Quais são os Indicadores de Desempenho Logístico?
Quais são os objetivos da avaliação de desempenho logístico?
Exemplos de Indicadores de Desempenho Logístico

Conheça os principais Indicadores de Desempenho Logístico utilizados pelas empresas

Conheça os KPIs mais utilizados pelas organizações, saiba qual indicador de desempenho logístico é o ideal e melhore a performance da sua empresa!

Larayane Micheletti
Por: Larayane Micheletti
Conheça os principais Indicadores de Desempenho Logístico utilizados pelas empresas

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” – William Edwards Deming.

A frase acima define a importância da medição para a gerência. Além disso, um setor que possui indicadores claros e mensuráveis define metas e  o caminho para alcançar a melhoria contínua.

Você já se perguntou como mensurar o desempenho de uma organização? Saiba que é muito importante saber o desempenho de cada setor dentro de uma empresa, e com a logística não é diferente.

Mas, o que é um indicador de desempenho? Como um indicador de desempenho logístico pode ser útil à organização? Quais indicadores são importantes para mensurar o desempenho da logística na organização? Todas essas perguntas devem ser respondidas para uma eficiente avaliação do setor logístico.

Os indicadores de desempenho, ou mais conhecidos como KPI 's (Key Performance Indicators), são utilizados para analisar os resultados de uma determinada estratégia.

As estratégias são utilizadas pela logística para lidar com fatores decisivos dentro de uma organização. Analisar os indicadores de desempenho logísticos indica validar se a estratégia que está sendo utilizada pela empresa realmente está sendo positiva e lucrativa para a organização e, além disso, validar a viabilidade dos processos adotados.

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Quais são os Indicadores de Desempenho Logístico?

Os indicadores de desempenho logísticos são aderidos pela empresa a depender do seu porte e setor de atuação. Além disso, as metas e o planejamento estratégico da empresa também influenciam na medição do desempenho logístico.

Os principais indicadores de desempenho logísticos são:

One Time in Full (OTIF) – Pedidos completos e no prazo

O indicador OTIF, considerado um dos principais indicadores de desempenho logístico, mede se os prazos foram cumpridos e a eficiência da entrega, levando em consideração se a entrega foi feita em local correto, com a carga completa e sem avarias nos produtos.

Esse indicador levanta quanto dos pedidos foram atendidos dentro do prazo e com itens corretos, sendo um importante indicador de problemas logísticos.

Tempo de Picking

Picking está sempre ligado a separação. Um desafio logístico é reduzir atrasos de entregas e otimizar a distribuição. Esse indicador busca medir como é feita a identificação, separação e movimentação do item em estoque.

Muitas organizações já adotam sistemas automatizados de separação, com auxílio de códigos de barras e QR Codes.

Tempo de atraso na entrega

Esse indicador avalia o serviço de entregas, medindo o tempo de atraso de entrega dos pedidos, verificando se o pedido foi entregue dentro do prazo estipulado.

Através deste indicador é possível identificar o que causa essa falha e pensar em uma estratégia para manter o ritmo de envio de cargas.

Atrasos de entregas afetam diretamente a satisfação do cliente final. Para atender aos prazos solicitados, é importante conhecer o tempo médio de entrega de cada item.

Acurácia do Inventário

Mensurar as falhas de inventário é o objetivo desse indicador de desempenho logístico. Nesse caso, o indicador busca mensurar as discrepâncias entre inventário e estoque físico e buscar identificar onde ocorrem os erros.

Um exemplo simples é o item constar em estoque no sistema da empresa e simplesmente não ter o produto na prateleira, causando até mesmo desgastes com clientes.

Custo de Transporte

Esse indicador busca mensurar os custos com transporte levando em consideração as vendas da empresa. Com esse indicador é possível saber se os valores estão dentro do esperado ou se é necessário realizar uma redução desses custos.

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho logístico?

O principal objetivo da avaliação de desempenho logístico é acompanhar e avaliar todo o processo logístico da empresa, mensurar o quão eficaz está sendo a atividade logística dentro da empresa.

A logística 4.0 aborda uma cultura organizacional ágil, otimizando os processos da empresa. Por isso, é importante medir se os prazos estão sendo cumpridos, se os pedidos estão sendo atendidos com os itens corretos e se não há nenhum tipo de avaria, por exemplo.

Além disso, os indicadores logísticos apontam os pontos fortes e fracos nos processos de distribuição, impactando em outras áreas da empresa também.

Toda empresa visa lucro   Lucro obtém-se, também, com a redução de custos  Redução de custos exige uma eficiente gestão logística

Tão importante quanto a obtenção de lucros nos processos é a satisfação dos clientes. Cumprir com prazos e entregas significa atender as expectativas dos clientes. A satisfação dos clientes faz parte dos indicadores logísticos no processo.

Por isso, é importante a empresa definir os indicadores logísticos que serão analisados a fim de conseguir avaliar precisamente a atividade logística da empresa.

Exemplos de Indicadores de Desempenho Logístico

Atrasos, pedidos incorretos, mercadorias danificadas são exemplos de indicadores negativos de desempenho logístico. Entregas dentro do prazo, custo de transporte dentro dos parâmetros de custo do item, separação rápida do item são exemplos de indicadores positivos de desempenho logístico.

Muitos dos indicadores de desempenho logísticos são medidos através de planilhas Excel, no entanto, existem outras ferramentas que são amplamente utilizadas para medir o desempenho logístico.

Para se calcular, por exemplo, a porcentagem de prazos de entrega cumpridos, é possível dividir as entregas que ocorreram dentro do prazo pelo número total de entregas realizadas e multiplicar o valor da divisão por 100, conforme abaixo:

% de entregas feitas no prazo

O número de entregas realizadas dentro do prazo é calculado pelo momento em que o caminhão / veículo de entrega chega ao cliente final dentro prazo.

Quanto ao custo do transporte de um item, é possível comparar este custo com a receita que o item gera. Nesse caso, o objetivo é sempre diminuir o custo do transporte e manter a qualidade nas entregas.

Quanto a acurácia de inventário, é possível calcular se esse indicador está dentro dos parâmetros se cada item que constar valor em um sistema ERP tiver as mesmas unidades computadas fisicamente no estoque.

Além disso, as auditorias são importantes ferramentas para a melhoria contínua dos processos logísticos. Elas indicam o quanto os indicadores melhoram ao longo do tempo e como continuar melhorando os processos logísticos.

DICA!

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Larayane Micheletti

Larayane Micheletti

Graduada em Engenharia de Produção pela Unisagrado, Tecnóloga em Logística pela Unimes e MBA em Gestão Logística pela Faculdade São Luís. Estudante de MBA em Agronegócio na USP Esalq. Atua no setor de Logística desde 2019, atualmente trabalha com importação e exportação em uma empresa de grande porte na cidade de Itápolis – SP. Criou, no ano de 2020, uma página no Instagram e no Facebook, LMT Logística e Engenharia (@lmt_logistica) com a finalidade de divulgar conteúdos dessas áreas de maneira acessível, compartilhar oportunidades de emprego e fazer networking com colegas de profissão. Em 2020 foi colunista do Jornal de Itápolis, produzindo artigos semanais relacionados a área da logística. Atualmente é colunista e embaixadora do Grupo Voitto.

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