Se você já ouviu falar ou estudou sobre as estratégias de SEO, sabe que o link building é uma das formas utilizadas para dar mais visibilidade para as suas publicações.
Essa ferramenta consiste em construir uma rede de links, adicionando aos seus posts referências de outras postagens.
Assim, é possível mostrar ao algoritmo do Google que você é autoridade no assunto e merece estar nas primeiras colocações dos mecanismos de busca.
Como você já deve imaginar, essa técnica é indispensável para o sucesso de um site. Por isso, entenda neste conteúdo tudo que você precisa saber sobre link building e como aplicar essa estratégia.
Acompanhe o nosso artigo e descubra:
Vamos lá?
A estratégia de link building é uma das técnicas de SEO aplicadas ao marketing digital mais utilizadas. Com o objetivo de construir conteúdos que tenham conexão entre si, ela permite que o site aumente o seu tráfego e ainda se mostre com mais autoridade.
Mas não pense que colocar qualquer hiperlink irá ajudar na visibilidade da sua página! É preciso conseguir links que façam sentido para o leitor e que melhorem a experiência do usuário nas redes sociais.
Pensando nisso, o link building pode ter duas vertentes principais. Vamos entender mais sobre elas?
Quando uma publicação é construída com links de qualidade, o algoritmo do Google mostra a autoridade do conteúdo perante ao mercado. Isso porque ele encontra padrões de boas referências, sites confiáveis e populares.
Com isso, a estratégia de link building pode e deve ser aplicada com referências externas ao próprio site. Esses links podem ser chamados de backlinks ou inbound links.
Eles podem ser de notícias sobre o assunto, pesquisas de empresas renomadas ou até mesmo sites governamentais. O importante é que esses outros sites sejam confiáveis.
Mas como saber se o conteúdo que você irá relacionar é de qualidade? Existem ferramentas que podem ser utilizadas para para isso, como por exemplo:
● Google Search Console;
● Moz;
● Screaming Frog;
● Ahrefs;
● Majestic.
Além disso, também são utilizadas estratégias de link building interno. Isso significa que a conexão será feita para outra página do mesmo domínio. Para isso, é necessário relacionar palavras chave de um conteúdo com o outro.
O Google interpreta que essas conexões geram uma melhor user experience, dando ao consumidor maneiras de se aprofundar em assuntos. Outro ponto positivo é o fato de que isso também aumenta o tráfego interno.
O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.
Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Agora que você já entendeu as duas vertentes do link building, é hora de aprofundar mais sobre o seu objetivo. Descubra para que serve essa técnica!
Com o link building o objetivo é mostrar para o algoritmo do Google que o conteúdo é relevante e por isso deve ocupar as primeiras posições no mecanismo de busca. Mas na prática, vamos entender como isso pode favorecer um negócio.
Quantas vezes você já fez uma pesquisa e abriu algumas das primeiras opções que o mecanismo de busca destacou?
Mesmo sem conhecer a empresa, é comum que as pessoas entrem nos links mais bem ranqueados. Isso faz com que o tráfego do seu site aumente, mais pessoas do seu público alvo conheçam a sua marca e ainda gera a chance delas se tornarem consumidoras.
Pensando ainda mais a fundo, a estratégia de link building pode também ajudar a fortalecer a sua imagem para os potenciais clientes que já entraram pelo bom ranqueamento.
Com as conexões internas, eles poderão conferir conteúdo de qualidade e entender que eles falam sobre assuntos de seu interesse.
Chegou a hora de saber como colocar em prática as estratégias de link building. Vamos nessa?
Com a transformação digital nas empresas, se destacar nas redes sociais e mecanismos de busca se tornou muito importante para ganhar visibilidade.
Pensando em como isso pode te ajudar a construir as suas estratégias de empreendedorismo digital, selecionamos algumas das dicas mais importantes para construir a sua estratégia de link building na prática.
Antes de traçar a sua estratégia, você deve estar por dentro dos quesitos avaliados pelo algoritmo do Google. Por isso, se atente aos seguintes critérios:
● Quantidade de links: números de páginas que fazem referência e conexão ao seu conteúdo;
● Contexto da conexão: validação de que a referência tem sentido dentro da publicação;
● Diversidade de links: variedade de domínios que colocam seus conteúdos em hiperlink, bem como os diferentes domínios que você referência nas publicações;
● Confiabilidade das conexões: credibilidade dos sites que você pode fazer hiperlinks;
● Rapidez do ganho de menções: espaço de tempo em que se passa entre duas referências feitas ao seu site. Receber links mostra ganho de autoridade e popularidade.
O SEO é uma das melhores estratégias para ganhar visibilidade no marketing digital, no entanto, há uma imensa variedade de opções para colocá-lo em prática através do link building.
Algumas das técnicas mais utilizadas são:
● Infográficos: maneiras visuais de se passar informação e prender a atenção do leitor, fazendo com que ele fique mais tempo na página;
● Links quebrados: alguns links com o passar do tempo deixam de existir ou se modificam. Pensando nisso, é possível conectá-los ao seu site e com isso ser o destino de hiperlinks feitos no passado por outras páginas;
● Conteúdos de qualidade: hoje em dia mais do que criar um conteúdo, é necessário fazer com que ele seja mais completo e atrativo para os usuários do que aqueles que já estão bem ranqueados;
● Guest Posts: essa técnica pode ser entendida como uma parceria. Ela consiste em criar conteúdos para outros sites com hiperlinks para o seu domínio. Isso pode ser feito como uma troca de publicações ou até mesmo com a compra de oportunidades.
Para que o link building interno seja efetivo, é necessário que os posts tenham conexão entre si, correto? Por isso, o planejamento de conteúdos é fundamental.
Uma das estratégias utilizadas para isso é chamada de topic clusters. Por meio dela, você gera conteúdos principais e através deles cria postagens com temas secundários.
Exemplificando: caso um site seja voltado para finanças, uma publicação principal pode ser a respeito de renda fixa. Depois disso, é possível explorar em outras postagens a respeito dos produtos que o mercado financeiro oferece nesta vertente.
Esses conteúdos secundários são chamados de satélites. Ao usar as redes sociais para empreender eles podem gerar autoridade para sua marca e visibilidade para o seu site e outras páginas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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