Desafios da liderança feminina
7 dicas para a liderança feminina
Preparada para aplicar as dicas?

7 dicas para mulheres vencerem na carreira com uma liderança de sucesso

Descubra agora com esse artigo sete dicas valiosas para superar obstáculos na liderança feminina, impulsionar sua carreira e desconstruir paradigmas.

Ana Clara Macedo
Por: Ana Clara Macedo
7 dicas para mulheres vencerem na carreira com uma liderança de sucesso

Engana-se quem pensa que não há um longo caminho a se trilhar quando o assunto é liderança feminina. As profissionais mais destemidas sabem que para conquistar um cargo sênior dentro de uma empresa, é preciso enfrentar obstáculos, desbravar terrenos inexplorados e desconstruir rótulos e paradigmas ligados ao universo feminino.

Então, neste artigo, convido você a refletir sobre a liderança feminina que existe dentro de você, aquela que te faz ser a dona da sua história, capaz de mudar o mundo se for preciso. E, para ajudar nisso, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Desafios da liderança feminina
  • 7 dicas para a liderança feminina

Desafios da liderança feminina

Muitas mulheres estão de fato conquistando seu espaço no mercado e subindo alguns degraus na pirâmide organizacional, mas não na mesma proporção que alcançam o topo.

Alguns fatores culturais tornam a liderança feminina desafiadora, como:

Desigualdade de rendimentos:

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, realizada pelo IBGE, mostra o rendimento médio do trabalho principal por sexo. Sendo que, no 4º trimestre de 2019 a pesquisa apontou que as mulheres têm um rendimento 21,5% menor que o dos homens.

Rendimento médio do trabalho principal por sexo - Liderança feminina

Desigualdade na divisão de tarefas:

Também de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, as mulheres dedicam 21,3 horas por semana, em média, com afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens dedicam 10,9 horas, o equivalente a 48,8% a menos de tempo dedicado a isso.

Desigualdade na ocupação de cargos de gestão:

Embora em 2018 as mulheres representassem um pouco mais da metade dos trabalhadores no país, apenas 37,8% dessas mulheres ocupavam cargos de gestão.

E, o que fazer para mudar esse cenário? É claro que a resposta envolve um esforço conjunto entre ações políticas, sociais e culturais. Mas, vamos oferecer algumas dicas para você desenvolver a liderança feminina e ajudar a mudar esse número.

Preparada?

7 dicas para a liderança feminina

Vou apresentar 7 dicas de liderança feminina para você se inspirar, aprender e praticar! E, para começar, vamos entender um pouco mais sobre o que é a liderança.

1. Entenda o que é liderança

Um erro comum que muita gente comete é achar que ser líder é estar em uma posição de comando. A verdade é que a liderança está mais ligada a suas ações do que um cargo que irá te proporcionar algum tipo de status ou poder.

Tornar-se uma líder não é algo que acontece do dia para noite. É preciso trabalhar muito para ser capaz de motivar outras pessoas. Líder é quem inspira, convence, sonha e faz toda a equipe comprar a ideia do projeto. É o tipo de profissional que não deixa lugar para dúvidas e enxerga no erro uma possibilidade de aprendizado.

Sendo assim, nossa primeira dica de liderança feminina não poderia ser diferente, entenda que assumir o papel de líder é realizar as tarefas necessárias para o cumprimento do objetivo.

Para se inspirar, você pode baixar o nosso Ebook Gratuito As 5 Práticas exemplares de liderança! É só clicar na imagem abaixo para fazer o download!

Descubra quais são as práticas em comum dos grandes gestores que são considerados altamente eficazes e passe a adotá-las no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder.

Ebook As 5 práticas exemplares de liderança

2. Pratique o autoconhecimento

A primeira coisa que se deve saber quando se trata de liderança, independente do gênero, é que quase tudo se trata de um jogo mental, onde você é seu maior adversário.

Para ganhar esse jogo tudo só depende de você. E isso implica se conhecer, saber como agir diante dos desafios e, principalmente, saber o que você quer para si mesma. Portanto, a segunda dica para desenvolver uma liderança feminina é: pratique o autoconhecimento, trace metas pessoais e para sua carreira e lute para alcançá-las.

3. Aprenda a delegar tarefas

Se você quer exercer uma boa liderança feminina, aprenda a delegar tarefas. Não tente ficar no controle de tudo o tempo todo. Prepare seu time para compartilhar determinadas responsabilidades e se falharem, ensine-os a forma certa de fazer o que foi solicitado. Estimule-os a aprender com os erros para que se sintam valorizados.

Nossos liderados são como filhos. Por maior que seja o amor, é preciso dar espaço para que cresçam e se desenvolvam. Quanto mais eles se desenvolverem, mais tempo você terá para focar nas decisões estratégicas.

Lembre-se: ser líder é ser estratégica e não operacional.

4. Transforme as dificuldades em motivação

Mesmo que demonstrem forças diferentes em situações diferentes, mulheres e homens têm a mesma capacidade e potencial para ocupar cargos de liderança. No entanto, se essa trajetória for trilhada em uma área ou empresa dominada por homens, isso demandará mais energia e perseverança por parte da mulher.

Ao se deparar com uma situação delicada no seu ambiente de trabalho pelo simples fato de ser uma mulher, administre suas emoções para que elas atuem a seu favor. Trabalhe sua inteligência emocional para transformar todas as suas dificuldades em motivação para que você consiga atingir seus objetivos e possa ser um exemplo de liderança feminina.

Pode parecer difícil, mas eu sei que você é capaz!

5. Cuide da sua fonte de energia

Todo alpinista profissional sabe que chegar ao topo requer não só as habilidades certas, mas também força de vontade e energia. Por isso, cuide da sua fonte de energia!

E quando digo isso me refiro a sua energia física, mental, emocional e espiritual. Estar bem consigo mesma é essencial para ser capaz de gerar bons resultados. Sua atitude no trabalho depende diretamente do seu bem estar.

Pratique exercícios físicos, cultive emoções positivas acerca de si, procure encontrar um significado para sua vida e trabalhe sua mente para te ajudar a ter foco nas suas ações. Use sua energia para impactar quem está a sua volta!

6. Se você pensa que pode, então você pode

De nada adianta você se atentar a todos os fatores listados acima se você não tiver confiança no "seu taco". Independente de quão longe você vá, nunca deixe de confiar em si mesma. Caso contrário não há nada que a faça sentir que você realmente chegou ao topo que traçou para si.

Meu maior conselho é: acredite em si mesma para ser capaz de conduzir uma equipe, seja apaixonada pelo que você faz para assegurar foco e energia aos seus liderados, e o mais importante, respeite as pessoas que estão ao seu lado para ser respeitada por meio da sua liderança.

7. Capacite-se!

A última dica para desenvolver a liderança feminina não poderia ser diferente. Independente do gênero, um líder deve se manter sempre atualizado e investindo em capacitações para se destacar no mercado.

Você pode se capacitar tanto em áreas técnicas de atuação ou no desenvolvimento de soft skills, como a oratória. Mas, o importante é não ficar parada!

Preparada para aplicar as dicas?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.