O que é Freemium?
Quais as Vantagens do Modelo de Negócio Freemium?
Quais os Riscos em Adotar o Modelo Freemium?
Empresas que Apostam nesse Modelo de Negócio!
Dica de Ouro!

Conheça o modelo Freemium e entenda suas Principais Vantagens para seu Negócio!

Seu negócio precisa de uma estratégia de ampliação de Leads e aumento de conversões? Conheça o modelo de negócios Freemium e se surpreenda!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o modelo Freemium e entenda suas Principais Vantagens para seu Negócio!

Você sabia que uma plataforma que oferece um plano gratuito com uma boa experiência, mas exige uma assinatura paga para acesso total, está usando uma estratégia inteligente? Trata-se da aplicação do Freemium!

O modelo de negócios Freemium é usado para atrair novos clientes para uma marca através da oferta de uma boa experiência de forma gratuita. Assim, as chances de conversões de leads se tornam cada vez maiores.

Ficou curioso para saber mais sobre o que é e como o Freemium funciona? Então, não deixe de conferir os tópicos listados a seguir, pois eles vão abordar com mais detalhes os assuntos relacionados a essa prática.

● O que é Freemium?

● Quais as vantagens do modelo de negócio Freemium?

● Quais os riscos em adotar o modelo Freemium?

● Empresas que apostam nesse modelo de negócio!

Vamos à leitura?

O que é Freemium?

A expressão “Freemium” é formada pela união das palavras Free” e “Premium”, que significam gratuito e prêmio, respectivamente. Dessa forma, nessa estratégia sua marca disponibiliza um serviço gratuito e uma versão paga em uma mesma plataforma.

A criação do Freemium como modelo de negócios foi feita pelo analista de risco Fred Wilson, que em 2006, aplicou essa estratégia em seu negócio visando potencializar seu banco de Leads e melhorar os resultados.

Diante disso, o modelo Freemium consiste no oferecimento de uma parte do serviço ou produto gratuito para o seu lead, que através da experiência de uso, pode ser convertido para cliente e adquirir a versão completa.

Além disso, mesmo que o lead não faça a aquisição da versão paga, o uso do plano gratuito já traz benefícios para seu negócio, como: ampliação de visibilidade, aumento do banco de dados, aprimoramento de estratégias com os feedbacks recebidos, etc.

Dessa forma, o Freemium é um modelo que faz-se necessárioinvestir em uma excelente experiênciagratuitado usuário para que ele seja incentivado a fazer um upgrade do seu plano e assim, ter acesso a mais recursos.

Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o que é esse modelo, que tal entender quais são as principais vantagens do seu uso? Para isso, não deixe de conferir o tópico seguinte!

Quais as Vantagens do Modelo de Negócio Freemium?

Para analisar se vale a pena ou não adotar esse modelo para o seu negócio, é importante entender quais são os principais benefícios que ele pode te proporcionar. Por isso, confira!

Agrega valor à Marca

A experiência do usuário é muito valorizada dentro do modelo de negócios Freemium, visto que, é a partir dela que a tomada de decisão de compra e fidelização de clientes é viabilizada.

Dessa forma, oferecer uma experiência marcante para o cliente, agregará muito valor a marca, que passará a ser mais reconhecida e valorizada dentro do seu nicho.

Aumento da Visibilidade

Existe um velho ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”. De modo análogo ao mundo dos negócios, a visibilidade é um fator essencial para que sua marca seja lembrada e considerada na hora da decisão de compra.

Com isso, o Freemium contribui muito para ampliar a visibilidade, visto que é muito acessível para o usuário. Além disso, através desse modelo de negócio é possível que a persona do seu negócio conheça bem as funcionalidades do serviço, o que é muito relevante para a decisão de compra.

Potencialização do Banco de Dados

Mesmo os usuários que não fizerem upgrade da versão gratuita para a paga, precisam disponibilizar dados no seu cadastro inicial.

Dessa forma, tais informações podem ser usadas para aprimorar o perfil do público alvoperfil do público alvo e ainda, implementar melhorias visando uma experiência mais impactante.

Conquista de Autoridade de Mercado

A ampliação da visibilidade da sua marca somada à boa experiência do usuário vão contribuir muito para o aumento da credibilidade e visão valorizada do seu negócio, visto que, ela alcançará destaque dentro do seu segmento de atuação.

Muitas vantagens interessantes, não é mesmo?

Apesar de apresentar esses benefícios significativos, a adoção do modelo de negócios Freemium também traz riscos consideráveis. Por isso, saiba mais sobre eles no tópico seguinte!

Quais os Riscos em Adotar o Modelo Freemium?

Toda ação bem planejada deve levar em consideração quais são os riscos que a aplicação traz. Por isso, conheça os principais fatores de risco do modelo Freemium!

1. Atração de Clientes Desinteressados

O fato de um produto ou serviço ser gratuito atrai a atenção de diversas pessoas, inclusive aquelas que não tem interesse no valor oferecido, mas acabam aderindo apenas por não ser necessário pagar para ter acesso inicialmente.

Esse fenômeno, pode representar riscos para o seu negócio, uma vez que as pessoas cadastradas não se encaixam no perfil da sua personae consequentemente, no fit cultural da sua marca.

2. Incerteza de Retorno do Investimento

Para que o modelo Freemium seja implementado, é necessário um investimento inicial de tempo e recursos para sua concretização, afinal, há um custo para a distribuição de funcionalidades ao longo da plataforma e sua manutenção.

Com isso, não há garantias que haverá retorno desse investimento, o que representa um risco para a estabilidade do negócio.

3. Falta de Sustentabilidade do Negócio

A manutenção do modelo Freemium consiste na implementação de melhorias contínuas na experiência do usuário, o que requer um investimento financeiro. Logo, se as conversões para o plano pago não superarem essa manutenção, a marca pode ficar insustentável e chegar a falir.

Diante disso, é necessário avaliar com cautela para tomar a decisão de implementação do Freemium no seu negócio.

Logo, para finalizar, conheça empresas de sucesso que estão usando esse modelo.

Empresas que Apostam nesse Modelo de Negócio!

Buscar inspiração em empresas que utilizam esse modelo de negócios com sucesso é uma boa alternativa para quem pretende implementar essa estratégia. Por isso, confira 3 grandes marcas que adotaram o Freemium!

Spotify

O Spotify é uma plataforma de acesso a músicas, podcasts e outros conteúdos em qualquer lugar e hora. Em sua versão gratuita, existem anúncios durante as playlists, o que é um dos diferenciais para o plano premium que não apresenta essa interrupção.

Essa estratégia de upgrade do plano gratuito sem anúncios gerou mais de 130 milhões de usuários pagantes para o Spotify em 2020, o que representa o sucesso dessa implementação na empresa.

Passei Direto

O Passei Direto é uma plataforma de estudos que abrange desde alunos do ensino médio até concurseiros que desejam a aprovação. Assim, é possível ter uma conta grátis no aplicativo e fazer um upgrade para ter acesso total a todas as funcionalidades.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das maiores plataformas de marketing digital. Em seu plano gratuito, os usuários podem mandar até 2000 e-mails e cadastrar em sua base de dados até 2000 contatos.

Diante disso, com a assinatura do plano premium, não há limites de envios ou cadastros, o que agrega valor ao upgrade para o plano premium.

Canva

O Canva oferece um plano gratuito com ferramentas básicas de design gráfico e a opção de upgrade para um plano pago que desbloqueia recursos adicionais, como templates premium e funcionalidades avançadas.

Essa estratégia ajudou o Canva a crescer significativamente, atraindo milhões de usuários e convertendo uma parte significativa deles para seus planos pagos.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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