O que é Heijunka?
8 Benefícios da implementação do Heijunka
Como implementar o Heijunka (nivelar a produção)?
Pronto para se desenvolver profissionalmente?

Entenda o Heijunka e como utilizar essa ferramenta poderosa para elevar o seu negócio!

Aprenda com o Heijunka como nivelar sua produção com profissionalismo e qualidade, e sincronize suas demandas com as de seus clientes.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Entenda o Heijunka e como utilizar essa ferramenta poderosa para elevar o seu negócio!

Se você perguntasse a Taiichi Ohno, o grande responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção e referência mundial em Lean Manufacturing, se ele gostaria que os processos produtivos de sua empresa fossem como uma lebre ou como uma tartaruga, qual você acha que seria a resposta?

Se você pensou prontamente, assim como eu, que seria a lebre, está errado!

Taiichi citou esse exemplo para dizer que os processos de produção devem ser, na verdade, como uma tartaruga. Não entendeu? Vou explicar!

Enquanto a lebre dá "tiros" de alta velocidade e faz intervalos para descansar, a tartaruga permanece em um ritmo constante.

É exatamente nisso que a metodologia just in time, da Toyota, se baseia: um ritmo de produção constante, através do Heijunka (nivelamento da produção), que permite reduzir estoques, produzir com qualidade, aumentar a flexibilidade, entre outros benefícios que veremos adiante.

Já a lebre seria equivalente a um sistema produtivo com alto tempo de setup, que por mais que os processos sejam desempenhados de forma rápida, há um grande desperdício de tempo toda vez que a produção é parada.

Então, bora entender exatamente o que é esse tal de Heijunka, quais são os seus benefícios e como implementar o nivelamento em uma linha de produção.

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O que é Heijunka?

Heijunka é o nivelamento da variedade e da quantidade de itens produzidos em um processo ao longo de um período de tempo.

Esse tipo de nivelamento permite eliminar a variabilidade excessiva da produção, tornando-a mais repetitiva e previsível. Com isso, o Heijunka possibilita identificar as quantidades de matéria-prima e de produtos acabados que são realmente necessárias para se manter no estoque, o que possibilita a redução do número de itens estocados.

Além disso, utilizar o permite reduzir o lead time, aumentar a flexibilidade de resposta ao cliente e tornar a produção mais próxima da demanda real.

Nivelamento


Assim, nivelar a produção é uma forma de minimizar as variações das quantidades produzidas, por meio de uma programação da produção que regula a frequência das atividades de produção, qualidade, expedição e transporte, sincronizando-as com a demanda do cliente.

Produção

8 Benefícios da implementação do Heijunka

  1. Redução na ocupação de armazéns por meio do equilíbrio na utilização de recursos
  2. Redução nos custos por meio da eliminação de desperdícios decorrentes da superprodução
  3. Aumento na flexibilidade de resposta para o cliente, permitindo uma produção mais próxima da demanda real
  4. Mudanças dos pedidos deixam de ser catastróficas. A empresa pode ajustar o seu rumo durante o dia, semana ou mês, gerando menos estresse aos próprios funcionários
  5. Redução do estoque de produtos acabados e de matéria-prima, e consequentemente de lead time
  6. Redução de custos extras com mão de obra e equipamentos, devido à utilização equilibrada dos recursos
  7. Melhora do planejamento, devido à estabilidade e ao conhecimento que se obtém dos processos e
  8. Redução do risco de não vender os produtos, já que a empresa está focada em produzir somente o que o cliente solicita.

Como implementar o Heijunka (nivelar a produção)?

Para começar a utilizar o Heijunka em uma empresa, você deve começar com os produtos que possuem o maior volume de produção e são fabricados com a maior frequência.

Em seguida, é necessário entender de onde vêm as distorções de demanda que se originam dos próprios departamentos da empresa para que estas possam ser eliminadas e o cliente se torne o verdadeiro norteador da produção.

Outro ponto de atenção deve ser o takt time, que deve ser definido e atualizado constantemente no Heijunka. Na Toyota, por exemplo, costuma-se fixar o intervalo de tempo de 6 meses como uma base para o plano de produção.

O tamanho do estoque final de itens também precisa ser estabelecido de forma embasada para atender à demanda e evitar a superprodução.

Além disso, no Heijunka, os tempos de setup devem ser reduzidos para que a empresa possua a flexibilidade necessária para atender a novos pedidos e mudanças nas especificações do cliente. Utilizar pequenos lotes, em vez de lotes maiores, também é uma forma de cumprir com esse objetivo.

Outro fator importante para o sucesso do Heijunka é a padronização das operações e a transição do sistema produtivo empurrado para puxado.

Por fim, os dados do Planejamento e Controle da Produção (PCP) devem ser utilizados e convergidos para manter a produção nivelada.

Exemplo de aplicação do Heijunka

Uma empresa de autopeças produz 4 tipos de produtos que são distribuídos para diversas lojas do segmento. A empresa entrega seus produtos, na maioria dos casos, dentro do prazo estabelecido pelos clientes.

Entretanto, para atender à demandas imprevisíveis, seu processo se apresentava bastante caótico, desde o processo de obtenção de matéria prima até o transporte do produto final.

A falta de materiais para produção das peças era frequente e os custos com transportes emergenciais estavam cada vez mais caros.

Devido a toda essa pressão de trabalho constante, o turnover na empresa era muito elevado, o que resultava na perda de colaboradores muito bons e consequentemente em gastos frequentes com treinamentos extras da equipe.

O produto A leva 20 minutos para ser produzido, já os produtos B e C levam 10 minutos e o D, 40 minutos. A empresa trabalha em apenas 1 turno de produção, das 8 à 16h.

Produção

Assim, a solução dos problemas que a empresa enfrentava foi a aplicação do Heijunka, que resultou na seguinte configuração do sistema produtivo:

Produção Nivelada

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Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

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