A Hyundai Motor Company é uma multinacional coreana que produz automóveis e foi fundada em 1967 pelo conglomerado Hyundai Engineering and Construction Company.
No Brasil, a montadora ergueu sua fábrica própria em 2012 na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo, possuindo uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano.
Os modelos produzidos no país são HB20, HB20X, HB20S e toda a família do SUV Creta.
Recentemente, a companhia afirmou que está acelerando a produção de carros elétricos e a hidrogênio. E, para isso, reduzirá em 50% a produção de carros a combustão.
Mas, como de fato funcionam os carros elétricos e porque a Hyundai tomou essa decisão? É o que vamos descobrir agora, por meio dos tópicos abaixo:
Preparado(a)? Então vamos lá!
Os carros elétricos, basicamente, são aqueles movidos a eletricidade e surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos que são movidos a combustão de combustível fóssil (petróleo, gás e carvão).
Funcionam a partir de quatro componentes: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.
A bateria é recarregável e pode ser recuperada de maneira semelhante aos eletrônicos que temos em casa, seja em um local especial nos postos de gasolina ou até na própria garagem.
O inversor é quem vai converter a corrente elétrica contínua em alternada, que é levada até o motor de indução.
Dessa forma, a eletricidade acionará o motor que, por sua vez, fará as rodas se moverem.
Os carros elétricos não emitem ruídos nem geram poluentes e são uma vantagem econômica, visto que, em vez da energia ser desperdiçada em forma de calor, ela retorna para a bateria.
A produção em massa dos carros elétricos ainda é limitada pelo fato de serem muito caros, mas são todas essas características que os fazem ser a grande aposta para a locomoção no futuro!
Inclusive, a Hyundai tem como objetivo a eletrificação completa de seus carros até 2040. Vamos entender melhor como está acontecendo esse processo na companhia?
A Hyundai reduzirá o número de modelos a combustão em 50% a fim de aumentar seus recursos para investir nos veículos elétricos.
Dessa forma, para obter 10% de participação no mercado global de elétricos, a companhia tem como meta vender 1 milhão desses veículos por ano até 2025, além de ter o objetivo de possuir eletrificação completa até 2040.
Segundo a empresa, que é um dos dez maiores grupos automotivos do mundo, esta é uma decisão importante, porque a companhia possui uma das maiores gamas de tecnologia de motores e transmissões da indústria.
Dessa forma, o grupo concluirá a elaboração da estratégia de mudança de todos os seus modelos para a propulsão elétrica nos próximos seis meses.
Com o intuito de produzir carros elétricos tão potentes como aqueles à combustão que conhecemos, as empresas têm testado diversas abordagens. Dentre elas, podemos citar:
O Veículo Elétrico Híbrido, como o próprio nome já diz, é aquele que marca a transição entre o carro à combustão e o movido a eletricidade.
Mas, ele gasta muito menos gasolina que os modelos tradicionais, por buscar mesclar as duas condições visando maior eficiência.
Este tem um conceito bem parecido com o anterior. No entanto, possui a possibilidade de ser recarregado de maneira externa.
Então, o carro pode se movimentar sem o uso de combustível até a carga acabar.
Este é o veículo totalmente elétrico e o grande objetivo das montadoras.
O maior desafio nos seus testes e produção é encontrar um equilíbrio entre sua potência e o peso da bateria.
Neste veículo, é adicionado hidrogênio nas células de combustível.
Então, uma reação química que produz apenas água e calor acontece, sendo a energia necessária para o movimento do veículo.
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!