CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Antes de prosseguirmos com a leitura deste artigo, eu quero compartilhar algo com você…
O que é Lean Seis Sigma?
Por que é importante fazer um bom projeto Lean Seis Sigma?
O que é fundamental para definir um projeto Lean Seis Sigma?
5 dicas imperdíveis para desenvolver seu projeto Lean Seis Sigma
Faça o download do Termo de Abertura do Projeto em Lean Seis Sigma.
Conheça as falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma

Conheça 5 dicas valiosas para o desenvolvimento de um projeto Lean Seis Sigma

Veja como as 5 dicas podem te ajudar a escolher os melhores caminhos para o desenvolvimento do seu primeiro projeto Lean Six Sigma.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça 5 dicas valiosas para  o desenvolvimento de um projeto Lean Seis Sigma

Atualmente, a definição de problema tornou-se, por conta do cenário de alta competitividade, muito mais convidativa. O pulo do gato está em encarar o problema como uma oportunidade! Assim, a motivação da equipe e de toda a companhia para conquistá-la torna-se maior.

Você já parou para pensar na complexidade de processos, produtos, fornecedores, colaboradores e clientes que as empresas possuem? A relação entre eles e a performance de cada um pode ser medida através de indicadores de desempenho, correto?

Agora imagine elevar todo este desempenho ao limite, o que aconteceria?

Com certeza, a empresa que alcançasse esse feito não teria qualquer problema em crescer de maneira exponencial e constante no mercado, chegando assim, cada vez mais, na sustentabilidade de seus negócios e segmentos.

Só que para se aproximar desse alvo é necessário adotar uma estratégia - atualmente, o método que percebemos um maior aproveitamento e vem sendo muito difundido é o projeto Lean Seis Sigma.

Essa é uma metodologia de melhoria contínua que, através do projeto Lean Seis Sigma, busca aumentar o desempenho e o resultado final da empresa com exatidão, ou seja, atacando onde as oportunidades mais importantes se encontram.

Vou te dar um exemplo para que as coisas fiquem mais claras: não adianta nada melhorar a capacidade de produção do setor B de uma empresa de 70 para 100 unidades por hora, se o seu antecessor, o setor A, opera em seu limite com capacidade de produzir apenas 30 unidades por hora.

O foco no resultado final para o desenvolvimento do projeto Lean Seis Sigma é crucial para obter o retorno mais vantajoso possível.

Antes de prosseguirmos com a leitura deste artigo, eu quero compartilhar algo com você…

Confira o nosso Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma e inicie já os seus projetos!

O Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma, também chamado de Project Charter, é o documento que formaliza o início de um projeto quando autorizado pelo patrocinador e/ou cliente do projeto. Todas as informações do projeto estão contidas nesse documento de forma macro, sendo essas: orçamento, prazo, premissas, riscos, principais entregas, equipe e descrição do objetivo do projeto.

No cenário de crise econômica, as empresas tem apostado muito em projetos Lean Seis Sigma para redução de custos e melhoria de seus processos, seja em uma indústria ou empresa de serviço. Portanto, comece com o pé direito utilizando nosso arquivo e tenha bons projetos!

Ficou interessado? Comece já e baixe o arquivo que te ajudará a dar o ponta pé inicial na sua carreira Six Sigma!

Termo de abertura para um projeto Lean Seis Sigma


Voltando à nossa leitura...

Para descobrir de fato onde as principais e mais rentáveis oportunidades estão - além de várias outras importantes observações para se atentar antes e durante o desenvolvimento de um projeto -, listei alguns bons caminhos para serem levados em conta. Vamos conhecê-los?

O que é Lean Seis Sigma?

É uma metodologia que engloba o conceito de Lean Manufacturing, ou seja, a busca por uma produção enxuta por meio da melhoria de processos e eliminação de desperdícios ao conceito de Seis Sigma, que, por meio de dados estatísticos, busca redução de custos, aumento da satisfação do cliente, otimização de produtos e processos no sistema de produção.

Por que é importante fazer um bom projeto Lean Seis Sigma?

Um projeto Lean Seis Sigma de qualidade é de extrema importância para o alcance de metas estratégicas de uma empresa, contribuindo assim para o aumento da satisfação dos clientes.

Em primeiro lugar, é necessário capacitar as pessoas envolvidas na metodologia Lean através de treinamentos e workshops específicos. Dessa forma, há uma grande chance do projeto gerar impacto para a melhoria do desempenho dentro da organização.

Cada empresa possui uma realidade específica e é válido analisar de forma crítica essas especificidades ao escolher um projeto Lean Six Sigma.

O que é fundamental para definir um projeto Lean Seis Sigma?

Para definir um projeto Lean Seis Sigma é necessário possuir dados confiáveis, metas bem determinadas, ganhos financeiros e comprometimento da equipe. Lembrando que as metas podem ser audaciosas, mas precisam ser viáveis.

Além disso, é muito importante observar o tempo, os projetos devem ter uma data de início e término e esse prazo precisa ser cumprido, normalmente duram de 4 a 5 meses. Caso aconteça situações inesperadas, o escopo do projeto pode ser alterado.

5 dicas imperdíveis para desenvolver seu projeto Lean Seis Sigma

Agora que você entendeu a importância de executar um projeto Lean Seis Sigma de qualidade, vamos conhecer as 5 principais dicas que garantirão o sucesso tão esperado. Então, pegue um papel e uma caneta e se prepare para absorver os direcionamentos que veremos a seguir:

1. Dê preferência a clientes, operações ou produtos críticos

Como descobrimos logo acima, com o exemplo dos setores A e B, o foco deve ser sempre no resultado final - só assim uma empresa pode alcançar maior vantagem competitiva diante de seus concorrentes.

Para identificar os processos chave e descobrir como flui o valor em suas operações, você pode adotar uma ferramenta enxuta chamada Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM).

O projeto Lean Seis Sigma possibilita essa abrangência de aplicação, não é à toa que qualquer setor de uma companhia pode adotá-lo, desde as áreas de Marketing e TI até Produção e Manutenção, por exemplo.

Também é bom deixar claro: retorno financeiro, às vezes, não deve ser o único foco. Por exemplo, áreas como Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, mesmo que não colaborem diretamente nos resultados financeiros, são essenciais para manter colaboradores, clientes, fornecedores e todos os demais envolvidos satisfeitos com o nível de atenção e comprometimento que a empresa também tem com isso.

2. Avalie o histórico de dados e informações iniciais

Durante a elaboração do escopo do projeto Lean Seis Sigma, busque avaliar de antemão se o sistema de dados e de informações utilizado é confiável. Imagina chegar ao final do seu projeto e descobrir que os dados utilizados para decisões não eram verdadeiros. Isso pode se tornar um problemão, hein?

A ferramenta estatística utilizada para garantir que informações utilizadas em seu projeto Lean Seis Sigma sejam coerentes chama-se Análise do Sistema de Medição (MSA). Não custa nada verificar com antecedência se o projeto possui um adequado banco de dados e de informações, não é mesmo?

3. Estabeleça quais serão as métricas de desempenho

Métricas de desempenho são os populares KPI’s (Indicadores Chave de Performance). Nesta etapa, vale usar qualquer métrica que te permita, ao final do seu projeto, comparar os resultados antes e depois. Os indicadores 6 Sigma, CPK e OEE são muito comuns no ambiente industrial.

4. Opte por projetos que sejam viáveis para seu tempo de conclusão

Projetos de Green Belt, em geral, duram de 4 até 6 meses, enquanto de Black Belt até 8 meses. Você pode ficar com a seguinte dúvida: então, eu não posso adotar um projeto com duração estimada maior que 1 ano?

Não é o que o programa Lean Seis Sigma recomenda. Ele prefere atuar de modo intenso e preciso para obter o retorno mais breve possível sobre o investimento realizado, já que projetos extensos podem ser divididos em vários projetos menores.

Esse talvez seja um dos valiosos motivos de tanto sucesso da metodologia, dessa maneira, a equipe designada como responsável por conquistar a meta do projeto se mantém mais unida e engajada.

5. Conquiste a confiança de quem irá patrocinar o projeto

Todo projeto em Lean Seis Sigma conta com um patrocinador da área envolvida. O termo em inglês comumente usado pelo programa chama-se Sponsor.

Esse profissional é responsável por garantir que problemas de relacionamento e necessidades de investimento sejam resolvidos o mais rápido possível, não impactando nos prazos de entrega de cada etapa do projeto.

É muito importante conquistar a confiança do patrocinador designado para seu projeto, já que é ele quem vai ajudá-lo com problemas hierárquicos e de comunicação - se houver tais necessidades, obviamente. Para conquistar essa confiança, demonstrar autoridade no assunto e sempre revelar de antemão os ganhos que ele terá em seu setor pode ajudar.

Faça o download do Termo de Abertura do Projeto em Lean Seis Sigma.

Se, depois de considerar todas as 5 dicas aqui contempladas neste artigo, você quiser começar o desenvolvimento de um projeto em Lean Seis Sigma, você pode fazer o download do Termo de Abertura do Projeto. Através desse documento, você e sua equipe poderão concentrar as informações mais relevantes que devem ser conhecidas!

Conheça as falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma

Você gostaria de reconhecer as possíveis falhas no envolvimento e comprometimento gerencial?

Um projeto Seis Sigma pode falhar em vários pontos, porém, nós da Voitto conseguimos sintetizá-los em alguns momentos específicos, para que você saiba como prevenir-se em cada etapa do seu projeto!

No nosso ebook As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma, você encontrará listas com as falhas mais comuns em cada uma dessas etapas chaves do projeto.  Além disso, contará com um manual de como evitar a ocorrência de tais falhas na implementação do programa.

É uma grande oportunidade para você se aprimorar. Está esperando o que? Clique botão abaixo e baixe agora!

As falhas mais comuns na implementação do Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.