads fica entre R$ 2,00 e R$ 12,00. Também é possível anunciar com um orçamento menor, com menos de R$ 1,00, porém irá depender do tipo de anúncio escolhido e dos objetivos que se esperam alcançar com a campanha.
Existem diversas variáveis que podem definir o custo total com o Facebook Ads. Porém, é possível usar o valor do lance e o orçamento disponível para calcular o valor a ser gasto com os anúncios no Facebook.
Sendo o lance a quantia que você tem intenção de usar nos leilões de anúncios e o orçamento disponível a quantidade total que se pode gastar para a divulgação de uma campanha.
No Facebook Ads, os dois tipos de orçamentos disponíveis são: o orçamento diário, baseado no valor que se pode gastar todos os dias, e o orçamento total, o valor que se pode gastar ao longo de toda a campanha.
O Facebook Ads funciona como um sistema de leilão, onde as pessoas interessadas em divulgar seus materiais precisam dar lances com base no tipo e tamanho do anúncio. Dessa forma, vence quem oferece o lance mais alto.
Os lances dos ADS são concorridos pois são ofertados e disputados por todos os nichos com público-alvo semelhante.
Isso acontece porque o Facebook disponibiliza um espaço limitado para divulgação com a intenção de não “poluir” a rede social e não prejudicar a experiência de seus usuários.
O pagamento será efetuado com base na forma de pagamento escolhida ao criar seu primeiro anúncio no Facebook. Existem duas formas disponíveis:
A conta bancária deverá possuir fundos para serem debitados uma vez por dia enquanto os anúncios estiverem sendo veiculados. Uma forma de pagamento manual é usar boleto bancário, por exemplo.
Será feita uma cobrança automática sempre que determinado valor for gastado, chamado limite de pagamento. Na data de cobrança mensal será feita outra cobrança por custos pendentes. Uma forma de pagamento automática é usar cartão de crédito ou débito ou carteiras digitais como PayPal.
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