Logística reversa é o processo de gerenciar o fluxo de produtos, materiais e informações desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar o valor ou realizar o descarte adequado desses materiais.
Você sabe como todo o resíduo produzido pela indústria volta até a reutilização? Já pensou como é feito o resgate de materiais que podem ser reaproveitados?
Tudo isso só é possível graças a Logística Reversa! Esse método é vantajoso, e traz benefícios até para a imagem da companhia.
Leia o artigo até o fim para entender um pouco mais desse processo interessante que também ajuda o meio ambiente. Para tanto, os seguintes tópicos serão abordados:
Logística reversa é o processo de transporte de materiais de reuso e reciclagem por parte da cadeia produtiva, também pode ser chamada de logística inversa, e é fator chave na atuação logística das empresas para um mundo mais sustentável.
A logística reversa também pode ser entendida como sendo um conjunto de procedimentos e processos que viabilizam a coleta e reutilização dos dos produtos por parte das empresas.
Assim, as organizações são capazes de reaproveitar o uso do material em etapas do ou até determinar um destino seguro para o descarte específico.
O objetivo da logística reversa é a busca pela maneira mais comum de recolher os resíduos dos produtos, gastando o mínimo e com a maior velocidade possível.
Para se entender melhor o objetivo da logística reversa, é interessante olhar o propósito da logística como comparação.
A tem como objetivo ser uma forma racional e inteligente de distribuir os produtos de maneira que esse processo seja mais rápido e barato, além de cumprir com os prazos estabelecidos de entrega.
Ou seja, os dois conceitos são bem parecidos, contudo a diferença fica por conta do sentido do transporte. Enquanto a logística envia os produtos, a logística reversa recolhe os resíduos dos mesmos produtos.
A eficiência dos sistemas logísticos é muito dependente do controle feito pela organização.
As etapas da logística reversa são:
Existem vários tipos de logística reversa, que variam de acordo com o produto e a indústria em questão. Os principais tipos são:
Esse tipo refere-se à recuperação de produtos que foram usados pelos consumidores finais e que agora precisam ser descartados ou reciclados. Isso inclui itens como embalagens, eletrônicos, baterias, pneus, entre outros.
Esse tipo ocorre quando um produto é devolvido pelo cliente por algum motivo, como defeito ou arrependimento da compra. Esse tipo de logística reversa envolve a recuperação do produto, reparação (quando possível) e posterior reutilização ou venda.
A logística reversa traz diversas vantagens para as empresas que utilizam desse processo. Confira a seguir, os principais benefícios:
As empresas que possuem um bom desempenho de atuação na logística reversa, por certo, estarão na frente de seus concorrentes, pois, a restituição dos resíduos dos produtos impacta fortemente na redução de com aquisição de novas matérias primas.
A já é tema obrigatório dentro das organizações do século XXI. Governo e sociedade já entenderam a importância de atitudes sustentáveis das empresas. Existem leis que estabelecem regras de descarte e de prevenção do meio ambiente, por exemplo.
Impactos socioambientais sustentáveis causados por empresas podem impulsionar uma melhora significativa na imagem repassada aos clientes.
A percepção de valor dos produtos da organização é aumentada, fazendo com que os clientes paguem mais por saber que o produto não agride o meio ambiente.
Desse modo, a logística reversa se torna um ótimo caminho para manter uma boa imagem da organização e agregar valores nos produtos da companhia.
Ao se preocupar com o meio ambiente e sua preservação, a empresa também ascende nos consumidores o sinal de alerta para essas questões.
Dessa maneira, a organização realiza uma educação dos seus clientes, tornando eles potenciais auxiliadores do processo da logística reversa.
A Coca-Cola é um grande exemplo disso, a empresa desenvolve campanha das garrafas de vidro retornáveis que emitem 62% a menos de carbono e não geram resíduos.
Os clientes, por sua vez, utilizam sabendo que não estão contribuindo para a poluição do meio ambiente.
Uma vez implementada, a logística reversa tende a diminuir a quantidade total de resíduos lançados por parte das empresas. Isso porque, grande parte dos resíduos irão voltar para a parte de processamento e produção para serem reaproveitados.
Esse processo também diminui os gastos com aterros sanitários e descarte, já que uma quantidade menor de material será descartada.
Atualmente, muitas empresas utilizam do processo de logística reversa para melhorar suas atividades e se tornar mais sustentável. Alguns exemplos de empresas sustentáveis com o auxílio da logística reversa são:
A Bayer é associada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, e este instituto realiza o recolhimento das embalagens e a destinação dos agrotóxicos e químicos para os locais certos.
O Brasil é referência mundial na logística reversa do setor de agroquímicos, pois recolhe 94% das embalagens.
A organização realiza a coleta dos pneus que estão inadequados para o uso, aplicando a logística reversa, e essas peças irão passar pela trituração e picotagem, para poderem retornar à cadeia produtiva.
Contudo, o resultado do que sobra do pneu após passar por esses dois processos não é capaz de se tornar um outro pneu. Por isso, esses fragmentos são utilizados para produção de solas de sapato, asfaltos e borrachas para vedação.
A empresa de cosméticos e produtos de beleza realizou parcerias com associações de reciclagem por todo país. O programa já enviou mais de 110 mil toneladas de resíduos cosméticos para as cooperativas de reciclagem.
O programa está presente em 84 municípios do Brasil, em 8 estados da federação. Ao todo são 128 cooperativas que geram emprego e renda pelo país e contam com o apoio da Avon para reciclagem.
A maior rede de hamburgueria do mundo também já utiliza dos benefícios da logística reversa em suas atividades.
O McDonald’s utiliza seus caminhões de abastecimento de comida para captação do óleo usado nas frituras pelos seus restaurantes.
Esse óleo posteriormente irá para refinarias de biocombustível para ser transformado e abastecer os caminhões da empresa.
A Coca-Cola tem como meta até o ano de 2030 garantir que todas as embalagens colocadas no mercado por eles sejam recolhidas por meio dos processos de logística reversa. Atualmente, esse número é de 51%.
Hoje em dia a Coca-Cola já utiliza embalagens retornáveis, aliança com cooperativas de reciclagem e matérias primas recicláveis para as garrafas.
Aprender Lean Manufacturing é essencial para quem busca otimizar processos e reduzir desperdícios dentro de uma empresa.
E para te ajudar a aprender sobre essa metodologia, a Voitto criou o ebook Lean Manufacturing de A a Z, onde você vai aprender a identificar gargalos, eliminar atividades que não agregam valor, como implantar o Lean Manufacturing em sua empresa e muito mais!
Então não perca essa oportunidade, faça o download agora mesmo!
Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Empresa Jr Soluções Consultoria como Consultor e Gerente de Inteligência Comercial. Atuou como Vice Diretor Geral e como Gerente de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) na UFV. Sonha em se formar e impactar pessoas por meio da educação financeira. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!