O que é Gestão de Negócios?
Quais os tipos de Gestão de Negócios?
Vantagens da Gestão de Negócios
Onde a Gestão de Negócios é aplicada?
Qual a diferença entre Gestão de Negócios e Administração?
Quais os principais princípios da Gestão de Negócios?
Saiba como ter uma empresa estabilizada

Gestão de negócios: entenda a importância de um bom gerenciamento empresarial

A gestão de negócios é um ramo especializado na administração de empresas. Assim, atua na coordenação das ações para alcançar as metas e os objetivos planejados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Gestão de negócios: entenda a importância de um bom gerenciamento empresarial

A gestão de negócios representa a aplicação de abordagens técnicas e analíticas para solucionar os desafios organizacionais e para concretizar as metas e objetivos estabelecidos pela empresa.

Esse gerenciamento apresenta uma visão ampliada dos negócios, a qual abrange os setores estratégicos, o marketing, liderança, trabalho em conjunto e finanças, por exemplo.

E você? Já conhecia a importância da gestão de negócios para o sucesso da empresa? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre esse assunto, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Gestão de Negócios?
  • Quais os tipos de Gestão de Negócios?
  • Vantagens da Gestão de Negócios
  • Onde a gestão de negócios é aplicada?
  • Qual a diferença entre Gestão de Negócios e Administração?
  • Quais os principais princípios da Gestão de Negócios?

Continue conosco e tenha um bom aprendizado!

O que é Gestão de Negócios?

A gestão de negócios refere-se à capacidade de supervisionar os processos e recursos desempenhados por uma empresa. Essa habilidade, ao utilizar um conjunto de ferramentas e informações, permite a execução de diversas tarefas no ambiente de trabalho.

O gerenciamento, quando realizado de forma eficiente, permite o pleno desenvolvimento dos processos da empresa. Além disso, contribui para o crescimento dos negócios no tempo presente e futuro.

Assim, uma empresa que ignora a importância da gestão empresarial expõem os negócios a inúmeros obstáculos, o que impacta a saúde financeira, o bem-estar interno e o comprometimento com os clientes.

Assim, ao negligenciar o gerenciamento, as empresas impedem que medidas sejam tomadas para impulsionar o crescimento dos negócios, haja vista que não se tem acesso a informações precisas para a tomada de decisões estratégicas.

Por fim, a gestão de negócios é realizada por profissionais especialistas na área, os quais apresentam as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir o gerenciamento da empresa.

Quais os tipos de Gestão de Negócios?

Para se alcançar sucesso na empresa, é preciso desenvolver, no ambiente corporativo, uma gestão de negócios eficiente e compatível com o modelo de negócio.

Nesse sentido, logo abaixo, você encontra os principais tipos de gestão de negócios.

Gestão de recursos 

O modelo de gestão de recursos é responsável pelo gerenciamento financeiro da empresa, ou seja, controla as entradas e a saída de dinheiro.Esse processo necessita de diversos recursos e ferramentas, como a gestão do fluxo de caixa e o registro das receitas e das despesas de uma empresa.

Com a utilização de tais recursos, o gestor da empresa é capaz de identificar as demandas da corporação e o desempenho do empreendimento. Essa visualização permite que ações sejam tomadas para melhorar e potencializar os departamentos que necessitam de atenção.

Além disso, a gestão de recursos também é responsável por correlacionar diversos aspectos, como o market share, o qual apresenta a área de alcance de uma empresa no mercado.

Com as informações levantadas, a empresa consegue planejar o faturamento de forma mais eficiente, já que apresenta dados sobre a receita que o empreendimento pode gerar.

Dessa forma, a empresa consegue atuar de maneira mais inteligente no mercado, haja vista que apresenta todo um recurso de como se comportar perante os concorrentes.

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é imprescindível para o sucesso da empresa, haja vista que apresenta os recursos necessários para facilitar a entrega de serviços e produtos com uma alta qualidade.

Esse modelo de gestão de negócios, requer o desenvolvimento do ideal de empatia, de liderança e de engajamento das pessoas pelo gestor. Além disso, a empresa também precisa impulsionar o setor de Recursos Humanos, a fim de torná-lo mais eficiente.

Sendo assim, a gestão de pessoas comporta-se como um setor que prioriza o desenvolvimento do gestor da empresa, haja vista que ele é responsável por inspirar e engajar toda a equipe de funcionários.

Além do mais, também age em prol da inclusão de pessoas e da diversidade dentro do ambiente corporativo.

Gestão de riscos

A gestão de riscos é um ramo que objetiva avaliar os possíveis obstáculos que podem surgir nos negócios e, a partir disso, estabelecer estratégias para contornar os danos gerados.

Esse modelo de gestão é, portanto, uma atividade preventiva, ou seja, permite identificação de potenciais prejuízos que podem causar dano ou perda na empresa, podendo ser financeira ou material.

Assim, a gestão de riscos é muito importante para impedir que eventuais problemas interfiram no pleno funcionamento dos processos realizados pela empresa.

Gestão financeira

A gestão financeira é responsável pelo controle das finanças de uma empresa, a fim de impulsionar os lucros e reduzir os prejuízos.

Essa gestão utiliza recursos específicos que operam de maneira integrada com outros ramos da empresa, o que permite um maior controle das finanças da corporação.

Tal modelo também é encarregado de organizar as contas, o endividamento e o faturamento dos negócios.

Além disso, com o levantamento de dados e informações sobre as operações, é capaz de tomar decisões mais precisas, a fim de impulsionar o lucro da empresa.

Gestão contábil e fiscal 

A gestão contábil e fiscal de uma empresa é uma atividade que pode ser terceirizada.

No entanto, o gestor da organização precisa desempenhar algumas funções, haja vista que o contador terceirizado realizará seu trabalho com base nas informações fornecidas pela empresa.

Assim, o gestor da empresa precisa informar com precisão as notas fiscais ou os gastos gerados na organização, para que a contabilidade consiga realizar os relatórios contábeis corretamente.

Gestão de projetos 

A gestão de projetos é responsável pela implementação de projetos de inovação, de vendas, de marketing e de sustentabilidade para impulsionar os processos executados na empresa.

Vantagens da Gestão de Negócios

A gestão de negócios confere diversas vantagens para a empresa. Logo abaixo, você encontra de forma detalhada algumas delas.

Aumento do controle da gestão 

A gestão de negócios abrange diversos aspectos da empresa, a fim de adequar cada um deles às exigências do mercado. Esse controle é muito importante para conhecer as necessidades da corporação e, com isso, evitar prejuízos.

Aumento da produtividade 

Ao se promover uma gestão empresarial eficiente, a empresa é capaz de compreender com maior clareza a dinâmica da produção, o que torna possível elaborar estratégias para impulsionar a produtividade e o rendimento dos funcionários.

Redução dos gastos 

A gestão de negócios permite um controle eficiente das finanças da empresa, o que possibilita a redução de gastos sem comprometer a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Esse gerenciamento é muito importante, pois permite que o setor financeiro esteja sempre em equilíbrio.

Desenvolvimento de metas 

A gestão de negócios é capaz de estabelecer os objetivos necessários, para que as metas da empresa sejam alcançadas.

Assim, ao estimular os objetivos, a equipe de funcionário consegue trabalhar de forma mais ativa para concretizar as metas estabelecidas pelos gestores.

Centralização da gerência 

Ao centralizar a gestão de negócios em um setor específico, o processo de gerenciamento da empresa é executado de forma mais eficiente.

Nesse sentido, a centralização permite que os gestores concentram sua atuação no setor administrativo, o que torna possível o desenvolvimento de habilidades e o controle da empresa por profissionais qualificados.

Além disso, essa centralização também amplia os conhecimentos sobre o quadro geral da corporação, ou seja, é capaz de fornecer um panorama sobre as finanças, os funcionários e as metas.

Onde a Gestão de Negócios é aplicada?

A gestão de negócios pode ser aplicada em diversos setores e empresas. Esse gerenciamento é fundamental para otimizar processos, tomar decisões estratégicas e estipular planos para alcançar as metas estabelecidas.

Logo abaixo, você encontra os principais meios que a gestão de empresas pode ser empregada.

  • Empresas privadas: a gestão de negócios é amplamente empregada em empresas de diferentes portes e setores. 
  • Empreendedorismo: a gestão empresarial é utilizada pelos profissionais de empreendedorismo para impulsionar, desenvolver e expandir os negócios em ascensão.
  •  Startups: a gestão empresarial, nesse ramo, objetiva organizar os recursos e as estratégias, para impulsionar o negócio no mercado.
  • Setor público: a gestão de negócios também pode ser empregada no meio público, a fim de fomentar a eficiência das organizações. 
  • Saúde: o gerenciamento é utilizado para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes e para otimizar os processo e os recursos de tal setor.
  • Educação: a gestão é amplamente empregada nas instituições de ensino para administrar os recursos e para aperfeiçoar a qualidade da educação.

Qual a diferença entre Gestão de Negócios e Administração?

A administração de empresas refere-se a uma prática fundamentada em princípios racionais. Esse ramo apresenta profissional encarregado de exercer funções para que a corporação consiga alcançar os objetivos estipulados.

Nesse viés, o administrador é responsável por otimizar as ações, diminuir as falhas e aumentar a rentabilidade. Isso é realizado, por meio da aplicação de diversas ferramentas e metodologias, as quais permitem a execução de tais funções.

Assim, a gestão de negócios engloba a administração. No entanto, abrange sua atuação para outras atividades, como a financeira e a comercial.

Quais os principais princípios da Gestão de Negócios?

A gestão de negócios é composta por princípios fundamentais que orientam os gestores na condução dos processos da empresa, os quais podem ser a tomada de decisões, a promoção da eficiência operacional e o desenvolvimento de metas para alcançar os objetivos estipulados.

Confira, logo em seguida, os principais princípios da gestão de negócios.

Foco no cliente 

O cliente comporta-se como o pilar de sustentação de uma empresa. Nesse sentido, é muito importante que os gestores consigam suprir tanto as necessidades atuais dos clientes, quanto às demandas futuras.

Liderança

A diferença entre um chefe tradicional e um líder exemplar é notória. Sendo assim, enquanto o chefe limita sua atuação no exercício de dar instruções, o líder atua como uma figura que motiva toda a equipe de funcionário, o que permite um crescimento em conjunto.

Assim, um verdadeiro líder deve ser proativo e servir como um exemplo para o time de profissionais da empresa. Com isso, cria-se um ambiente mais harmônico com todos os funcionários trabalhando em prol do crescimento da empresa.

Envolvimento das pessoas 

As habilidades da equipe de funcionários podem ser utilizadas para fomentar a inovação e a consolidação da empresa no mercado.

Sendo assim, é muito importante gerenciar os prós e contras dos colaboradores, a fim de corrigir as fraquezas e aperfeiçoar os pontos fortes.

Além disso, os membros da empresa devem ser ativos em tal processo, ou seja, atuar na resolução dos problemas com base em suas habilidades particulares.

Abordagem de processo

O gerenciamento de uma organização precisa ser bem executado, a partir da compreensão dos processos como ferramentas que exercem a comunicação com múltiplos segmentos da corporação.

Assim, o processo apresenta como base o entendimento das entradas e das saídas da organização empresarial, o que permite identificar os pontos que precisam de melhorias para impulsionar o crescimento dos negócios.

Abordagem sistêmica da gestão 

Os processos presentes em uma empresa estão interligados entre si, o que permite o entendimento dos resultados do sistema organizacional como um todo.

Nesse viés, cabe ao gestor da empresa identificar, compreender e administrar todos os esses processos que operam de forma interconectada.

Qualquer processo desempenhado pela organização gera produtos ou serviços para processos diferentes. Tais processos podem ser nos parceiros, nos fornecedores e dos clientes.

Assim, o princípio da abordagem sistêmica da gestão refere-se ao entendimento sobre a conexão entre os diversos processos do negócio, com o objetivo de identificar os pontos que estão gerando lucros e prejuízos.

Melhoria contínua

Na gestão de negócios, a adaptação e o aprimoramento constante devem ser prioridades para o gestor da empresa.

Esse princípio, envolve a melhoria do atendimento ao cliente e do desempenho do gestor e dos colaboradores, para que a empresa consiga se firmar no mercado altamente competitivo.

Abordagem factual para tomada de decisões 

As empresas que baseiam suas decisões em análises lógicas e intuitivas tendem a alcançar escolhas mais precisas e eficazes.

Assim, os gestores devem apresentar cautela para conduzir os processos da empresa, haja vista que é preciso analisar os dados para construir as melhores estratégias.

Relações mutuamente benéficas com os fornecedores

A relação com os fornecedores precisa ser baseada em cumplicidade entre ambas as partes, uma vez que os negócios são interdependentes. Nesse sentido, quando benefícios são gerados de forma mútua, todos os membros acrescentam mais valor.

Dessa forma, um bom relacionamento com os fornecedores confere diversas vantagens perante a concorrência, uma vez que o comprometimento entre as partes impulsiona a qualidade do produto e, com isso, tende a agradar os consumidores.

Agora você já apresenta os conhecimentos necessários para aplicar tais princípios em seu negócio, a fim de garantir o sucesso da empresa.

Saiba como ter uma empresa estabilizada

É hora de colocar em prática sua própria história e aprender a gerenciar os riscos de ser empreendedor com o nosso Kit de Empreendedorismo!

Segundo dados do Sebrae, são mais de 11 milhões de empreendedores no Brasil. Com toda essa quantidade de pessoas se jogando no mundo dos negócios, é preciso garantir que a sua empresa tenha qualidade, uma boa gestão e um diferencial para realmente se destacar no mercado.

Baixe agora o seu Kit de Empreendedorismo tenha acesso a materiais exclusivos que vão te ajudar a se planejar e fazer uma gestão eficaz que desenvolva resultados!

kit empreendedorismo

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.