O que é a ISO 39001?
Como a ISO 39001 se relaciona ao Maio Amarelo?
Entidades que utilizam a ISO 39001
Benefícios e vantagens da implementação da ISO 39001
Dica de Ouro!

Como a ISO 39001 se relaciona ao Maio Amarelo?

Descubra como a dissonância cognitiva tem te guiado e feito com que você pense não ser capaz de alinhar o que pensa com a forma como age.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como a ISO 39001 se relaciona ao Maio Amarelo?

Você já ouviu falar na ISO 39001? Ela pode ser uma grande aliada quando implementada na logística, podendo reduzir acidentes e dar mais segurança para as empresas.

Apesar de ser uma ação global, a ISO 39001 traz resultados ainda mais positivos. Quer saber mais sobre essa norma, suas vantagens e como ela impacta a vida de pessoas e organizações? Confira os seguintes tópicos:

●     O que é ISO 39001?

●     Como a ISO 39001 se relaciona ao Maio Amarelo?

●     Entidades que utilizam a ISO 39001;

●     Benefícios e vantagens da implementação da ISO 39001.

O que é a ISO 39001?

A ISO 39001 foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego. Mais especificamente, pela Comissão de Estudo de Engenharia de Tráfego (Norma ABNT NBR / CB-016) e é intitulada por completo como ISO 39001 Sistema de Gestão da Segurança Viária.

O grande objetivo da norma ISO 39001 é focar em reduzir os acidentes de trânsito, principalmente aqueles que têm mais possibilidade de causar um alto número de mortes ou ferimentos graves.

Sendo assim, a ISO 39001 abrange as organizações públicas ou privadas que tenham envolvimento direto na área de transporte, sendo essa a sua atividade finalística ou atividade acessória.

Pensando em exemplos práticos, empresas de guinchos ou distribuidoras podem seguir as normas instituídas pela ISO 39001, assim como empresas de mineração que precisam transportar cargas e equipamentos pela rodovia.

Para qualquer organização, independente do porte, a proteção aos funcionários pode ser vista como o primeiro motivo da implementação desta norma.

Mas, ela também impacta na vida da sociedade como um todo, trazendo mais segurança e cautela para todas as partes interessadas e envolvidas.

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Como a ISO 39001 se relaciona ao Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma ação voltada para chamar a atenção da população em geral a respeito do alto número de mortes e acidentes causados no trânsito.

Esse é um movimento global e cada vez mais popular que tem como objetivo a segurança viária de todas as pessoas, sejam elas motoristas ou pedestres.

Sendo assim, a união do Maio Amarelo e da ISO 39001 corrobora para a divulgação desta causa tão nobre.

Além disso, ambas se tornam formas de divulgar uma a outra e ao invés de proporções temporárias, as empresas conseguem causar impactos positivos no trânsito durante todo o ano.

Assim como a ISO 9001 conhecida pelo padrão de qualidade, a norma 39001 também estabelece diretrizes claras para as boas práticas no trânsito.

Dessa forma, elas são aplicadas mesmo fora dos períodos de campanha do movimento Maio Amarelo.

Sendo assim, a ISO 39001 é uma obrigação pública para a melhoria contínua do trânsito, por isso há diversas entidades que a apoia, conheça algumas abaixo

Entidades que utilizam a ISO 39001

Apesar de em um primeiro momento todos pensarem que a ISO 39001 deve ser instituída e controlada pelo governo, na prática não é bem assim.

Atualmente, não existe uma obrigatoriedade de implementação das boas práticas de gestão da qualidade em sistemas viários.

No entanto, o Estado possui um papel fundamental no que diz respeito ao incentivo para a adesão da ISO 39001. Afinal, apesar das leis serem feitas pelo governo e terem de ser seguidas, os padrões de segurança trazidos nesta norma são ainda mais eficientes.

Porém, não é apenas o poder público que possui um papel fundamental nesse processo de gestão através de ferramentas de qualidade no trânsito. As organizações privadas que aderem ao movimento também colaboram para:

●     Redução da perda de vidas e sobrecarga dos sistemas de saúde;

●     Ampliação dos treinamentos de direção defensiva;

●     Aumento da geração de valor pela certificação da ISO 39001;

●     Redução de desperdícios devido a falta de cuidado no trânsito.

Mas afinal, quais são os benefícios e vantagens da implementação da ISO 39001? Elas são válidas para empresas de todos os portes? Confira a seguir!

Benefícios e vantagens da implementação da ISO 39001

Ao implementar a ISO 39001, empresas de todos os portes podem se beneficiar com as suas vantagens. Afinal, a segurança viária não interfere apenas no contexto interno, mas traz impactos positivos em toda a comunidade.

Apesar dos benefícios serem muitos, podemos separar alguns que se destacam. Como por exemplo:

● Diminuição de mortes e lesões graves devido aos acidentes de trânsito;

● Melhora da imagem da empresa ou da marca frente à sociedade;

● Colaboradores se sentindo cada vez mais valorizados;

● Organização que interage positivamente com o trânsito e é bem vista pela família e amigos dos funcionários devido a preocupação com a vida;

● Redução de gastos com combustíveis e danos graves;

● Aumento da manutenção preventiva e da vida útil de máquinas, equipamentos e veículos;

● Controle e fortalecimento da gestão de riscos;

● Aumento da preocupação ambiental e redução de danos nesse âmbito;

● Redução do investimento em seguros devido ao menor nível de risco mapeado pelas seguradoras;

● Redução de multas de trânsito e indenizações a serem pagas;

● Melhoria da imagem frente a fornecedores, clientes e sociedade em geral.

Dica de Ouro! 

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Entregas Logisticas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.