ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Excel e para que ele Serve?
Oportunidade de Sucesso!
Para que Serve o Histograma no Excel?
Como Fazer um Histograma no Excel?
Histograma no Excel - Exemplo
Formatando um Histograma no Excel
Nos conta algo...

Histograma no Excel: Descubra o que é e o Passo a Passo para Criá-lo de Maneira Assertiva

Descubra de forma prática, o que é Histograma no Excel, quais suas funções analíticas, passo a passo para criá-lo e ainda, um exemplo prático!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Histograma no Excel: Descubra o que é e o Passo a Passo para Criá-lo de Maneira Assertiva

Histograma é um tipo de representação gráfica de uma série de dados baseada em categorias. E disso, você provavelmente já sabia, não é mesmo?

Mas e como fazer um Histograma no Excel? É esse assunto que abordaremos durante esse artigo.

Com esse post, além de aprender a criar um histograma no Excel, você também irá aprender a formatá-lo de maneira simples para exibir em um dashboard, por exemplo.

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Excel e para que ele serve?
  • Para que serve o Histograma no Excel?
  • Como fazer um Histograma no Excel?
  • Histograma no Excel - Exemplo
  • Formatando um Histograma no Excel

Vamos à leitura?

O que é Excel e para que ele Serve?

Excel é um software matemático desenvolvido pela Microsoftque permite ao seu usuário ter um controle total sobre qualquer tipo de planilha, além de muito utilizado durante as rotinas de gestão, o mesmo ainda oferece uma vasta biblioteca matemática, com diversas formulações, possibilitando até mesmo a plotagem de gráficos.

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder essa oportunidade!

Oportunidade de Sucesso!

Então, está preparado? Vamos lá! Separei a primeira aula sobre histograma do nosso curso para você.

Para que Serve o Histograma no Excel?

Os histogramas permitem uma identificação rápida da dimensão da quantidade de elementos em cada categoria definida. Ou seja, uma distribuição de frequências.

São mais comuns os histogramas de intervalos regulares, mas as categorias podem ser definidas como for mais conveniente para o caso abordado.

O assistente de histograma recebe uma série de dados com os valores e outra com os extremos dos intervalos que definirão as classes.

Com isso, já se monta uma tabela contendo a quantidade de valores em cada intervalo. Ele também tem uma opção para gerar o gráfico associado a esta nova tabela.

Então, vamos colocar  a mão na massa e criar um Histograma no Excel?

Como Fazer um Histograma no Excel?

Primeiramente, deve-se acessar nas ferramentas de análise o histograma no Excel. Para isso, vá até a opção Análise de Dados, onde temos a seguinte janela.

Caso essa função não esteja disponível para você, é preciso ativar o suplemento do Excel correspondente. Para isso, vá em Arquivo > Opções > Suplementos > Ir, e ative a opção "Ferramentas de Análise".

Passo 1 para histograma: Ativar o suplemento do excel


Devemos então, preencher alguns dados para gerar o histograma no Excel.

No intervalo de Entrada, selecione o intervalo que contém os dados, já no intervalo do bloco, selecione o intervalo que possui a quantidade e os valores das classes.

A caixa Rótulos serve apenas para avisar ao Excel se você selecionou o título da tabela na coluna de dados.

Se você selecionou todos os dados, incluindo o título, marque essa opção, pois o programa desconsidera a primeira célula selecionada. Se selecionou apenas dados, não marque essa opção.

Em intervalos de saída selecione onde quer que seus resultados apareçam.

As demais opções são complementares à análise. No nosso caso, marque apenas a opção Resultado do Gráfico. Será gerado um gráfico de colunas e pouparemos tempo para criar o histograma.

Nas versões mais atuais do Excel, caso o campo "Intervalo do bloco" não seja selecionado, o programa calcula um intervalo automático e aplica aos dados.

Caso opte por essa opção, o trabalho é ainda mais fácil, basta apenas selecionar os dados e solicitar o aparecimento do gráfico.

Caso a determinação do intervalo dos blocos seja necessária, isso pode ser feito manualmente.

Boas práticas estatísticas recomendam uma quantidade de intervalos igual à raiz quadrada do tamanho da amostra.

Histograma no Excel - Exemplo

Imagine que um engenheiro de processo pretende analisar a variabilidade do tempo de processamento de uma máquina. Para tal, foram recolhidos os dados da tabela abaixo.


Dados da tabela para execução do histograma

Formatando um Histograma no Excel

Outro ponto a se considerar é em relação ao gráfico do histograma. Ele não está apresentado da forma adequada, pois existem espaços em branco entre os dados de frequência.

Na verdade, essa representação é um gráfico de barras que o Microsoft Excel erroneamente chama de histograma. Vamos agora consertar o gráfico?

Clique com o botão direito do mouse sobre a série de dados e vá em Formatar Série de Dados. No campo selecionado abaixo "Largura do Espaçamento" está o valor do espaçamento entre as séries. Traga esse valor para zero, alcançando o item Sem Intervalo. Você verá que o espaçamento foi anulado e as séries estão coladas.

Como formatar seu histograma no excel

Mudança da formatação do histograma do excel


O histograma agora está quase finalizado. Basta agora formatar adequadamente os valores dos intervalos dos blocos, que estão muito confusos. Não é mesmo?

Uma das formas é agir diretamente na pequena planilha de dados, alterando os valores para uma casa decimal, por exemplo. O resultado final é o que segue.

Histograma no excel

Nos conta algo...

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

Clique aqui e saiba mais!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Power Bi Aplicado A Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.