Se você perguntasse a Taiichi Ohno, o grande responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção e referência mundial em Lean Manufacturing, se ele gostaria que os processos produtivos de sua empresa fossem como uma lebre ou como uma tartaruga, qual você acha que seria a resposta?
Se você pensou prontamente, assim como eu, que seria a lebre, está errado!
Taiichi citou esse exemplo para dizer que os processos de produção devem ser, na verdade, como uma tartaruga. Não entendeu? Vou explicar!
Enquanto a lebre dá "tiros" de alta velocidade e faz intervalos para descansar, a tartaruga permanece em um ritmo constante.
É exatamente nisso que a metodologia just in time, da Toyota, se baseia: um ritmo de produção constante, através do Heijunka (nivelamento da produção), que permite reduzir estoques, produzir com qualidade, aumentar a flexibilidade, entre outros benefícios que veremos adiante.
Já a lebre seria equivalente a um sistema produtivo com alto tempo de setup, que por mais que os processos sejam desempenhados de forma rápida, há um grande desperdício de tempo toda vez que a produção é parada.
Então, bora entender exatamente o que é esse tal de Heijunka, quais são os seus benefícios e como implementar o nivelamento em uma linha de produção.
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Heijunka é o nivelamento da variedade e da quantidade de itens produzidos em um processo ao longo de um período de tempo.
Esse tipo de nivelamento permite eliminar a variabilidade excessiva da produção, tornando-a mais repetitiva e previsível. Com isso, o Heijunka possibilita identificar as quantidades de matéria-prima e de produtos acabados que são realmente necessárias para se manter no estoque, o que possibilita a redução do número de itens estocados.
Além disso, utilizar o permite reduzir o lead time, aumentar a flexibilidade de resposta ao cliente e tornar a produção mais próxima da demanda real.
Assim, nivelar a produção é uma forma de minimizar as variações das quantidades produzidas, por meio de uma programação da produção que regula a frequência das atividades de produção, qualidade, expedição e transporte, sincronizando-as com a demanda do cliente.
Para começar a utilizar o Heijunka em uma empresa, você deve começar com os produtos que possuem o maior volume de produção e são fabricados com a maior frequência.
Em seguida, é necessário entender de onde vêm as distorções de demanda que se originam dos próprios departamentos da empresa para que estas possam ser eliminadas e o cliente se torne o verdadeiro norteador da produção.
Outro ponto de atenção deve ser o takt time, que deve ser definido e atualizado constantemente no Heijunka. Na Toyota, por exemplo, costuma-se fixar o intervalo de tempo de 6 meses como uma base para o plano de produção.
O tamanho do estoque final de itens também precisa ser estabelecido de forma embasada para atender à demanda e evitar a superprodução.
Além disso, no Heijunka, os tempos de setup devem ser reduzidos para que a empresa possua a flexibilidade necessária para atender a novos pedidos e mudanças nas especificações do cliente. Utilizar pequenos lotes, em vez de lotes maiores, também é uma forma de cumprir com esse objetivo.
Outro fator importante para o sucesso do Heijunka é a padronização das operações e a transição do sistema produtivo empurrado para puxado.
Por fim, os dados do Planejamento e Controle da Produção (PCP) devem ser utilizados e convergidos para manter a produção nivelada.
Uma empresa de autopeças produz 4 tipos de produtos que são distribuídos para diversas lojas do segmento. A empresa entrega seus produtos, na maioria dos casos, dentro do prazo estabelecido pelos clientes.
Entretanto, para atender à demandas imprevisíveis, seu processo se apresentava bastante caótico, desde o processo de obtenção de matéria prima até o transporte do produto final.
A falta de materiais para produção das peças era frequente e os custos com transportes emergenciais estavam cada vez mais caros.
Devido a toda essa pressão de trabalho constante, o turnover na empresa era muito elevado, o que resultava na perda de colaboradores muito bons e consequentemente em gastos frequentes com treinamentos extras da equipe.
O produto A leva 20 minutos para ser produzido, já os produtos B e C levam 10 minutos e o D, 40 minutos. A empresa trabalha em apenas 1 turno de produção, das 8 à 16h.
Assim, a solução dos problemas que a empresa enfrentava foi a aplicação do Heijunka, que resultou na seguinte configuração do sistema produtivo:
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.
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