A transformação digital envolve uma série de mudanças dentro das empresas. Entenda como o conceito impacta em campanhas de marketing e nas vendas.
O termo “transformação digital” não é novo, mas está mais em alta do que nunca.
Estima-se que em 2022 os gastos globais com ações de TDl devam alcançar US$ 1,8 trilhões, e até 2025, este número pode chegar em US$ 2,8 trilhões.
Outros dados demonstram que cerca de 45% das empresas brasileiras já estão implementando alguma ação voltada à TD, enquanto aproximadamente 30% delas estão formulando uma estratégia, e apenas 1,9% ainda não tem nenhum plano relacionado ao assunto.
Ou seja, as empresas que não começarem a adotar este processo, com certeza ficarão para trás. Acompanhe este conteúdo para entender mais sobre:
Vamos lá?
Transformação Digital (TD) trata-se de um processo comumente utilizado nas empresas, que coloca a tecnologia no centro de todas as suas atividades.
No entanto, muitos empreendedores pensam que apenas implementar um software em seu negócio, por exemplo, já significa um passo para se transformar digitalmente.
Contudo, a realidade é que o conceito de “transformação digital” vai além disso.
Este processo envolve não só o uso de tecnologias, mas também uma mudança de mindset e de cultura organizacional.
Isso significa que mais do que contratar o software, como foi exemplificado, é necessário que todos os envolvidos neste processo, independente do seu nível hierárquico dentro da empresa, entendam o porquê disso estar acontecendo, e saibam como utilizar essa tecnologia a favor da empresa.
Por isso, ao pensar em se transformar digitalmente, o principal é treinar e alinhar líderes e colaboradores sobre todas as novas estratégias que serão utilizadas.
A transformação digital no marketing das empresas ajuda os profissionais a criarem campanhas cada vez mais eficientes.
Isso porque, é possível coletar dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores na internet, os assuntos mais comentados e as campanhas com mais engajamento.
Além disso, você consegue acompanhar de perto o que seus concorrentes estão fazendo para se promover, e aproveitar os insights de falhas e acertos para ganhar vantagem competitiva.
A automação de marketing é essencial durante o processo de TD nas empresas.
Com a automação de campanhas, você consegue criar estratégias para os mais diversos canais: e-mail, redes sociais, sites, blogs e landing pages.
Além disso, é possível programar seus disparos, otimizá-las para SEO, e principalmente, monitorar e coletar dados de todos os indicadores que estão relacionados aos objetivos que se deseja alcançar.
Isso faz com que as empresas economizem tempo e dinheiro com campanhas que não geram engajamento e os resultados esperados, e passem a investir no que realmente dá certo.
Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.
Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!
Hoje em dia não faz mais sentido usar as técnicas tradicionais de vendas.
Isto é, aquelas práticas invasivas que fazem os consumidores desistirem de ter uma conversa amigável com os vendedores.
Implementando processos de transformação digital você consegue melhorar não só o volume de vendas, mas também a qualidade da experiência de compra proporcionada ao cliente.
Usar um CRM de vendas é o primeiro passo para as empresas que querem melhorar processos junto aos seus clientes.
Este tipo de software permite que você crie seu próprio funil de vendas, qualifique e segmente leads, e ofereça atendimentos cada vez mais personalizados, conforme as necessidades e etapas do funil em que cada um se encontra.
Todos os atendimentos ficam registrados no seu CRM, permitindo que as equipes de vendas saibam exatamente quando contatar um prospect, bem como quais serão as abordagens mais eficientes para este potencial cliente.
Muitos empreendedores pensam que a transformação digital é um bicho de sete cabeças e impossível de ser implementada em um negócio que já está em andamento.
Mas, isso não é verdade. Todas as empresas podem, e precisam, ter a oportunidade de se transformar digitalmente para colher os benefícios da tecnologia.
Isso é crucial para o crescimento sustentável desses negócios, e por consequência, para o desenvolvimento da economia do país.
Para que tudo isso seja possível, é indispensável que os tomadores de decisão das empresas tenham conhecimento sobre as mais diversas ferramentas disponíveis no mercado.
Isso porque, com tantas soluções lançadas para diferentes modelos de negócios, com as análises certas, com certeza você encontrará a ferramenta ideal para os seus processos.
Pensando nisso, surgiu a plataforma B2B Stack, um portal de busca e avaliação de softwares que reúne mais de 23 mil ferramentas e mais de 9 mil avaliações de usuários reais.
Até então, a contratação de um software baseava-se em muitas buscas na internet, conversas com vendedores e indicações de conhecidos.
No entanto, este método era falho, uma vez que era necessário disponibilizar muito tempo para essas pesquisas, e depois, confiar na conversa do vendedor.
Hoje, a B2B Stack consegue dar voz e proporcionar mais autonomia e otimização de tempo aos seus mais de 400 mil usuários mensais, que contam com muitas funcionalidades para encontrarem o software B2B ideal.
No portal B2B Stack você encontra milhares de softwares devidamente organizados em dezenas de categorias e subcategorias:
E muito mais!
Você consegue consultar preços, funcionalidades, média de avaliação dos softwares, principais alternativas à ele, e ver telas e vídeos do sistema em funcionamento.
Quando necessário, você pode usar um comparador de softwares para comparar funcionalidades e outras particularidades entre soluções da mesma categoria.
Você também pode contar qual é a dor do seu negócio respondendo a algumas perguntas, para que a inteligência artificial da plataforma possa cruzar suas necessidades com os softwares mais indicados para solucionar esses problemas e fazer recomendações.
E se você se interessar por uma ferramenta, pode solicitar o contato dos desenvolvedores direto pelo portal para tirar mais dúvidas e agendar demonstrações.
Do lado das empresas desenvolvedoras de softwares, o portal B2B Stack funciona como uma plataforma SaaS que entrega dados e informações ricas sobre leads interessados em contratar uma solução.
Além disso, é um ambiente onde os desenvolvedores podem engajar seus clientes para tornarem-se defensores da sua marca através de avaliações sinceras.
As reviews, ou avaliações, são hoje as principais fontes para conquistar consumidores que estão próximos a tomar uma decisão de compra.
Pesquisas indicam que a maioria dos consumidores brasileiros consideram as reviews de outros compradores como meios mais confiáveis para saber opiniões antes de comprarem um produto.
O diferencial do portal B2B Stack, portanto, é dar voz a comunidade de usuários reais de softwares, para que possam contar como foi sua experiência na utilização de uma solução.
Os usuários podem dizer em suas reviews o que mais gostaram, o que menos gostaram e os problemas que resolveram com sua utilização.
Essas opiniões são fundamentais para que outros usuários saibam a reputação de uma empresa e consigam escolher os softwares mais adequados para suas demandas.
E não pode faltar também o reconhecimento para as empresas desenvolvedoras de softwares B2B que fizeram bons trabalhos.
O evento B2B Awards, realizado todos os anos, tem como objetivo premiar os softwares mais bem avaliados durante o ano com o selo de líder de categoria, servindo como oportunidade para as empresas demonstrarem sua autoridade no mercado.
Neste conteúdo você aprendeu o que é transformação digital e como o uso da tecnologia influencia positivamente nas campanhas de marketing e nas vendas.
Contar com as ferramentas ideais para cada processo, assim como desenvolver um mindset orientado a dados para tomar qualquer decisão no ambiente corporativo, são estratégias que têm funcionado em muitas empresas que estão se transformando digitalmente.
Redução de custos, assertividade em campanhas e melhora na qualidade das vendas são apenas algumas das vantagens de um novo modelo de negócio, focado em tecnologias para aprimorar processos.
Portanto, conte com o portal B2B Stackpara começar, ou continuar, a transformação digital na sua empresa, ganhe vantagem competitiva e acompanhe todas as mudanças exigidas pelo mercado!
Além disso, você pode também ficar de olho no curso da Voitto sobre Transformação Digital para Engenheiros.
O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!
Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!
Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!