O que é lixo eletrônico?
Categorias do Lixo Eletrônico
Reciclagem do Lixo Eletrônico
Onde descartar o lixo eletrônico
Maiores produtores de lixo eletrônico no mundo
Lixo Eletrônico no Brasil
Pronto para entrar na guerra contra o e-lixo?

Aprenda a descartar o lixo eletrônico e quais seus impactos no mundo

Entenda os impactos do lixo eletrônico (REEE) em nosso planeta, como você pode influenciar na mudança desse desastre e a forma correta de descartar o e-lixo.

Anna Carolina Dalalana
Por: Anna Carolina Dalalana
Aprenda a descartar o lixo eletrônico e quais seus impactos no mundo

Um dos grandes desafios da sociedade atual é harmonizar o crescimento tecnológico à preservação do meio ambiente. Nesse contexto, o lixo eletrônico têm se tornado um problema cada vez mais evidente.

O Global E-Waste Monitor 2020, um relatório global sobre lixo eletrônico com a parceria da ONU, anunciou que em 2019 houve um recorde de descarte de 53,6 milhões de lixo eletrônico, sendo reciclada apenas 17,4% desse valor.

Se você quer saber mais o que é e-lixo, conhecer suas categorias, descobrir como descartar e como está o cenário no Brasil e no mundo, segue comigo.

A informação é a alma da mudança! Faça parte dela e ajude a melhorar o cuidado com nosso meio ambiente.

Neste artigo veremos:

  • O que é Lixo Eletrônico?
  • Categorias do Lixo Eletrônico;
  • Reciclagem do Lixo Eletrônico;
  • Onde descartar o Lixo Eletrônico?
  • Maiores produtores de lixo eletrônico no mundo;
  • Lixo Eletrônico no Brasil.

Para iniciar nossa jornada de conhecimento vamos começar descobrindo o que é o lixo eletrônico e suas categorias.

O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico ou e-lixo, também conhecidos como Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), são os dispositivos eletroeletrônicos descartados por seus donos, como celulares, computadores, TVs, máquinas de lavar louça e geladeiras.

O abandono desses equipamentos aumentam a cada ano, principalmente pelo estímulo da obsolescência programada elaborada pelas próprias fabricantes para estimular vendas de produtos novos todos os anos.

Por isso vamos te mostrar as categorias do e-lixo para que você esteja por dentro de quais dispositivos deve dar atenção especial para o descarte correto.

Mas antes vamos te dar uma dica! A metodologia Lean Six Sigma é um pilar muito forte na busca de equipes de excelência e da redução de desperdícios.

Saber reciclar, reaproveitar e estar preparado para soluções rápidas têm sido fundamental no mercado de trabalho.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Categorias do Lixo Eletrônico

O lixo eletrônico pode ser dividido em quatro categorias principais, sendo em relação ao seu tamanho e sua aplicação. Vale ressaltar que o processo de coleta e reciclagem também varia de acordo com cada categoria. Vamos conhecê-las!

1. Grandes Equipamentos

Como o nome já diz, pertencem a esta categoria os equipamentos de grande porte como geladeiras, máquinas de lavar, microondas, freezers, fogões, TVs, etc.

2. Pequenos equipamentos e eletroportáteis

Esta categoria engloba equipamentos como câmeras digitais, batedeiras, secadores de cabelo, calculadoras, aspiradores de pó e outros eletroportáteis.

3. Equipamentos de informática e telefonia

Com a revolução digital essa categoria tem sido a maior vilã no crescimento do lixo eletrônico mundial. É formado por celulares, computadores, impressoras, tablets, monitores e outros.

4. Pilhas e baterias portáteis 

Por último mas não menos importante e como o nome já diz a última categoria representa as pilhas de todos os modelos (AA, AAA, recarregáveis) e baterias portáteis.

Agora que você conhece as categorias do lixo eletrônico, vamos descobrir mais sobre sua reciclagem.

Reciclagem do Lixo Eletrônico

Grande parte dos descartes de lixo eletrônico são feitos de forma irregular, em lixos comuns, o que gera uma crescente preocupação com a contaminação do meio ambiente e também em relação à saúde de animais e pessoas.

As baterias e alguns componentes eletrônicos presentes em celulares, tablets e outros equipamentos eletroeletrônicos possuem metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, além de outros elementos tóxicos que devem ser tratados para não causar danos ao ambiente e à saúde.

Há também materiais nobres como ouro, platina, prata e cobre que são raros e difíceis de ser encontrados na natureza.

Por isso, destinar os e-lixos para o descarte correto permite a reciclagem dos materiais nobres e o tratamento dos elementos tóxicos.

Além da preocupação com o meio ambiente, a reciclagem do e-lixo também permite a produção de diversos outros materiais. Um exemplo atual são as medalhas que serão entregues na Olimpíada no Japão de 2020. Todas foram criadas a partir do e-lixo. Pilhas usadas também podem ser convertidas em pigmentos para vidros, tintas e fogos de artifício.

Agora que você já sabe a importância de reciclar os equipamentos eletroeletrônicos, vamos te dar dicas de onde fazer o descarte correto.

Onde descartar o lixo eletrônico

Muitas pessoas acabam fazendo o descarte incorreto dos lixos eletrônicos por desinformação. Por isso vamos mostrar algumas opções para que essa ação seja feita da melhor forma possível. Temos duas sugestões principais:

  • Aparelho funcionando: Se seu aparelho ainda estiver em boas condições de uso, você pode doá-lo para outra pessoa, amigo, familiar ou até uma instituição. Pode também realizar a venda do mesmo em páginas de vendas de itens usados, assim você ainda consegue reunir dinheiro para outra compra.
  • Aparelho com defeito: Se seu aparelho está com defeito ou não tem mais condições de uso entre em contato com o fabricante para que ele faça a logística reversa do seu equipamento. Outra opção é buscar postos de coleta de e-lixo. Em quase todas as cidades é possível encontrar um ponto de recolhimento.

Maiores produtores de lixo eletrônico no mundo

Segundo estudos da ONU, China, Estados Unidos e Índia são os maiores produtores de lixo eletrônico. Os três países são responsáveis por quase 38% do e-lixo produzido em 2019.

Vale ressaltar que neste mesmo estudo, foi observado que 98 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram liberados na devido a reciclagem incorreta de geladeiras e ar condicionados em processos "não documentados", uma verdadeira ameaça para o aquecimento global.

Infelizmente no Brasil, os números também têm sido surpreendentes mas o país tem buscado formas de incentivar o descarte correto e a regulamentação da logística reversa. Vamos ver mais em nosso próximo tópico.

Lixo Eletrônico no Brasil

Devido ao grande avanço do descarte de lixo eletrônico no Brasil, com consequências devastadoras para o meio ambiente, o governo brasileiro tem fechado parcerias para em todo o país, buscando evitar o acúmulo do e-lixo em aterros e lixões.

Além disso, temos uma legislação específica para tratar do descarte do lixo eletrônico.

De acordo com o Artigo 33 da Lei Nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) os fabricantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Assim, as fabricantes são responsáveis por recolher e separar os componentes, além de fazer a destinação adequada para cada um deles, seja para a reciclagem, reaproveitamento ou aterros especiais.

Faça sua parte também! Utilize os pontos de coleta corretos para descartar seu lixo eletrônico.

Pronto para entrar na guerra contra o e-lixo?

A cada dia somos envoltos em mais tecnologias. O mundo tem evoluído e crescido de forma exponencial e precisamos estar preparados para saber lidar de forma rápida com os desafios que surgem.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Anna Carolina Dalalana

Anna Carolina Dalalana

Grad. em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi bolsista CNPQ para desenvolvimento de plataforma embarcada para aplicações biomêdicas por meio amplificação de movimento em imagem e voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itajubá desenvolvendo projetos de aquecedores solares de baixo custo para implementação em instituições de caridade. Green Belt em Lean Seis Sigma. Foi estagiária de Desenvolvimento de Produtos da aviação comercial da Embraer S.A., trabalhando diretamente com ensaios de sistemas aviônicos em laboratórios de simulação e no desenvolvimento de um projeto na área de Inteligência Artificial para detecção de falhas utilizando reconhecimento de imagem em testes automáticos. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.