Qual a diferença entre competências e habilidades?
Habilidades de um gerente de projetos
Pronto para desenvolver essas habilidades?

Conheça as 11 habilidades essenciais que um gerente de projetos deve ter

Conheça as 11 habilidades de um gerente de projetos de sucesso e pratique com a sua equipe em busca de melhoria contínua e excelentes resultados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça as 11 habilidades essenciais que um gerente de projetos deve ter

Você já ouviu falar em Gerenciamento de Projetos? O Gerenciamento de Projetos tem como base o guia PMBOK®, e o responsável pela sua condução é o gerente de projetos.

O gerente de projetos é o principal responsável pelas cinco fases de um projeto: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

Para ser capaz de conduzir todo projeto com eficiência, o gerente de projetos precisa possuir conhecimento sobre as diversas ferramentas de gestão, dispor de habilidades técnicas e até mesmo de uma certificação internacional. Mas você acha que isso basta? Não mesmo!

O gerente de projetos deve dispor de competências e habilidades pessoais, as chamadas soft skills, e ser capaz, a partir delas, de promover comunicação e motivação de seu time de colaboradores buscando atingir os prazos e metas.

Nesse artigo, vamos te apresentar 11 habilidades essenciais para todo gerente de projetos. Mas antes de começarmos, vamos entender um conceito básico: a diferença entre competência e habilidade.

Vamos lá?

Qual a diferença entre competências e habilidades?

É comum que as pessoas façam confusão ao pensarem em habilidades e competências como se fossem sinônimos, quando na verdade possuem definições diferentes.

Enquanto as competências (ou hard skills) se referem às habilidades técnicas que as pessoas podem adquirir por meio de cursos e treinamentos por exemplo, as habilidades (soft skills), estão relacionadas a como as pessoas se comportam em meio a diferentes situações.

Nesse artigo, vamos falar especificamente sobre as habilidades essenciais para um gerente de projetos. Mas caso você queira se aprofundar e melhorar suas competências também, nós podemos te ajudar.

O curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, traz um conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto, foi elaborado de acordo com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

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Agora, vamos nos aprofundar nas habilidades necessárias para um gestor de projetos. Acompanhe!

Habilidades de um gerente de projetos

Fique por dentro das principais habilidades de um gerente de projetos e entenda qual o melhor caminho a seguir rumo ao sucesso da sua empresa.

1. Comunicação

O gerente de projetos deve ser capaz de se comunicar bem, uma vez que ele passa a maior parte de seu tempo se comunicando com seu time de colaboradores.

comunicação entre os colaboradores responsáveis por um projeto é fundamental e de extrema importância para o planejamento e execução do mesmo. Se feita de forma eficiente, permite rápida circulação de informações e estimula troca de ideias e opiniões.

Sendo assim, a comunicação é uma habilidade indispensável e essencial para o gerente de projetos. Ele precisa estar preparado e apto para passar todas as informações relevantes do projeto à sua equipe, de forma clara e objetiva.

A origem de conflitos se dá, geralmente, por ineficiência na comunicação. Portanto, quando bem feita, é algo que ajuda a evitar a geração de conflitos e mantém o time coeso e em equilíbrio.

Além de falar bem, o gerente de projetos precisa ser capaz de ouvir. É importante para a gestão do projeto que o gestor de projetos saiba receber o feedbackdos profissionais envolvidos no projeto em questão.

2. Liderança

Outra habilidade de extrema importância é a liderançaEla diz respeito à capacidade que alguém tem de, por meio do respeito, confiança e conhecimento, inspirar e guiar pessoas. E então, motivá-las a fazer algo desafiador.

Um bom líder é capaz de fazer um ambiente ocupacional mais vigoroso. Isso mantém a equipe motivada e com vontade de fazer acontecer.

O gestor de projetos é um líder. Por isso, ele precisa saber como cativar, influenciar e conduzir os membros da equipe para que esses possam concluir todas as atividades necessárias para o sucesso do projeto.

3. Organização

Faz parte da rotina do gestor de projetos lidar com diversos fatores relevantes para execução de um projeto. Alguns deles são:

  • Definir, elaborar e modificar o escopo;
  • Sequenciar todas as atividades e descrever o cronograma;
  • Avaliar os principais riscos de implementação;
  • Fazer estimativas de custos;
  • Monitorar a execução das atividades;
  • Mobilizar e desenvolver a equipe de projeto.

Para ser capaz de lidar com todas estas informações e, ainda, com preocupações constantes - como circunstâncias não previstas -, é preciso saber como organizar todas essas variáveis, gerenciar atividades e ainda o tempo de execução das mesmas.

O gerente de projetos ainda pode ter que lidar com mais de um projeto ao mesmo tempo. Dessa forma, a organização é uma habilidade básica e vital para o sucesso de qualquer projeto.

4. Disciplina

Organização e disciplina estão ligadas fortemente e, para o gerente de projetos, não seria diferente. Para ser organizado e conseguir avançar o projeto de forma adequada é preciso que o gestor de projetos seja disciplinado.

O responsável pelo gerenciamento do projeto, como dito no tópico acima, precisa lidar com diversas informações, acompanhar pessoas, tarefas, gerenciar tempo e prazos. Administrar tudo isso demanda muita disciplina.

5. Gestão de conflitos

O gerente de projetos pode lidar com situações de conflito durante as etapas do projeto e precisa ser capaz de gerenciá-los.

Os conflitos são quase sempre inevitáveis. Porém, quando gerenciados de uma maneira apropriada, acabam por trazer benefícios para o projeto.

A negociação também se apresenta como uma forma de solucionar conflitos. Por meio dela, o gestor é capaz de avaliar as propostas de ambas as partes e negociar um senso comum.

6. Capacidade de lidar com crises

Mesmo após o planejamento, deve-se levar em conta os principais riscos, uma vez que nenhum projeto está imune a imprevistos ou situações de crise. Logo, é fundamental que o gestor do projeto seja capaz de lidar com essas condições adversas.

Portanto, o gerente de projetos precisa ter pulso firme e encarar a situação buscando os melhores meios possíveis para solucionar os problemas e, com o auxílio de uma equipe bem preparada, colocar o projeto nos eixos novamente.

7. Objetividade

Uma pessoa objetiva sabe o que quer e onde chegar, assim ela define bem suas intenções. Ela é convicta de suas ideias e sempre as demonstra por meio de atitudes e da fala.

O gestor de projetos precisa se fazer entender. Por isso, ele precisa dominar a habilidade de ser objetivo e também de se comunicar objetivamente.

Para isso, ele deve ser original, ter conhecimento e autoconfiança suficientes para assimilar problemas e agir no momento certo. Precisa estar focado e ser claro em suas decisões.

Além disso, o gerente de projetos também é íntegro e legítimo. Está preparado e, acima de tudo, tem que demonstrar respeito por seu time durante a tomada de decisões.

8. Proatividade

O gerente de projetos precisa tomar postura proativa. Portanto, ele sempre deve se antecipar para resolver impasses e dilemas e guiar sua equipe de projetos na resolução dos mesmos.

A proatividade garante que o projeto se desenvolva de maneira mais dinâmica, pois evita desvios e gargalos durante qualquer fase de um projeto.

Isso é bom para o gerenciamento dos prazos, já que agiliza a entrega de tarefas e ajuda a cumprir o cronograma de forma eficiente.

9. Visão holística do projeto

A capacidade de ter uma visão global (ou holística) do projeto se faz de extrema importância e é necessária para qualquer gerente de projetos qualificado. Ele precisa estar atento a todas as variáveis do projeto.

Portanto, o gerente de projetos precisa ser capaz de enxergar o projeto como um todo e deve estar por dentro de tudo o que está acontecendo. Só assim ele conseguirá tomar as melhores decisões possíveis para entregar resultados eficazes.

10. Persistência

A rotina do gerente de projetos pode, e geralmente é, difícil e desafiadora. Ele precisa lidar com diversas situações diárias, como ditas anteriormente: problemas, imprevistos, situações e pessoas

Sendo assim, o gerente precisa ser persistente, esforçado e focado em seu trabalho, não deixando-se abalar.  A recompensa, ao final de um trabalho duro, é sempre maior e todo gestor de projetos gosta de apreciar resultados de um projeto bem feito.

11. Empatia

Como já dito algumas vezes neste artigo, o gerente de projetos também lida e administra recursos humanos. A equipe de projetos precisa estar alinhada e à disposição do projeto.

O gerente de projetos é como um técnico de um time de futebol. Para levar sua equipe à vitória, ele precisa estar ciente da situação e da capacidade de todos os jogadores e na possibilidade que cada um tem de marcar um gol.

Colocar-se no lugar de outra pessoa, sendo respeitoso, visando compreender seus sentimentos e emoções é demonstrar empatia. Isso é muito importante para o gerenciamento de recursos humanos e ajuda a melhorar os resultados do time e, consequentemente, do projeto.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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