As linguagens de marcação são amplamente utilizadas na Web desde o seu surgimento e possuem grande papel na aparência de uma página.
Ela consiste em um conjunto de códigos atribuídos a textos e dados para adicionar informações específicas e definir formatos de exibição, principalmente de páginas e de documentos Web.
Continue neste artigo e saiba mais sobre a importância da linguagem de marcação na Web por meio dos tópicos a seguir:
Bom aprendizado!
A linguagem de marcação é um conjunto de sinais e códigos aplicados a um texto ou a dados para para definir formatos, maneiras de exibição e padrões.
Essa linguagem contribui para a definição de exibições na tela e de estruturações de dados em um sistema.
A sua significação acontece por meio de marcadores ou tags, que quando identificados em um sistema, trazem definições de como um conteúdo deve ser exibido.
A linguagem de marcação possui três classificações:
A primeira linguagem de marcação surgida foi a SGML (Standard Generalized Markup Language)no final da década de 60 com o objetivo de construir um sistema portável para o intercâmbio e manipulação de documentos.
O desenvolvimento da SGML possibilitou o surgimento do HTML(HyperText Markup Language) no final da década de 80 pelo pesquisador Berners-Lee, revolucionando a maneira de visualização das páginas na Web.
O HTML foi atualizado em cinco versões até chegar a 5HTML, em 2014.
Em 1996, o engenheiro Jon Bosak desenvolveu oXML (eXtensible Markup Language) também com base na linguagem SGML, com o intuito de utilizar as marcações para descrever a estrutura dos conteúdos.
Por fim, em 2000, foi desenvolvida a XHTML (eXtensible Hypertext Markup Language), combinando entre si as linguagens HTML e XML. Ela foi responsável pela melhoria na exibição da Web em outros dispositivos além do computador - como os smartphones - e na acessibilidade do conteúdo.
Ao contrário da linguagem de programação, a linguagem de marcação não possui estruturas de controle como os comandos condicionais e de repetição.
A linguagem de marcação é usada para a apresentação de informações, enquanto a linguagem de programação é utilizada para o fornecimento de instruções de execuções de tarefas específicas a um computador.
Além disso, a linguagem de marcação é legível, pois possui palavras padrão, ao contrário da linguagem de programação que apresenta apenas elementos de sintaxe.
Dessa forma, a linguagem de marcação é utilizada para ser codificada pelo computador e legível para o usuárioem um navegador Web, enquanto a linguagem de programação possui o intuito de escrever programas de computador (softwares) que são entendidos por essa máquina.
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A Hypertext Markup Language é uma das linguagens mais presentes na Internet e na sua visualização de documentos. Também é chamada de Linguagem de Marcação de Hipertexto.
A HTML é derivada da linguagem pioneira de marcação SGML (Standard Generalized Markup Language) e foi criada por Tim Berners Lee, idealizador da WWW, com o objetivo de compor e apresentar os documentos na Web.
Ela é composta por conteúdo - como texto e figuras - e como esse conteúdo está estruturado na página.
Por exemplo, os artigos da Voitto são compostos por Título, Subtítulo, H2 e H3 e assim por diante. Dessa forma, cada uma dessas seções também são uma parte do documento do HTML.
Essas seções são hierárquicas e demarcadas pela tag inicial e pela tag final - <nome-do-elemento> e </nome-do-elemento>.
Esses elementos também podem contar com atributos, responsáveis pela definição de alguma característica ou propriedade de tal. A definição de altura de um elemento pode ser feita por height="21"
A linguagem também pode usar entidades predeterminadas. Alguns exemplos são & e ".
A versão mais recente é o 5HTML.
A Extensible Markup Language está presente na estruturação de dados enviados entre dois pontos de um mesmo sistema. É mais rígida na escrita de sua estrutura.
A XML também foi originada da SGML, em busca de possibilitar grande variedade de aplicações, facilitar a leitura da linguagem de marcação tanto pelo sistema como pelo usuário e apresentar especificação formal para a marcação de documentos.
Ao contrário do HTML, a XML não possui um conjunto pré-definido de tags ou de elementos.
Elementos, atributos, comentários, entidades, instruções para processamento e seções CDATA são usados para criar a linguagem, demonstrando a sua complexidade em comparação com a anterior.
A Extensible Hypertext Markup Language é a junção da HTML e da XML. Possui o mesmo objetivo de HTML, mas exige maior precisão na escrita, assim como a XML. O elemento raiz do documento é HTML.
Algumas exigências da linguagem são a utilização de letras minúsculas para nomes de elementos e seus atributos, aspas duplas para valores de atributos, atribuição de valores para os atributos e validação do documento.
O XHTML é dividido em três classes:
O XHTML foi substituído pelo 5HTML na maioria das novas páginas da Web.
Continue com a gente e confira como as linguagens de marcação são aplicadas na prática!
As linguagens de marcação são utilizadas em várias áreas do mercado, não sendo limitada apenas ao computador.
Um dos exemplos é na indústria editorial para marcar a formatação (exibição gráfica) de páginas.
Outra função é a mudança na aparência do texto em documentos e em páginas. Ela é utilizada por processadores de texto e ocorre nos bastidores, não sendo vista pelos usuários do programa.
Ela também pode ser usada para a exibição de documentos e de páginas na Web. A principal linguagem para esse fim é a HTML ou a XHTML.
Dessa forma, cada linguagem possui um padrão de utilização. Por exemplo, em HTML são utilizadas tags, logo, para colocar uma palavra ou uma frase em negrito é necessário colocá-las entre os códigos <b> e </b>.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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