Se você clicou neste artigo, sabe que a inovação vai muito além da criação de algo novo e pode envolver mudanças em produtos, serviços ou estruturas organizacionais. Mas, você sabe quais são os principais tipos de inovação?
Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer os tipos de inovação existentes se torna essencial para o crescimento da sua empresa.
Para te ajudar nisso, separamos os seguintes tópicos para que vão te auxiliar:
Para inovar é preciso ter conhecimento sobre inovação! Logo, vamos aprender!
Inovação é criar um novo produto, novo modelo ou realizar mudanças em algo que já existe, adaptando ações de formas diversificadas, como maneiras de produzir, de planejar e vender.
Lembrando que, de fato, tudo é feito sempre visando o aperfeiçoamento de algo que não alcança o resultado esperado, ou que precise de atualização.
A inovação vai muito além dos recursos da era digital! Ela pode vir através de mudanças de costumes, legislações, regras, valores, reposicionamento de marcas, produtos e prestação de serviços.
E aí você deve estar pensando: “mas qual a diferença entre inovação e invenção?” Continue a leitura e descubra!
Como dito anteriormente, a inovação pode envolver tanto a criação de algo novo como, também, a adaptação ou mudanças de produtos e serviços que já existem.
Já a invenção é o início de algo, seja produto ou serviço, que ainda não existe, mas foi projetado e criado para o cliente, ou uma nova técnica de trabalho dentro de uma empresa.
Assim, a inovação pode englobar a invenção, mas não podemos dizer que as duas palavras têm o mesmo significado.
Agora, seja inventando um novo produto ou melhorando, por que é tão importante investir em inovação?
Inovação é ação, e no contexto atual do mercado, que está cada vez mais concorrido, tanto para as empresas quanto para os colaboradores, inovar é uma forma de se manter estável.
Para os profissionais, inovar é importante para ter um diferencial em processos seletivose até para quem já ocupa cargos dentro das organizações.
Entendi o que é inovação, a diferença dela para a invenção e até a sua importância. Mas o que é necessário para inovar?
Planejamento é tudo! Portanto, primeiro entenda quem ou o quê precisa de inovação. Depois, compreenda quais são os pontos que estão ruins e precisam melhorar, aqueles que estão bons e podem ficar ainda melhores e pontos que não alcançam o objetivo para o qual foram criados.
Para isso, temos duas dicas de ouro para você! Primeiro, uma dica de leitura que aborda muito esse tópico, o nosso artigo Inovação: da simplicidade as tecnologias disruptivas!
E não para por aí! Além dele, para te ajudar ainda mais nesse processo, você pode baixar nossa planilha de brainstorming e seleção de ideias!
Vamos conhecer agora os principais tipos de inovação. Segue o fio:
Este tipo de inovação tem por objetivo alinhar os desejos e necessidades do cliente com a oferta da empresa. E você, o que pode fazer para entender qual é o melhor modelo de negócio?
Para inovar no modelo de negócios você deve se fazer três perguntas básicas:
Certamente, você conhece e usa esse tipo de inovação no seu dia a dia. Por exemplo, ao usar o ifood para pedir comida.
Assim como ele, outros aplicativos que entregam compras realizam pesquisas sobre viagens, hoteis e passagens aéreas que auxiliam na inovação da sua forma de contato com os clientes.
Fazendo isso de maneira rápida e eficiente, eles estão adaptando o seu modelo de negócio para atender as necessidades dos consumidores.
Esse exemplo de inovação é aquele que busca melhorar os processos produtivos. Seja na forma como se realiza a técnica, ou melhorando a mesma, acelerando e aperfeiçoando o procedimento.
Neste tipo de inovação podemos ver que a alteração não é no produto, mas sim em como ele é fabricado.
Para clarificar, podemos usar como exemplo a produção de Henry Ford, com a sua famosa linha de montagem para a fabricação dos carros. O produto final, que era o carro, não mudou, mas apenas o seu processo de produção.
Ela ocorre quando a metodologia da empresa muda tanto no seu funcionamento interno quanto externo. Um tipo de inovação na forma de trabalhar e na ligação entre funcionários, empregadores e clientes.
Esse tipo de inovação é bem-vindo nas empresas e se expande cada vez mais, já que faz com que os colaboradores e parceiros tenham uma participação mais ativa, seja na produção, funcionamento ou logística da empresa.
A inovação do Marketing está entre os principais tipos de inovação, porque não se limita apenas a uma oferta ou promoção:ela pode ocorrer, também, com a inovação do logotipo da marca e na forma de atrair ou fidelizar clientes.
Esse tipo de inovação ocorre junto com a tendência do mercado e com o novo tipo de público-alvo que se pretende alcançar.
Dentro do tipo de inovação de marketing temos, também, outras ramificações importantes que auxiliam em uma inovação, seja ela recém criada ou adaptada ao novo mercado.
Freemium: é quando se oferece um produto ou serviço de graça por um determinado período. A degustação cativa o cliente que, após o uso temporário, têm que pagar a mensalidade. Algumas empresas conhecidas que utilizam esse tipo de inovação são: Spotify, Netflix e Amazon Prime.
Coolpon: ocorre quando empresas fazem com que sua fidelidade a marcaseja recompensada com uma oferta por algo novo relativo à marca. Dentro desse tipo de inovação podemos lembrar das empresas de celular, que oferecem descontos na troca do aparelho antigo pela versão recém lançada.
Esse tipo de inovação pode envolver a criação de um novo produto ou melhorias e relançamentos de projetos que já existem. Isso é feito para melhorar a experiência do cliente e atender às suas expectativas.
Este é um dos tipos de inovação preferido pelos consumidores: quando um produto que já é bom se torna ainda melhor! Um exemplo são as câmeras de celulares que, a cada nova versão, a qualidade e recursos da delas se aprimoram em relação ao modelo anterior.
Esse tipo de inovação acontece quando um novo serviço é agregado a um já existente, ampliando assim, a satisfação do cliente.
Assim, aquele consumidor que já é fiel, certamente devido a boas experiências, se sente seguro em fazer novas contratações para outros tipos de serviços.
Este também é um dos tipos de inovação que todos gostam, já que acompanha a praticidade e eficiência em serviços que usamos frequentemente. Afinal, quem já não precisou pedir um Uber? A empresa não para de inovar em seus serviços, lançando até um serviço de helicóptero.
Neste caso, é quando os elementos do produto ganham novas funções em relação às anteriores sem que a sua estrutura sofra alterações no modelo original.
Esse é um dos tipos de inovação que agrega vários serviços! Alguns exemplos são as empresas de TV a cabo que fazem pacotes com sinal de TV, celular e aplicativos de séries e filmes!
Agora que você já teve uma amostra dos tipos de inovação e quais suas funções, finalidades e o porquê elas são tão importantes e indispensáveis, que tal começar a inovação no seu negócio?
O primeiro passo para inovar é ter conhecimento. Você precisa estar capacitado na sua área de atuação, seja você colaborador de uma empresa, ou empreendedor.
Pensando nisso, nós oferecemos a oportunidade de ter especializações em diversas áreas, desde softwares de gestão, passando por metodologias ágeis, até formações em melhoria contínua.
O Programa de Aceleração de Carreiras, VoittoPro,foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.
Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu futuro profissional.
Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!