O Lean Thinking é um conceito que advém da filosofia de gestão do Sistema Toyota de Produção, ou seja, o Lean Manufacturing. O Lean Manufacturing, por sua vez, foi criado no Japão por Taiichi Ohno, no pós guerra, baseado em princípios de produtividade já aplicados por Henry Ford e Frederick Taylor.
A metodologia proposta por esta filosofia se fundamenta principalmente em dois pilares: a produção com qualidade e a eliminação de desperdícios.
Além disso, o mais interessante é que, hoje em dia, o Lean Manufacturing deixou de ser uma filosofia exclusiva da Toyota ou das empresas de linhas de produção, passando a ser aplicável nos mais variados setores.
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O Lean Thinking, traduzido como "pensamento" ou "mentalidade" enxuta (termo lean), visa maximizar o valor do cliente e reduzir a zero (ou ao mínimo possível) os desperdícios de uma organização.
Mas como fazer isso?
Se o Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que baseia-se na redução de 8 desperdícios, o Lean Thinking por sua vez se baseia na adoção de 5 princípios.
Por meio destes princípios, o Lean Thinking é capaz de identificar e proporcionar medidas benéficas para a produtividade e o bom rendimento dos recursos da empresa. Veja a seguir quais são os 5 princípios do Lean Thinking.
Um dos principais pontos a serem definidos pelo Lean Thinking para o sucesso de um negócio, seja ele de produção ou prestação de serviços, é definir o que é valor neste produto ou serviço com foco no cliente.
Muitas empresas falham nessa etapa, pois acreditam que o benefício que entregam gera valor divergente do observado pelo cliente. O problema é que, quando isso acontece, ocorre também um descompasso muito grande entre o preço cobrado e o que o cliente está disposto a pagar.
Sendo assim, é fundamental definir o valor mínimo a ser cobrado para atingir lucro com a atividade prestada e buscar entender, sob a ótica do cliente, quais os valores realmente observados e sentidos por eles, que consomem os seus serviços.
Esta etapa destina-se a analisar o processo produtivo, buscando identificar quais etapas realmente acrescentam valor e incrementam algum tipo de melhoria no produto ou no serviço a ser entregue para o cliente.
Dessa maneira, é possível descobrir quais etapas acrescentam pouco ou nenhum valor ao produto, tornando-se dispensáveis. Como a filosofia enxuta prega a eliminação de desperdícios, etapas identificadas como não agregadoras de valor devem ser eliminadas do processo.
Agora que você já determinou qual o valor do seu produto, quais as etapas da produção que agregam este valor e eliminou as demais, você deve se esforçar para transformar o modelo de produção em um fluxo contínuo, onde você seja capaz de produzir sem pausas ou perdas de tempo em processos logísticos.
Aqui pode ser necessário remodelar o layout de fábricas e repensar estratégias de produção do dia a dia para produzir com velocidade e estar sempre preparado para atender o cliente da maneira mais rápida possível.
A produção puxada é um conceito que pode ser muito bem traduzido e sintetizado com o "Just in time"
Ou seja, a produção puxada vai visar reduzir ao máximo a quantidade de produtos prontos em estoque.
Assim, evita-se que se tenha perdas com promoções, descontos ou outras ações especiais "desesperadas" para dar vazão ao estoque parado e, consequentemente, vazão à produção.
O último, porém talvez o mais importante princípio do Lean Thinking, baseia-se na perfeição.
Neste momento você pode pensar: "mas não existe perfeição". E você está completamente correto.
A perfeição citada aqui também compreende isso. Ela entende que, em um mundo em constante mudança e inovação, não existe esta perfeição estática a qual nós logo imaginamos, mas sim, uma perfeição baseada na melhoria contínua, ou no japonês: o Kaizen.
O Kaizen é um conceito que sugere a melhoria contínua e progressiva dos processos de uma empresa, buscando sempre a otimização dos produtos, serviços e processos. Dentro do Lean Thinking o Kaizen vai buscar a melhoria contínua de tudo o que envolve o fluxo de valor.
Acredito que tenha ficado claro o imenso valor que o Lean Thinking pode agregar na sua empresa, não é mesmo? Sendo assim, você deve estar empolgado para saber como você pode aplicá-lo. Na lista a seguir você vai descobrir algumas ferramentas que o ajudarão a fazer isso, veja:
Apesar de nascido na manufatura, o Lean Thinking se encontra hoje no mercado das mais diversas áreas e aplicações.
Neste artigo, espero tê-lo feito perceber como essa maneira de pensar, somada as atitudes e ferramentas do Lean Manufacturing, podem potencializar os ganhos financeiros e de qualidade, além da redução de custos na sua empresa.
Na atualidade o modelo de gestão mais utilizado é a junção do Lean Manufacturing com o Seis Sigma, outra metodologia que visa maximizar a qualidade dos processos e produtos das empresas e reduzir os níveis de variabilidade dos processos a partir de análises profundas de dados e melhorias contínuas.
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Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.
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