O que são os Wearables?
Conhecendo os Wearables Destaques de 2018
Gostou das novidades?

Conheça os dispositivos vestíveis, também conhecidos como Wearables!

Tire todas as suas dúvidas sobre a tecnologia dos dispositivos vestíveis (wearables), bem como as principais tendências atuais desse cenário!

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Conheça os dispositivos vestíveis, também conhecidos como Wearables!

Você já ouviu falar da tecnologia wearable? Você pode até não reconhecer essa palavra, mas, provavelmente, você já teve contato com algum tipo desses dispositivos.

Caso não conheça os wearables, este artigo vai trazer tudo o que você precisa saber sobre essa classe de equipamentos que vem ganhando tanta força nos últimos anos. Agora, caso você já conheça os dispositivos vestíveis, este artigo vai trazer as últimas tendências do mercado, para que você fique 100% atualizado das novidades.

E aí, pronto? Continue aqui comigo e você não vai se arrepender!

O que são os Wearables?

Os wearables são as chamadas tecnologias vestíveis, seu funcionamento se dá por meio de sensores instalados nas roupas e acessórios, daí o nome tecnologia vestível.

Os dispositivos wearables fazem parte da chamada Internet das Coisas, que é uma tecnologia caracterizada pela conectividade dos mais diversos tipos de dispositivos à rede de internet.

Quer aprender mais sobre Internet das Coisas? Temos um artigo que pode sanar todas suas dúvidas.

wearables


Atualmente, os wearables vêm trazendo grandes benefícios aos seus usuários. Alguns vestíveis trazem sensores que têm por finalidade o estímulo das atividades físicas, o aumento da organização, o acompanhamento de programas de ganho muscular ou perda de peso, entre outras.

Entre os dispositivos mais famosos, temos o Apple Watch, Galaxy Watch, o Google Glass e o Gear S3.

Em muitos casos, podemos considerar os wearables como instrumentos de auxílio para uma vida mais saudável. Eles estão sendo cada vez mais utilizados no monitoramento de informações vitais do corpo humano, como, por exemplo, o sensoriamento dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea.

Uma aplicação muito interessante dos dispositivos vestíveis é o da detecção de queda de idosos ou pessoas enfermas. Através de acelerômetros e giroscópios, é possível identificar uma queda e, logo em seguida, alertar o responsável pela pessoa.

Conhecendo os Wearables Destaques de 2018

Dezembro 2018 - My Skin Track UV

wearable my skin track UV


Esse wearable é o primeiro a ser capaz de medir níveis de radiação solar sem a necessidade do carregamento de baterias.

Foi o um dos dispositivos destaques do ano de 2018, pois demonstrou um enorme potencial no combate contra as doenças provenientes da exposição dos raios UV, sobretudo o câncer de pele.

Além do monitoramento da intensidade dos raios UV, este dispositivo também permite a medição dos níveis de poluição, umidade e pasmem, até os níveis de pólen do ar.

O My Skin Track UV pode ser preso em roupas e acessórios. É a prova d'água e as dimensões do dispositivo são 12mm de largura e 6mm de altura.

Ele realiza comunicação com o celular através da tecnologia Near-Field Communication (NFC). Essa comunicação é a mesma utilizada em alguns cartões de crédito, na qual só é necessário aproximar o cartão para que a comunicação aconteça.

Novembro 2018 - LIVIT

LIVIT


O conceito do LIVIT é o de uma clínica digital. Ele é considerado o menor dispositivo de monitoramento de medicamentos do mundo. É composto por:

  • Um suporte para os frascos de remédio inteligente
  • Um dispositivo que se adere à pele
  • Um aplicativo de celular e uma página na web.

O suporte inteligente é fixado no fundo do frasco de remédio e, com isso, ele monitora constantemente a quantidade de remédio existente no frasco, durante a prescrição médica.

O dispositivo que se adere à pele é responsável por medir os sinais vitais do paciente, além de medir as respostas à medicação.

O aplicativo e a página na Web permitem a comunicação com médico e o acompanhamento do progresso da medicação. Além disso, o aplicativo envia notificações para o celular lembrando o paciente dos horários.

Muito útil, concorda?

Outubro - ViCardio

ViCardio


O Cardio é o primeiro dispositivo a monitorar a pressão sanguínea, batida a batida, não invasivo, preciso. Não causa compressão arterial e não é necessário calibração biológica.

Seu funcionamento se dá por meio de um sensor optoeletrônico, medindo com precisão as mudanças na força do fluxo que ocorrem a partir da onda de pulso que se propaga pela árvore arterial.

O dispositivo se comunica com o seu smartphone exibindo as informações na tela.

Setembro - PROTXX

PROTXX


O PROTXX é um pequeno sensor que pode ser usado atrás da orelha como um pequeno adesivo. Utiliza um sismógrafo para o cérebro muito sensível e possui duas funções:

  • A de um dosímetro de impacto da cabeça, funcionando como uma máquina portátil de ressonância magnética. Fazendo alertas quando impactos danosos ao cérebro são recebidos
  • A de um monitor de equilíbrio de precisão, que quantifica a gravidade e a duração das deficiências de equilíbrio que resultam da exposição cumulativa de impactos.

Quando essas duas funções são combinadas, os profissionais da área de saúde podem monitorar os efeitos de impactos sofridos pelo cérebro humano.

Possui sua maior aplicação na medicina esportiva, sobretudo em esportes onde impactos na região da cabeça são muito recorrentes.

Agosto - Re.Flex

Re.Flex


Esse wearable tem como finalidade a possibilidade de fazer os últimos estágios da fisioterapia dentro de casa, sob a supervisão de um fisioterapeuta.

O Re.Flex tem dois sensores de detecção de movimento e um complexo algoritmo de movimento, é capaz de gerar uma visualização precisa 3D precisa e em tempo real dos movimentos do usuário.

Através de um banco de dados de exercícios em vídeos, os pacientes podem visualizar os movimentos para assim repeti-los de forma correta.

Ao realizar os movimentos, o aplicativo analisa e avalia os resultados da recuperação, além de indicar a posição no cronograma de recuperação, relacionando como ele está e como ele deveria estar.

Julho - LifeLeaf

O LifeLeaf tem o formato de um relógio de pulso, porém não marca as horas. Ele tem a função de monitorar parâmetros como:

  • Glicose
  • Pressão arterial
  • Frequência cardíaca
  • Taxa Respiratória
  • Apneia do sono
  • Saturação de oxigênio no corpo.

Para medir esses parâmetros, o LifeLeaf utiliza um sensor de ótico que projeta uma luz sobre a corrente sanguínea e percebe as atenuações sofridas pelo feixe luminoso, resultado da variação do fluxo sanguíneo.

Junho - Omron

O Omroné um relógio, porém seu objetivo principal é medir a pressão sanguínea ao longo do dia, gerando gráficos da variação de pressão nos diversos horários. Além disso, ele monitora outros parâmetros como:

  • Quantidade de passos
  • Distância percorrida
  • Calorias queimadas
  • Período de sono.

Ele pode se comunicar com o celular e sincronizar as informações via bluetooth com o aplicativo Omron Connect, possibilitando o armazenamento e compartilhamento de dados vitais sobre a saúde do coração com profissionais da saúde.

Maio - Wanderwatch

wanderwatch


O Wanderwatch é um smartwatch destinado para crianças, tem o objetivo de tirar as crianças de casa e colocá-las para brincar do lado de fora. Ele possui internamente GPS, Wi-Fi, bluetooth, 3G e câmera.

Com isso, os pais podem enviar mensagens para seus filhos através do dispositivo, ver sua localização.

O smartwatch possui jogos internos e efeitos sonoros utilizados em brincadeiras. Além disso, possui um acessório que emite um sinal de bluetooth, seu objetivo é que uma criança o esconda e as outras procurem por ele utilizando seus wanderwatch, que mostram na tela "frio", quando o acessório está distante e "quente", quando está perto.

Abril - Spire Health Tag

spire health tag


O Spire foi construído para monitorar os sinais vitais de uma pessoa, ele é fixado nas roupas, como adesivo, e possui sensores que monitoram:

  • Sono
  • Estresse
  • Atividades
  • Ritmo cardíaco
  • Padrões respiratórios.

Ele realiza comunicação com o celular através do bluetooth. Seu aplicativo fornece os dados adquiridos pelos sensores em forma de gráficos e tabelas.

O dispositivo é a prova d'água, e o usuário pode colocar suas roupas na máquina de lavar sem preocupação de danificá-lo.

Março - BCON

BCON


É um wearable destinado ao público gamer. Tem como objetivo aumentar a interação entre o jogador e o game.

O BCON funciona como um complemento do teclado e do mouse. Através dos movimentos do pé do jogador, instruções são enviadas para o video game ou computador. Pode ser considerado um dispositivo de realidade aumentada.

Possui inúmeros benefícios para os gamers como, por exemplo, a possibilidade de melhoria do desempenho, o aumento do conforto e até mesmo a melhor apreciação do jogo por usuários não profissionais.

Fevereiro - BioBeat Patch

BioBeat Patch


É um monitorador contínuo de sinais médicos. Atua de forma não invasiva no paciente, o que pode ser considerado uma grande vantagem em comparação com os equipamentos médicos tradicionais.

É capaz de monitorar os seguintes parâmetros:

  • Pressão arterial
  • Níveis de saturação
  • Frequência respiratória
  • Frequência cardíaca
  • Temperatura
  • Passos
  • Nível de suor.

Esse dispositivo introduz um novo conceito de monitoramento remoto de pacientes.

Janeiro - Nova Running Jacket

Nova Running Jacket


Essa jaqueta foi projetada para corredores ou ciclistas. Tem o propósito de fazer com que eles sejam vistos pelos motoristas.

A Running Jacket vem equipada com LEDs de alto brilho costuradas diretamente no tecido.

As luzes têm a incrível visibilidade de até 135 metros. E o melhor, com uma carga de apenas 30 minutos é possível utilizar esse wearable por até 8 horas.

Ótima pedida para você que quer entrar em forma, hein?

Gostou das novidades?

Fala a verdade, muito legais as novidades que trouxe aqui, não é mesmo?

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.