O que é Inclusão Digital?
Os 5 principais benefícios da Inclusão Digital!
Quais são os desafios da Inclusão Digital no Brasil?
Como promover a Inclusão Digital?
Esteja incluso na cultura digital e transforme sua carreira!

Saiba quais são os desafios da Inclusão Digital e como é possível promovê-la!

Entenda o que é a inclusão digital e como democratizar o acesso da população à internet promovendo uma melhor qualidade de vida para todos.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Saiba quais são os desafios da Inclusão Digital e como é possível promovê-la!

Nos dias atuais vem se falando muito sobre a inclusão digital, já que, com a transformação digital e o avanço das tecnologias, o mundo tem se desenvolvido, e não há vantagem alguma em ser privado dessa evolução.

Por conta disso, neste artigo vamos te explicar a fundo do que se trata esse conceito, de forma que você entenda a importância da democratização do acesso aos serviços digitais nos seguintes tópicos:

  • O que é Inclusão Digital?
  • Os 5 principais benefícios da Inclusão Digital! 
  • Quais são os desafios da Inclusão Digital no Brasil?
  • Como promover a Inclusão Digital?

O que é Inclusão Digital?

A inclusão digital é definida como um esforço para garantir que todas as pessoas possuam acesso às chamadas tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

Esse esforço é feito pois, quando um indivíduo é incluído digitalmente, tende a ter uma melhoria em sua qualidade de vida, já que há um ganho de tempo quando se faz o uso dessas tecnologias.

Podemos mencionar como por exemplo: a realização de pesquisas, de operações bancárias feitas de forma digital, cursos on-line, compras que podem ser efetuadas em lojas virtuais, entre diversas outras possibilidades.

Além disso, é normal associar a inclusão digital principalmente às pessoas de baixa renda, porém, é uma questão mais ampla do que isso.

Trata-se de democratizar o acesso às tecnologias ao maior número e mais variado público. Como para pessoas deficientes ou com limitações que não conseguem navegar pela internet de maneira autônoma, ou ainda pessoas que possuem o conhecimento necessário para fazer uso dos serviços online.

Ou seja, ela é voltada para os setores mais vulneráveis da sociedade, já que a exclusão digital tende a afetar mais, além das pessoas de baixo nível econômico: as mulheres, os idosos, as minorias raciais e étnicas, populações rurais e as pessoas com deficiência.

Vamos agora te apresentar mais exemplos dos benefícios que são proporcionados pela inclusão digital, para que você entenda como é forte a importância do ambiente digital na vida do ser humano na atualidade!

Os 5 principais benefícios da Inclusão Digital!

As maiores vantagens de ser um cidadão digital nos dias de hoje são:

1. Oportunidades de trabalho

A área de tecnologia da informação é a que mais tem crescido nos últimos tempos, necessitando de vários profissionais. Cargos como programadores e analistas de dados estão em alta demanda.

Além disso, com a pandemia da covid-19 iniciada em 2020, o trabalho em formato home office foi adotado por diversas empresas, e a tendência é que esse modelo venha para ficar. 

E falando em home office, às vezes não é tão fácil para algumas pessoas se adaptar a esse modelo, e por conta disso, a Voitto desenvolveu um material especial para ajudar nisso!

Seja fera no home office!

Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.

Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.

Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?

Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo

Finalmente, ter acesso a internet e aos meios digitais proporciona a várias pessoas oportunidades de emprego, muitas vezes até melhores do que os trabalhos tradicionais.

2. Oportunidades educacionais

Como mencionamos anteriormente, existem vários cursos online disponíveis na internet, como é o caso da Voitto, que disponibiliza uma formação totalmente digital aos nossos alunos!

Mas além disso, o acesso ao mundo digital abre oportunidades de formação em nível superior, que são os cursos de ensino a distância. Com eles, diversas pessoas que não podem fazer um curso presencialmente conseguem se graduar utilizando os meios digitais.

3. Alternativas de lazer

Assistir a filmes e séries, ouvir músicas, entre outras formas de manifestação cultural e de entretenimento fica extremamente fácil com o acesso à internet.

Com isso, as pessoas conseguem ter uma uma qualidade de vida melhor, pois as opções de lazer se tornam diversas, bem como atendem aos mais variados grupos sociais.

4. Otimização do tempo

Utilizar os serviços digitais também proporciona uma melhor gestão do tempo. Dessa forma, isso ainda gera um aumento da produtividade, já que, ao poderem ser feitas remotamente, diversas tarefas se tornam mais rápidas de serem executadas, ou ainda, podem ser feitas de maneira automatizada.

5. Maior proteção contra crimes digitais

Quando há a alfabetização digital das pessoas, elas passam a ter um conhecimento e uma consciência maior do ambiente da internet.

Isso faz com que menos indivíduos estejam propensos a serem vítimas da engenharia social, grande responsável pelos crimes na internet, como é caso de phishing, e passem a ter uma maior cibersegurança.

Como você viu até aqui, são diversos os benefícios da inclusão social no meio digital, porém, existem certos desafios com relação a ela, e no Brasil isso não é diferente.  Quer saber mais sobre as dificuldades da alfabetização digital? Clique aqui!

Quais são os desafios da Inclusão Digital no Brasil?

De acordo com um estudo divulgado pelo IBGE, apesar de hoje no Brasil, 3 a cada 4 pessoas possuam acesso à internet, essa realidade ainda não é a mesma para 46 milhões de pessoas. 

Dessa forma, ainda segundo o estudo, as principais razões para isso são:

  • Não saber usar a internet. Muitas das vezes as pessoas não fazem o uso da rede por simplesmente não terem o conhecimento de como fazê-lo. Situação que acontece por não haver o incentivo para esse aprendizado. 
  • Serviços de acesso a internet, ou os equipamentos utilizados para isso, como celulares, notebooks e tablets, são considerados caros para certas pessoas. 
  • Serviços de acesso a internet se encontram indisponíveis em certos locais de mais difícil acesso, como zonas rurais ou favelas. 
  • Por último, um outro desafio é a falta de acesso aos ambientes digitais, ou seja, a maioria das páginas hoje presentes na internet não apresentam recursos de acessibilidade digital para pessoas com limitações de navegação.

Dado tantos desafios, você deve estar pensando: como então seria possível realizar programas de inclusão digital? Assim, vamos te apresentar algumas opções viáveis!

Como promover a Inclusão Digital?

Existem diversas ações que podem ser executadas, seja pelo governo federal ou por empresas privadas, que podem fomentar a inclusão digital, seja como um programa nacional ou em outros países.

São elas:

  • Fomentar ações que tornem ambientes online mais acessíveis para pessoas com deficiência ou com alguma limitação;  
  • Criação de redes de internet comunitárias; 
  • Campanhas de doação de aparelhos eletrônicos para pessoas que não possuem condição de adquiri-los com chips que dispõem de pacotes de dados; 
  • Realizar medidas para baratear o custo da banda larga e levá-la às áreas rurais mais afastadas, bem como para levar estruturas adequadas aos locais que possuem problema de recebimento da internet
  • Oferecer capacitações para as pessoas que não possuem conhecimento possam aprender sobre o ambiente digital.  

Finalmente, essas são ações pensadas para promover a inclusão digital de maneira geral, mas também, pode-se pensar em soluções específicas dependendo do ambiente de interesse, como é o caso de escolas públicas ou empresas. 

Pois sabemos que os mais diversos setores vêm sofrendo uma transformação digital nos últimos tempos, e que estar incluso nela é essencial, especialmente no meio profissional.

Deste modo, pensando na adequação dos profissionais a essa mudança, a Voitto desenvolveu uma super formação que irá alavancar carreiras!


Veja mais a respeito no próximo tópico.

Esteja incluso na cultura digital e transforme sua carreira!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.