O que é a Gestão da Qualidade Total?
Qual é o objetivo da Gestão da Qualidade Total?
Quais são os 7 princípios da Gestão da Qualidade Total?
Aprenda a inspecionar a qualidade do seu produto ou serviço

O que é Gestão da Qualidade Total? Entenda seus 7 princípios e veja como aplicá-los!

Neste artigo, entenda o que é Gestão da Qualidade Total, quais são seus 7 princípios e como aplicá-los para garantir o sucesso de uma empresa.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
O que é Gestão da Qualidade Total? Entenda seus 7 princípios e veja como aplicá-los!

Toda empresa funciona à base de processos: o pedido do cliente, a fabricação do produto e, por fim, a sua entrega ao destino final. Embora possa parecer simples, esse percurso está sujeito a muitas falhas e a gestão da qualidade total (GQT) é uma forma de garantir a excelência de cada etapa.

A estratégia, também conhecida por seu nome em inglês, Total Quality Management (TQM), tem ganhado amplo espaço no universo corporativo graças aos resultados que o método entrega.

Se você trabalha com empresas, ou tem interesse em abrir um negócio próprio, você precisa conhecer quais os fundamentos desta metodologia.

Nessa leitura vamos nos aprofundar em como funciona a gestão da qualidade total, quais as vantagens de implementá-la em uma empresa e conhecer seus dez princípios.

Se interessou neste conteúdo? Então acompanhe os seguinte tópicos:

  • O que é a Gestão da Qualidade Total?
  • Qual é o objetivo da Gestão da Qualidade Total?
  • Quais são os 7 princípios da Gestão da Qualidade Total?

Vamos lá?

O que é a Gestão da Qualidade Total?

A gestão da qualidade total é uma estratégia que envolve todos os departamentos e colaboradores da empresa em prol de um objetivo comum: garantir excelência nas entregas e a satisfação dos clientes.

É importante relembrar que aqui o conceito de qualidade não se refere simplesmente a algo ser “bom” ou “ruim”, mas sim a existência de um padrão qualidadeque é esperado quando o produto chega às mãos do cliente.

Entenda na prática: quando você encomenda um cento de salgadinhos na padaria é esperado que todos os salgadinhos tenham o mesmo tamanho e mesma proporção de recheio, certo? Caso alguns salgadinhos venham pequenos demais, ou sem recheio, você provavelmente não voltaria a comprar naquela loja.

Dessa forma, fica claro a relação entre qualidade e sucesso de um empreendimento, por isso, a gestão da qualidade total pode ser entendida como uma maneira de impulsionar a lucratividade de um negócio.

Você entendeu o que é a gestão da qualidade total? Chegou a hora de nos aprofundarmos em qual o objetivo de implementar essa estratégia em uma empresa!

Qual é o objetivo da Gestão da Qualidade Total?

O objetivo da gestão da qualidade total é aumentar a consciência da qualidade nos processos organizacionais da empresa, ou seja, garantir que os processos que contribuem para o funcionamento de um negócio sejam executados dentro dos padrões estabelecidos.

Para isso, são usadas diversas ferramentas de qualidade, dentre as quais podemos destacar:

  1. Fluxograma;
  2. Cartas de controle;
  3. Diagrama de Ishikawa;
  4. Folha de verificação;
  5. Histograma;
  6. Diagrama de Dispersão;
  7. Diagrama de Pareto.

Esse conjunto de ações são postos em prática visando a melhoria contínua dos processos, tornando a empresa mais competitiva em relação ao mercado e permitindo que sejam traçadas metas cada vez mais ambiciosas.

Parece promissor, não? Vamos dar mais um passo nesse conteúdo e entender quais são os dez princípios da qualidade total!

Quais são os 7 princípios da Gestão da Qualidade Total?

Os sete princípios da gestão da qualidade total são definidos pela ISO 9001:2015 e funcionam como pilares desse modelo de gestão estratégica. Para entender melhor esse assunto, trouxemos uma breve explicação para cada um deles, confira!

1. Foco no cliente

A empresa precisa prever as reais necessidades dos clientes e, dessa forma, procurar maneiras de superar suas expectativas.

Este primeiro princípio norteia todos os demais, porque o cliente é a peça-chave para qualidade. O papel da gestão da qualidade é entender a voz do cliente e traduzir essa voz em requisitos e indicadores para seu processo.

Somente assim é possível assegurar a satisfação de clientes internos, externos, indiretos e, inclusive, os parceiros da empresa.

2. Liderança

Se você quer desenvolver a qualidade como um atributo do seu negócio, a chave é investir em uma liderança participativa.

Para isso, uma solução que hoje já existe em muitas empresas é a criação de programas de sugestões de melhorias, que são abertos tanto para a comunidade como para os colaboradores.

3. Engajamento de Pessoas

Toda a empresa é feita por pessoas, assim, se a organização não investir no desenvolvimento de recursos humanos ela está fadada ao fracasso.

Como assim? O desenvolvimento de recursos humanos engloba treinamentos, programas de capacitação, trilhas de conhecimento para futuros sucessores e outras iniciativas que trabalham o potencial dos colaboradores da empresa.

Em um ambiente onde não exista essa oportunidade de crescimento, as pessoas irão se sentir desengajadas e os reflexos deste problema afetam a produção e faturamento da empresa.

4. Abordagem por Processos

A abordagem por processos está relacionada a conhecer e definir padrões de processos que devem ser seguidos dentro da empresa. Estamos falando sobre trabalhar com disciplina e garantir que o que deve ser feito, seja entregue.

Outro ponto importante dentro desta visão sistema de processos é identificar os problemas antes de que eles aconteçam, economizando assim tempo e recursos financeiros.

Imagine que seja identificado, no final da linha de produção de um carro, que o lote possui um erro de fábrica. Esse erro é tão grave que os carros não irão funcionar e o retrabalho não compensa o custo de produção. Não é preciso fazer muitas contas para entender que o prejuízo é enorme, certo?

Por isso, é importante que as ferramentas de controle de qualidade sejam usadas durante o processo e, se possível, até mesmo antes de se começar a produzir o produto, na etapa de planejamento.

5. Aperfeiçoamento Contínuo

Buscar melhorar a excelência de seus processos de forma contínua é um ponto obrigatório para aquelas empresas que querem se destacar no mercado.

Para isso, são utilizadas algumas metodologias e ferramentas, como:

  • Ciclo PDCA;
  • Programa 5S;
  • Kaizen;
  • Metodologia SCRUM.

6. Tomada de Decisões Baseada em Fatos

Tomar decisões baseadas em fatos garante ações mais assertivas, o que torna os processos mais fluidos e ágeis na organização.

Os indicadores de desempenho são excelentes métricas para entender qual a performance da sua empresa no mercado, comparar o seu desempenho com as suas principais concorrentes e, ainda, monitorar a performance do seu time.

Afinal, conforme a empresa cresce e mais atividades passam a ser realizadas de forma simultânea, surge a necessidade de implementar um sistema de monitoramento dos funcionários para ter controle sobre as atividades entregues.

7. Gestão dos Relacionamentos

Trabalhar com um time alinhado, que tenha objetivos claros e bem definidos é ideal para impulsionar a produtividade da sua equipe.

Aqui é interessante traçar alianças estratégicas, parcerias e se preocupar com a comunicação interna da equipe. Além de existirem padrões de processos, como já falamos anteriormente, é importante transmiti-los a todos os colaboradores.

Olha a dica: os ciclos PDCA e SDCA devem trabalhar juntos para alcançar esse objetivo!

Aprenda a inspecionar a qualidade do seu produto ou serviço

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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