Para que uma empresa tenha sucesso no mercado em que atua, é necessário que os seus processos internos sejam bem definidos, principalmente os processos do RH e do Departamento pessoal, como recrutamento e seleção, admissão e demissão, feedback, e por aí vai…
Todavia, algo que pode ser a garantia de sucesso para muitas organizações é ter líderes preparados. Um líder que capacita, assume seus erros e guia a equipe é essencial em qualquer área.
Nesse texto, vamos falar sobre o gestor de recursos humanos, profissional que lidera o RH e é encarregado de diversas tarefas que garantem resultados positivos para a empresa e seus colaboradores.
Quer saber mais sobre as principais funções e responsabilidades de um gestor de recursos humanos? Continue a leitura!
O gestor de recursos humanos é um profissional que atua na liderança do RH de uma empresa.
Garantir a gestão do RH é de suma importância para que o time seja valorizado e esteja alinhado com as metas da empresa e, assim, atinja os resultados.
No próximo tópico, entenda a importância do RH!
O RH é um dos principais setores de qualquer empresa, independente da quantidade de colaboradores que ela possui. Investir nessa área e estar atento às novidades do mercado garante que a empresa esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes.
Essa área é responsável por atividades primordiais para a empresa e seus funcionários, incluindo algumas que citamos logo no início desse texto, além de outras como o treinamento e desenvolvimento dos profissionais, comunicação interna, plano de carreira, motivação dos colaboradores e gestão de pessoas.
Agora, imagine se não existisse o RH, quem seriam os responsáveis por todos esses processos?
Erros muito comuns de organizações que não investem no RH podem começar bem antes de um talento desejar ingressar na empresa.
Uma descrição da vaga com poucas informações, por exemplo, que não consegue transmitir os valores da organização e seus principais pilares é um erro que contribui para um alto índice de turnover.
Outro erro é não realizar o onboarding de um novo colaborador, sem explicar como a empresa funciona, quais serão as suas funções e quem será o seu líder.
Ademais, empresas que não aplicam as práticas de gestão de pessoas, além de proporcionar um alto índice de turnover, podem também sofrer com o absenteísmo de seus colaboradores.
É nesse momento que o gestor de recursos humanos deve intervir, analisar o processo de recrutamento e seleção, criar um onboarding adequado e trabalhar em estabelecer uma boa cultura organizacional
Para otimizar os processos do RH, uma estratégia que muitos gestores criam é criar um mapeamento das atividades do setor.
A partir desse mapeamento, é possível verificar quanto tempo é necessário para determinada atividade, além de verificar como ela é feita. Dessa forma, o gestor de recursos humanos pode investigar o que está funcionando plenamente e o que pode melhorar.
Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.
Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.
Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!
Delegar tarefas, alinhar estrategicamente a sua equipe e promover feedbacks são tarefas diárias desse gestor.
No entanto, as responsabilidades do gestor de recursos humanos vão muito além das citadas anteriormente. Para que você entenda melhor, listamos algumas funções consideradas primordiais:
São muitas atividades, não é mesmo? Para que tudo isso seja realizado, contar com uma equipe de RH preparada e em constante desenvolvimento é muito importante. Afinal, o gestor e seu time irão crescer e atingir as metas alinhadas em conjunto.
Por esses motivos, estar atento às tecnologias, estudar e se aperfeiçoar em novas práticas do RH, com certeza são os maiores desafios do gestor de recursos humanos.
Com os avanços tecnológicos e a busca por otimizar os processos, inúmeras ferramentas de RH surgiram para dar suporte aos gestores. Com o objetivo de simplificar e agilizar os processos, ferramentas de recrutamento e seleção, folha de pagamento online, calculadora de horas trabalhadas, etc.
Sendo assim, um software que merece destaque é o de ponto móvel.
A ferramenta de ponto móvel da PontoTel nada mais é do que um controle de ponto totalmente online, onde é possível que os colaboradores façam o registro de ponto utilizando apenas um computador, tablet ou celular.
Além de evitar fraudes e garantir segurança na marcação de ponto, o gestor de recursos humanos consegue visualizar em tempo real a localização e o registro de seus funcionários.
Dessa forma, o gestor também consegue fazer e aprovar o fechamento da folha ponto em poucos cliques. Essa tarefa, que antes demorava horas e, muitas vezes, dias, pode ser feita em questão de segundos!
Sem um gestor de recursos humanos, quem estaria preparado para realizar todas as tarefas que citamos neste texto?
Somente um profissional comunicativo, estratégico e especialista nos processos do RH está apto para esse cargo. A seguir, conheça alguns dos benefícios de ter um gestor de recursos humanos na sua empresa:
O gestor de recursos humanos é a peça-chave para definir e otimizar os processos da sua empresa. Além disso, esse gestor atua como um grande líder na vida dos profissionais de sua equipe, não só delegando tarefas, mas também transmitindo conhecimento.
Ao longo desse texto, você aprendeu quais são as principais atividades do gestor de RH, entendeu a importância desse setor e ainda recebeu dicas para otimizar os processos do seu negócio. Se quiser continuar a aprender sobre este assunto, não deixe de conferir o curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos da Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!