Uma grande ferramenta da estratégia de inbound marketing é a landing page. Pois é através dela e dos materiais ricos que você converte seus usuários em leads.
Muitas empresas têm números incríveis no Google Analytics e Search Console de visitantes, porém, não há conversão. E o gap pode estar acontecendo pela não existência de landing pages ou pela falta de otimização delas.
Ficou interessado em aprender mais sobre landing page? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:
Vamos à leitura?
A landing page é uma página de internet que tem o principal objetivo de converter o visitante, fazendo com que ele realize uma ação.
Essas páginas também costumam ser conhecidas como páginas de captura, por ser o primeiro lugar que o usuário acessa ao entrar em um site.
Em geral, estas páginas possuem poucos elementos e são inteiramente focadas em um CTA (Call to Action) principal, evitando que o visitante tenha distrações e garantindo com que ele de fato, converta.
Sua empresa trabalha com Marketing de Conteúdo e não consegue converter seus usuários? Talvez esteja faltando o investimento na criação de landing pages.
Imagine que você tenha um blog com conteúdos excelentes sobre Lean Seis Sigma, no qual recebe milhares de visitantes todos os dias, mas, você não consegue levar seu visitante para a próxima etapa do funil de vendas.
Acaba que você tem um grande número de visitas, mas, não consegue gerar leads e resultados financeiros com ela.
Com o objetivo de solucionar este problema, são criadas as landing pages, que eliminam diversos elementos que podem distrair a atenção do visitante, como por exemplo: menu ou grande quantidade de informação.
Desta forma, o grande objetivo é fazer com que o usuário realize uma ação. Normalmente, essas páginas de conversão buscam fazer com que o visitante preencha um formulário com algumas informações relevantes em troca de um conteúdo.
No entanto, também podemos encontrar landing pages com uma oferta para que o usuário compre um produto, ou qualquer outra ação que a empresa deseje.
Como vimos anteriormente, uma landing page possui poucos elementos, e é exatamente por isso que devemos saber quais são estes elementos. Separamos o tópico seguinte para tratar deste assunto.
Criar uma landing page pode ser mais simples do que você imagina, ao todo, ela possui apenas 5 elementos principais, vamos conferir cada um deles?
Podemos considerar o título e subtítulo como um dos elementos principais de uma landing page, sendo que grande parte das pessoas só lêem estas informações dentro de uma página web.
Desta maneira, é necessário que o título consiga transmitir o valor da página de forma clara e direta, para que o usuário pense se interesse em ler mais e preencher o formulário.
Uma imagem pode fazer toda a diferença em uma landing, tanto para o lado bom, quanto também para o lado ruim.
É necessário que a imagem transmita de maneira clara a proposta de valor e ajude na conversão, ao contrário, uma imagem qualquer poderá desviar a atenção do usuário, fazendo com que ele desista de preencher o formulário.
Existem até mesmo landing pages de ótima qualidade minimalistas e que não possuem imagem.
Uma boa landing page precisa descrever de uma maneira clara sobre a oferta, buscando vender a ideia, eliminar dúvidas e alinhar as expectativas com o usuário.
Perceba que no exemplo mostrado no começo deste artigo. A landing page traz todo o conteúdo que será abordado no ebook de maneira clara e objetiva.
O formulário é um dos principais elementos de uma landing page, pois é ele quem torna possível o aumento das taxas de conversão.
É importante que ao criar o formulário você se atente à quantidade de informações solicitadas e o número de Leads que será obtido.
Colete apenas as informações essenciais! Nenhum usuário deseja preencher dezenas de informações para baixar um ebook, não é mesmo?
O e-mail por exemplo é uma ótima informação, principalmente se a sua empresa usa estratégias de e-mail marketing.
O botão será o lugar onde o visitante irá clicar para de fato converter em um lead. É fundamental que este esteja destacado na página, com alguma cor diferente e com verbos que estimulem o usuário a realizar aquela ação.
Como mostrado acima, um botão laranja, escrito “Receber material”.
E que tal conferirmos algumas dicas para criar a sua landing page e converter mais? Vamos lá?
Separamos um passo a passo incrível para você criar suas landing pages, confira abaixo:
A ação da landing page pode mudar conforme seu negócio. Sendo assim, é necessário que você defina qual o principal objetivo da empresa.
Dentre os objetivos, podemos citar:
E para que o objetivo principal seja alcançado, você poderá criar landing pages para:
Conheça seu público e suas características para direcionar os esforços para criar a melhor landing page possível e atingir o objetivo principal.
Utilize frases curtas e específicas para demonstrar a importância e o valor da solução, além disso, dê as informações de qual conteúdo o usuário poderá esperar ao realizar a ação.
Todo landing page precisa de um botão CTA visível para que o usuário entenda perfeitamente o que ele está fazendo. Sendo este, um elemento chave dentro da estratégia de landing page e automação de marketing.
Como falamos anteriormente, é preciso que a landing page direcione toda a atenção do usuário para a conversão. Utilizar links e menus poderá prejudicar sua estratégia.
Pois com esses elementos a mais, o usuário poderá simplesmente ser direcionado para outra página e não preencher o formulário ou clicar no botão.
Vamos agora, conferir alguns exemplos de landing page para você se inspirar e construir a sua?
O exemplo mais clássico e mais utilizado são as landing pages para a captura de leads, que buscam fornecer algum tipo de material em troca de informações do usuário.
Essas landing pages são utilizadas para organizar as informações para seu público sobre um evento. Nela, é possível incluir as atrações, horários e a programação completa do evento. Com objetivo também de conseguir informações lead.
Confira abaixo o exemplo de landing page do evento Carreiras da Nossa Geração.
A landing page com o objetivo de vender deve ser usada para promover alguma oferta, sendo uma forma de direcionar o usuário para a etapa final do funil de vendas. Tendo como principal meta a conversão da venda.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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