Qual é o conceito de inflação?
O que aumenta a inflação?
Como a inflação afeta o seu negócio?
Estratégias para lidar com a inflação
Quer aprender mais sobre análise de investimentos?

Qual é o conceito de inflação e como ela tem impacto no seu negócio?

Conheça as causas do aumento da inflação e quais são as possíveis consequências que podem afetar sua empresa, bem como estratégias para lidar com essa situação.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Qual é o conceito de inflação e como ela tem impacto no seu negócio?

Se você, assim como eu, nasceu na década de 1990, presenciou (ainda que nas fraldas) uma das maiores crises econômicas que o país já sofreu. Tudo isso causado por uma grande vilã: a inflação.

Nessa época, os preços dos produtos do supermercado sofriam variações diárias, o consumidor perdeu o poder de compra e a moeda estava desvalorizada.

Após um período intenso de instabilidade, o país conseguiu vencer a hiperinflação através do Plano Real, que colocou em circulação a moeda que usamos até hoje.

Deu para entender a importância de saber o que é a inflação, não é mesmo? Ainda que sem atingir variações tão extremas no preço dos produtos quanto naquela época, atualmente saber jogar com essas oscilações econômicas é com certeza um ponto-chave para o sucesso de um negócio ou .

Outro ponto importante é cuidar bem da do seu negócio para te ajudar nisso, nós temos um Kit GRATUITO com 21 planilhas para você cuidar das suas finanças! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download!

Planilha de Gestão Financeira

Agora, segue comigo que, se você ainda não sabe muito sobre inflação, neste artigo você vai entender de vez como isso funciona e as consequências para o seu negócio.

Qual é o conceito de inflação?

O conceito de inflação representa o aumento contínuo do valor pago por produtos e serviços, sendo o valor expresso por uma média da variação dos preços pagos pela população em um determinado período, geralmente mensal.

Mas, você já deve ter visto, em notícias, que o governo estabelece metas de inflação anuais. Bem, ela é analisada como uma porcentagem que representa a variação em relação ao mês anterior e, então, é medida a inflação acumulada em 1 ano através da soma das porcentagens obtidas mensalmente.

Conceito de inflação


Assim como existem vários indicadores financeiros para o seu negócio, também temos indicadores específicos para a inflação vamos ver alguns dos principais, que podem ser utilizados como termômetro para o seu empreendimento:

  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo): é o principal indicador do país, sendo medido mensalmente nas principais regiões metropolitanas, levando em consideração produtos consumidos por famílias com renda de até 40 salários mínimos
  • IGP - M (Índice Geral de Preços do Mercado): acompanha mensalmente ou anualmente a variação dos preços de bens e produtos gerais. É importante para analisar a valorização ou desvalorização da moeda
  • IPA - M (Índice de Preços ao Produtor Amplo): monitora a variação em relação aos produtos industriais e agrícolas no atacado
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): parecido com o IPCA, mas leva em consideração produtos consumidos por famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos
  • INCC - M (Índice Nacional do Custo da Construção do Mercado): este índice monitora os custos da construção civil no país.

Cada um dos tipos de índices está ligado a produtos, bens ou serviços específicos, logo, nem todos os índices podem afetar sua vida ou seu negócio.

Mas, como é causada a variação desses índices? O que realmente aumenta a inflação?

O que aumenta a inflação?

O que aumenta a inflação


O aumento da inflação pode ser causado, principalmente, por 4 fatores:

  • Aumento da impressão de papel moeda: o governo imprime mais dinheiro para poder pagar , dessa forma, como aumenta a circulação da moeda no mercado, ela tende a se desvalorizar
  • Variação da demanda e da oferta de bens ou serviços: denominada inflação de demanda, se um determinado produto está com baixa e alta procura, a tendência é que ele se torne mais caro da mesma forma, se existe uma oferta maior que a demanda aquele produto sofre uma desvalorização e seu preço cai
  • Variação de custos de produção: a inflação de custos é refletida no produto e o preço aumenta para o consumidor final é causada pelo aumento do preço da matéria-prima, dos custos operacionais, como a energia elétrica e a água, e dos custos com funcionários
  • Inflação psicológica: acontece quando a população acredita que os preços dos produtos vão continuar subindo mesmo que os outros fatores já citados aqui se mantenham isso gera uma retroalimentação da inflação que cresce exponencialmente.

Agora que você já sabe o que é essa famosa inflação e como ela é causada, está na hora de entender por que ela é tão importante para você: afinal, como a inflação pode afetar a sua vida e os seus negócios?

Como a inflação afeta o seu negócio?

O aumento da inflação diminui o poder de compra das pessoas, então ela afeta diretamente a sua vida. Mas, você não deve pensar que a deflação, quando a inflação está abaixo de zero, é boa para os negócios.

Na deflação, quando os preços caem e isso vira uma tendência, as pessoas deixam de comprar para poupar dinheiro, o que diminui as vendas e a moeda em circulação no mercado, e que pode levar, inclusive, a uma recessão econômica. Então, o ideal para os negócios é que a inflação esteja controlada.

Como a inflação afeta o seu negócio

Vou descrever agora como a inflação pode afetar alguns tipos de empreendimentos:

  • Pequenas empresas: independentemente do tipo de empreendimento, as pequenas empresas são as mais sensíveis à variação da inflação isto porque o aumento de salários, contas de manutenção, aluguel, custo de produção e diminuição de vendas será sentido de forma mais significativa nos gastos e, consequentemente, nos lucros da empresa
  • Empresas de serviços ou produtos que não são básicos: em momentos de alta inflação e baixo poder de compra, a população tende a dar prioridade para comprar bens básicos por causa do aumento no custo de vida assim, a venda de produtos que não são essenciais diminui, pois o consumidor precisa poupar
  • Empresas que vendem produtos importados: afetadas diretamente pela desvalorização da moeda, que pode encarecer os produtos e o repasse ao cliente, que pode deixar de comprar estes produtos.

Estratégias para lidar com a inflação

Algumas estratégias geralmente são adotadas para conter a alta da inflação através de políticas monetárias como: o aumento dos juros, a redução dos gastos do governo e o aumento na produção. Mas, o que você pode fazer para que seu negócio não fique tão vulnerável a essas variações?

Vou mostrar então 3 dicas para você lidar com a inflação, para que você mantenha a estabilidade do seu negócio:

  • Entenda o índice de inflação: primeiro entenda qual é o índice que mais corresponde ao seu mercado e ao seu público-alvo
  • Mantenha-se atualizado: após identificar o índice, esteja sempre atento à suas variações, assim como à pesquisas feitas pelo Banco Central sobre o mercado financeiro e as previsões para a inflação
  • Planeje: com base nas expectativas e observações feitas, estabeleça um planejamento estratégico para possíveis cenários que podem vir a ocorrer, para lidar bem com períodos de alta inflação.

Quer aprender mais sobre análise de investimentos?

Aposto que sim! Entender o que é a inflação, quais são suas causas e como lidar com isso é apenas uma etapa para saber gerenciar as finanças do seu negócio e lidar com seus investimentos.

E, agora que você já está por dentro de tudo isso, está na hora de se capacitar ainda mais!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.