
Algumas organizações não atingem o sucesso ou deixam de alcançar resultados promissores, por não se utilizarem da gestão transparente.
Quem nunca teve medo de compartilhar uma ideia e ela cair em mãos erradas que podem validar o produto antes de você?
Isso pode acontecer, porém é necessário prudência, pois dentro de uma organização, que engloba colaboradores, é necessário que haja transparência quanto aos projetos da empresa. Pois, como o próprio nome já diz, os seus "colaboradores" estão com você nessa empreitada.
A gestão transparente torna o ambiente de trabalho mais agradável e contribui para o aumento da produtividade e ao longo desse artigo você entenderá o porquê.
Ficou curiosa(o) sobre esse assunto? Então confira as tópicos que serão abordados:
Preparada(o) para quebrar barreiras?
A gestão transparente é um modelo de gerenciamento de empresas que não se limita a hierarquias, mas preza por relações horizontais dentro da organização, dando transparência à informações.
Nesse modelo de gestão, o colaborativismo é priorizado, ou seja, o gestor não centraliza mais as decisões, mas as compartilha e delega tarefas para os demais integrantes da equipe.
Para que você possa proporcionar um ambiente de motivação e produtividade na sua organização, separamos para você a nossa Planilha de Plano de Cargos e Salários!
Com ela você poderá eliminar incoerências e distorções que causem alguma insatisfação em seus colaboradores.
Clique no banner e baixe a sua planilha GRATUITAMENTE!
Agora que você já sabe o que é a gestão transparente e já baixou a sua planilha, vamos conhecer os benefícios desse tipo de gestão?
A gestão transparente é benéfica para a cultura organizacional. Em uma empresa em que a gestão não é acessível os problemas relacionados a comunicação são comuns.
Ela promove a liberdade de comunicação, o senso de responsabilidade da equipe e o engajamento dos funcionários com a empresa. Isso, pelo fato das discussões serem claras, despertando no colaborador o sentimento de dono.
A retenção de talentos também é uma vantagem da gestão transparente. Profissionais capacitados precisam estar cientes do que está acontecendo no ambiente organizacional de modo a despertar confiança e o engajamento de todos.
Em um modelo de gestão transparente os cargos não são mais relevantes do que as funções, todos têm a mesma importância e são responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um projeto.
Outro benefício desse tipo de gestão se reflete na diminuição dos conflitos entre as equipes. Isto porque as informações não são incompletas, mas são verídicas e descentralizadas.
Tudo isso se reflete no atendimento ao cliente.
Para gerar confiança por parte dos consumidores, a gestão transparente é essencial, pois ela permite que a equipe de atendimento esteja sempre ciente dos processos gerenciais da empresa. Isso faz com que ela saiba responder questionamentos a respeito desses assuntos.
Vamos ver agora dois conceitos que estão intimamente ligados à gestão transparente.
Como já foi dito, a principal característica da gestão transparente é a transparência das informações, sendo estas acessíveis.
Nesse contexto, a governança corporativa fortalece a confiança entre os stakeholders e administradores.
O compliance é o que garante que as normas de transparência sejam aplicadas, fazendo com que o processo seja efetivo.
Assim, podemos dizer que a gestão transparente está diretamente relacionada ao compliance e à governança corporativa.
Com todos os benefícios que a gestão transparente proporciona à organizações, você deve estar curiosa(o) para saber como aplicá-la, não é mesmo?
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa implementar esse sistema de gestão.
A gestão transparente propõe o fim da burocracia que algumas organizações adotam como, por exemplo, a necessidade de agendar um horário para conversar com o seu chefe.
Algumas ações que podem ser tomadas para que essas barreiras sejam rompidas são:
Ou seja, para uma gestão transparente, é necessário que os gestores estejam integrados aos colaboradores, facilitando a comunicação e a tomada de decisão.
A maioria das empresas se utilizam de murais ou newsletter que trazem informações superficiais, que não despertam o interesse dos colaboradores.
São necessárias a confiança do gestor em sua equipe e a transparência quanto à informações, sendo estas importantes e completas.
A desconfiança em relação aos colaboradores pode ser um gatilho para a desmotivação e o desgaste da relação entre gestor e funcionário.
Para que isso seja evitado, é preciso um processo de seleção rígido, no qual seja avaliado, além das competências, o fit cultural do candidato com a empresa.
Para melhorar o engajamento da sua equipe, é necessário que as decisões a serem tomadas contem com as sugestões de todos os membros. Isso gera a descentalização de poder de decisão, conhecido também como empowerment.
Além de melhorar o fluxo de informações, essa estratégia também abre espaço para a inovação e o compartilhamento de ideias.
Apostar na utilização de ferramentas como o CRM e o ERP, que permitem que as pessoas que possuem permissão possam acessar dados relevantes e confiáveis, é uma excelente estratégia para a democratização do acesso à informação em uma organização.
Como você pôde perceber ao longo deste artigo, a base da gestão transparente é a comunicação.
Esta precisa ser assertiva, de modo a evitar falhas de comunicação e mal entendidos.
Por meio de uma comunicação fluida e da transparência das informações, é possível gerar um ambiente de trabalho propício a gestão transparente. Um das formas de proporcionar isso, é por meio de características de liderança apuradas!
Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?
O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!
Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.
E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!
Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!