OLHA A DICA DE OURO!
O que é o Lean Healthcare?
Há desperdícios na saúde?
Um olhar crítico em expansão
Que tal aprender mais sobre a filosofia Lean?

Do setor manufatureiro para a área da saúde: a aplicação do Lean Healthcare

Veja como a adoção da mentalidade enxuta na área da saúde pode gerar impactos relevantes para a sociedade, visando diminuir desperdícios e aumentar qualidade.

Tiago de Oliveira Santos
Por: Tiago de Oliveira Santos
Do setor manufatureiro para a área da saúde: a aplicação do Lean Healthcare

A filosofia Lean ou mentalidade enxuta surgiu no pós-guerra no Japão, sendo conhecida também como Sistema Toyota de Produção pois seus fundadores e pioneiros na aplicação da metodologia eram do Grupo Toyota.

O pensamento enxuto, ou pensamento Lean, consiste na fabricação dos produtos somente na quantidade necessária e com os recursos devidos, de acordo com as necessidades do mercado e seus clientes.

Além disso, tal sistema de produção é caracterizado pela busca contínua da eliminação, ou ao menos redução, de desperdícios. A busca por melhoria contínua gera alta otimização dos processos de trabalho, além de agilidade no atendimento à necessidades dos clientes, pois as entregas são realizadas dentro do prazo.

OLHA A DICA DE OURO!

Você já conhece o Lean Healthcare?

O Lean Healthcare é uma metodologia que visa diminuir desperdícios enquanto aumenta qualidade e produtividade.

Partindo da manufatura e podendo ser aplicada até em hospitais, laboratórios e farmácias, a metodologia busca reduzir desperdícios e melhorar o atendimento ao paciente, sendo a redução de custos e o aumento de lucro consequências.

Como exemplo nacional da eficácia do Lean Healthcare, temos o hospital São Camilo-Pompéia que implementou o Lean em seu pronto-socorro e conseguiu aumentar o número de pacientes atendidos em até 10 minutos de 32% para 90%.

Incrível, não é mesmo?

Portanto, se você quer se capaz de aumentar a produtividade do seu local de trabalho assim como o hospital São Camilo-Pompéia, não perca tempo! Se inscreva agora mesmo no curso de Lean Healthcare!

Lean Healthcare

O que é o Lean Healthcare?

O Lean Healthcare é uma forma de apropriação dos conceitos e ferramentas do Lean (muito famigeradas no setor de manufatura) para a área da saúde.

O Lean Healthcare é uma metodologia que visa mudar o modelo de administração e organização de clínicas, hospitais, laboratórios, farmácias e casas de saúde em geral.

O setor privado perdeu mais de 1700 hospitais em um período de 8 anos, reduzindo em mais de 30 mil o número de leitos. Tais dados refletem a dificuldade de se gerir esse tipo de instituição e, a grande necessidade que o segmento demonstra de rentabilizar, se sustentar ou gerar lucro para seus investidores.

Sendo assim, torna-se nítida a necessidade de algum sistema de gestão. Algo que supervisione todos os processos, facilite a tomada de decisões assertivas e estruture um planejamento estratégico para tornar as instituições e consequentemente todo o setor atrativo para novos investimentos.

Há desperdícios na saúde?

Onde há processos existe também grande potencial de haver desperdícios, ou seja, atividades ou tarefas que não agregam valor ao cliente. Os serviços de saúde possuem diversos processos, protocolos e procedimentos complexos e com certeza estão repletos de desperdícios.

Consegue identificar alguns dos 8 desperdícios da metodologia Lean no ramo da saúde? Vamos analisar juntos e tenho certeza que a partir daqui você vai conseguir visualizar ou até mesmo lembrar-se de algum deles que já tenha presenciado:


Espera: já ficou esperando horas em alguma fila para atendimento médico ou alguma consulta? O resultado do exame está demorando? A espera é um problema crônico nos serviços de saúde e com certeza pode gerar grandes impactos no paciente.

Além disso, podemos citar: demora na administração de medicação em paciente e atraso no procedimento cirúrgico.


Defeitos: com certeza você já ouviu casos de erros na saúde divulgados pela mídia. Erros em cirurgias, medicação errada administrada em paciente, entre outros.

Erros ou defeitos de alta gravidade são facilmente identificados e causam grande repercussão na comunidade, porém falhas menores que ocorrem nos bastidores da prestação de serviços também impactam nos processos e sua fluidez.

São exemplos: Erro na prescrição médica, erro na checagem de carrinhos de emergência, quedas, algumas infecções e lesões por pressão.


Movimentação: principalmente os profissionais de enfermagem possuem uma rotina de trabalho bem frenética. Aferem sinais vitais, fazem curativos, pegam medicamentos na farmácia, preparam medicação, descartam materiais perfurocortantes, transportam pacientes, buscam exames.

Obviamente nem tudo fica perto do posto de enfermagem. Muitos hospitais possuem um layout inadequado de forma que os profissionais precisam andar longas distâncias para concluir seus processos de trabalho.


Superprodução: muitos diagnósticos são conclusivos com poucos exames, porém muitos profissionais da saúde solicitam exames desnecessários. Além disso, podemos citar o exemplo de uma farmácia hospitalar, onde pode haver o descarte de diversos medicamentos comprados em excesso e a validade expirou.


Excesso de Processamento: o preenchimento de diversos formulários com as mesmas informações, diversas autorizações para realização de determinados procedimentos, elaboração de relatórios e coleta de dados pouco úteis podem impactar os pacientes..


Transporte: digamos que você esteja internado no sexto andar de um hospital e necessite fazer um exame de imagem no térreo. A instituição não conta com um aparelho móvel de diagnóstico por imagem. A única solução é de fato você ir ao térreo realizar tal exame, o que pode ser um inconveniente para uma pessoa hospitalizada.

Outros exemplos muito comuns são transferências entre instituições sem a real necessidade, setores de exames muito distantes dos pontos de internação ou pronto atendimento. Ou seja, quase tudo que obrigue o cliente (paciente) a ser transportado por longas e desnecessárias distâncias, podemos considerar como desperdício.


Estoques: muitos insumos do ramo hospitalar possuem validade. Medicações, pomadas, soros, entre outros. Se comprados em quantidade excessiva, ou não levando em conta sazonalidades, podem gerar estoques redundantes e obrigar o descarte de tais materiais.


Intelectual: há vários profissionais da saúde com potencial desperdiçado. Por exemplo, técnicos de enfermagem que possuem a graduação superior em enfermagem, mas não são contratados como enfermeiros.

Existe também o aspecto do estresse ou carga emocional intensa que é consequência de se trabalhar nesse ramo.

Tais particularidades podem impactar significativamente a assistência aos usuários, a equipe de trabalho, a qualidade e a segurança dos procedimentos ofertados.

Sendo assim, é possível perceber alguns desperdícios presentes na prestação de serviços de saúde, que se eliminados ou reduzidos podem gerar uma melhoria claramente perceptível na sociedade.

Um olhar crítico em expansão

A metodologia Lean Healthcare possibilita aos gestores em saúde e equipes de trabalho olharem os detalhes dos processos, identificarem as oportunidades de melhoria e então realizá-las pela aplicação de soluções práticas e de baixo custo, gerando assim grande valor aos clientes.

Com tais melhorias aplicadas e mantidas, as instituições conseguem permanecer ativas, fornecer um atendimento de qualidade e seguro aos pacientes, além de lucrar mais devido à eliminação de custos provenientes dos desperdícios que foram eliminados ou reduzidos.

Tal filosofia aplicada à saúde encontra-se em expansão no Brasil e com certeza influencia fortemente na qualidade, fluidez, eficiência e eficácia dos serviços em hospitais, ambulatórios, clínicas e laboratórios pela melhoria contínua que proporciona.

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Tiago de Oliveira Santos

Tiago de Oliveira Santos

Tiago é Tecnólogo em Gestão da Qualidade, pós-graduando em Higiene Ocupacional e está se especializando em Black Belt Seis Sigma. Com formação técnica em Segurança do Trabalho, possui experiência no ramo de consultoria em segurança do trabalho e principalmente no ramo hospitalar. Atualmente, atua no Escritório de Qualidade e Segurança do Paciente, em uma instituição de saúde de grande porte, exercendo o cargo de Analista.

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