1. Agricultor urbano
2. Defensor da ética tecnológica
3. Gestor de novos negócios em Inteligência Artificial
4. Gestor de influenciadores digitais
5. Analista de dados da Internet das Coisas
6. Desenvolvedor de materiais educacionais on-line
7. Especialista em impressão 3D de grande porte
8. Autor de jornadas de realidade aumentada
9. Curador de memória pessoal
10. Técnico de manutenção de robôs pessoais
Como conseguir entrar para cursos de ensino superior para atuar nessas profissões?
Comece a se capacitar para o Futuro do Trabalho

Futuro do Trabalho: 10 profissões para ficar de olho nos próximos anos

Comece a se capacitar para o Futuro do Trabalho e veja quais profissões estarão em alta nos próximos anos para garantir a sua estabilidade no mercado.

Quero Bolsa
Por: Quero Bolsa
Futuro do Trabalho: 10 profissões para ficar de olho nos próximos anos

O seu emprego de hoje já existia há 10 anos? Da mesma maneira que nos últimos tempos surgiram diversas carreiras inovadoras, daqui para frente teremos mais mudanças ainda. Por isso, decidimos listar aqui 10 profissões que serão relevantes nos próximos anos e que, atualmente, talvez nem existam.

Um fio condutor passa por todas as atuações: o avanço exponencial da tecnologia. A revolução que estamos vivenciando na computação vai transformar a maneira que vivemos nas próximas décadas de uma maneira nunca vista hoje.

As ocupações que listamos nesse artigo foram tiradas do Mapa do Ensino Superior de 2018, estudo publicado anualmente pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). Confira!

1. Agricultor urbano

O aumento populacional exponencial das últimas décadas tornou difícil suprir as necessidades alimentares de toda a população. A tendência é que essa dificuldade aumente cada vez mais nos próximos anos, com o risco de entrar em um colapso alimentar em todo o mundo.

Por isso, através das tecnologias, será necessário criar soluções para as grandes cidades virarem pontos de produção agropecuária também. Assim, é uma questão de tempo para o surgimento da função de Agricultor Urbano.

Cursos relacionados:Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica, Agricultura, e Engenharia Agrícola.

2. Defensor da ética tecnológica

Em um mundo com atuação maior da inteligência artificiale de robôs inteligentes no dia a dia, estabelecer regras para esse relacionamento com as máquinas se torna imprescindível.

O Defensor da Ética Tecnológica vai estabelecer regras morais e éticas sob quais as máquinas podem existir e atuar sem que isso possa prejudicar as pessoas que as utilizam.

Cursos relacionados: Direito, Filosofia e Ciência da Computação.

3. Gestor de novos negócios em Inteligência Artificial

Seguindo a linha da última profissão, com a inteligência artificial crescendo bastante, será necessário alocar alguém para lidar com essa nova tecnologia. O Gestor de Novos Negócios em Inteligência Artificial tem como função implementar programas eficazes para acelerar áreas da empresa, incluindo funções administrativas e comerciais.

Para isso, será necessário conhecimento em IA, machine learning, computação em nuveme saber bastante da área comercial para estruturar novos negócios em grandes organizações.

Cursos relacionados: Engenharia de Computação, Análise de Dados e Ciência da Computação.

4. Gestor de influenciadores digitais

As redes sociais deram voz para muita gente. O problema é saber o quanto essa influência é real, de fato. Por isso, será necessário criar uma função que realmente avalie se o influenciador digital é alguém que realmente influencia.

O Gestor de Influenciadores Digitais vai servir para ver a veracidade dos seguidores de cada perfil (ou se são bots e perfis falsos que o seguem) e analisar a importância e o impacto para cada tipo de cliente.

Cursos relacionados: Publicidade e Propaganda, Marketing, Midialogia.

5. Analista de dados da Internet das Coisas

Existem, cada vez mais, aparelhos inteligentes. O número de informações produzidas por eles é cada vez maior e saber lidar com ela é um diferencial imenso.

O Analista de Dados da Internet das Coisas atuará com análise de Big Data, buscando encontrar formas úteis de traduzir informações obtidas por meio de objetos utilizados no dia a dia, como dispositivos portáteis, carros e eletrodomésticos que são capazes de coletar e transmitir dados.

Cursos relacionados: Engenharia da Computação, Ciência da Computação eAnálise e Desenvolvimento de Sistemas.

6. Desenvolvedor de materiais educacionais on-line

A pandemia da Covid-19 mostrou a força e importância do EaD. Cada vez é mais necessário preparar materiais melhores de estudo para a modalidade de ensino e, assim, a função de Desenvolvedor de Materiais Educacionais On-line será essencial no futuro.

Serão imprescindíveis recursos de diagramação e editoração em projeto individual, criatividade, familiarização com softwares de edição de textos, imagens, apresentação e edição de vídeo.

Cursos relacionados: Design Gráfico, Midialogia, Comunicação Social e Educomunicação.

7. Especialista em impressão 3D de grande porte

Há 10 anos atrás, imprimir qualquer coisa que não fosse papel parecia algo de outro mundo, de um filme de ficção científica. Mas hoje em dia, impressoras criando coisas de três dimensões é algo cada vez mais real.

O Especialista em Impressão 3D de Grande Porte será responsável por gerenciar operações com impressoras 3D para construir estruturas de grande porte. Uma espécie de ramificação da engenharia civil.

Cursos relacionados: Design, Engenharia de Materiais e Engenharia Civil.

8. Autor de jornadas de realidade aumentada

A próxima fronteira do entretenimento é, com certeza, a realidade aumentada. Antes feita de maneira rudimentar, cada vez mais está se sofisticando com histórias mais complexas e cenários realmente críveis.

O Autor de Jornadas de Realidade Aumentada será responsável por projetar, escrever, criar, calibrar, construir e personalizar jornadas de realidade aumentada.

Cursos relacionados: Jogos Digitais e Design Gráfico.

9. Curador de memória pessoal

A única maneira das memórias sobreviverem é apenas com o registro. Foi assim com a criação da escrita, evolução da imprensa e a profissão de historiador. No futuro, não apenas a memória coletiva passará por esse processo, será necessário manter esse cuidado também para as questões pessoais.

O Curador de Memória Pessoal tem a função de conciliar materiais de diversas fontes, como mídias e arquivos pessoais, para refazer e formular experiências do passado para terceiros.

Cursos relacionados: Biblioteconomia, Psicologia e História.

10. Técnico de manutenção de robôs pessoais

Por fim, robôs pessoais, assim como qualquer máquina, precisam de manutenção. Por isso, cada vez mais, será necessário Técnicos de Manutenção de Robôs Pessoais para atender às demandas cada vez mais elevadas para esse tipo de tecnologia.

Cursos relacionados: Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação.

Como conseguir entrar para cursos de ensino superior para atuar nessas profissões?

Para conseguir realizar os cursos, a principal porta de entrada é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota dele, você consegue utilizar os principais programas do governo (Sisu, Prounie Fies).

Se não conseguir usar nenhum programa de ensino público ou financiamento, outra forma é utilizar benefícios de bolsas de estudo em plataformas privadas, que chegam a oferecer bons descontos. As oportunidades podem chegar a 75% de desconto.

Comece a se capacitar para o Futuro do Trabalho

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Quero Bolsa

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é o mais completo site de busca de cursos de ensino superior do Brasil. A plataforma já ajudou milhares de estudantes a ingressarem na faculdade, pagando uma mensalidade justa. Por meio do site, é possível encontrar vagas em mais de 1000 faculdades. Basta fazer a pré-matrícula para garantir o curso desejado.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.