Quem nunca passou semanas com a frase de efeito de uma empresa na cabeça? Ou acabou clicando em algum site (e eventualmente comprando um produto) por ter sido convencido pela propaganda? Para entender como funciona a criação desses mecanismos, descubra como fazer uma redação publicitária.
Se você está lendo esse texto, é porque de alguma forma ele chamou a sua atenção o suficiente para que você chegasse aqui. Esse é um dos papéis da redação publicitária, mas o trabalho ainda é muito mais amplo do que isso.
Para aprender a como fazer uma redação publicitária, é preciso ir muito além de apenas escrever. O redator publicitário trabalha com a criatividade, sendo um dos responsáveis diretos pela imagem que o público tem de uma empresa.
Sendo o emprego dos sonhos de muitos, essa atividade vem ganhando cada vez mais relevância no marketing das empresas do mundo todo.
Por isso, você não pode ficar por fora dessa! Então, quer entender como fazer uma redação publicitária? Não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
Redação publicitária é o trabalho que compõe desde a idealização dos conceitos e planejamentos, passando por todo o processo produtivo, que por fim resulta no produto do marketing e da publicidade,que é a campanha de divulgação.
É isso mesmo, redação publicitária está longe de ser apenas “escrita de textos para publicidade”! Entender como fazer uma redação publicitária é um trabalho multidisciplinar, envolvendo desde a própria escrita, até os conceitos modernos de ações de marketing digital.
Assim, na era do mundo VUCA, em que tudo está em constante mudança, e a internet desempenha um papel fundamental na maioria delas, o próprio conceito de redação publicitária pode variar e, por isso, iremos focar nas suas estruturas essenciais.
Então, para ser um bom redator publicitário é necessário ser capaz de produzir conteúdo que consiga chamar a atenção do leitor, e além disso, é preciso conseguir conquistar um cliente, fazendo com que o mesmo passe pelo funil de vendas.
Por isso, para aprender a como fazer uma redação publicitária, é preciso reunir todas essas características (com domínio de técnicas focadas no meio digital, como o SEO e o Inbound Marketing), além de ser responsável por todo o processo criativo para conseguir surfar com as constantes mudanças de paradigmas.
No próximo tópico trataremos sobre a importância de uma redação publicitária, continue lendo para entender!
Uma boa redação publicitária é fundamental para o sucesso de um negócio. Ao definir campanhas focadas em um público-alvo, com estratégias direcionadas para conseguir gerar a reação esperada, o redator publicitário pode ser a chave para conseguir vender através das redes sociais.
A redação publicitária pode ser um diferencial competitivo para gerar crescimento exponencial por meio de tráfego pago ou o crescimento orgânico. Com essas abordagens agressivas, como o Growth Marketing, é possível mudar o patamar do seu negócio.
Resumindo, a importância da redação publicitária está diretamente ligada com a percepção que o público tem da empresa. Em quem os clientes pensam quando precisam de algo do seu setor? Qual é a primeira empresa que os surge à mente?
Assim, uma boa redação publicitária consegue chegar até o leitor, e ainda conduzi-lo para conclusão de que a compra do seu serviço ou produto é uma boa ideia.
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Você sabe como é o processo de redação publicitária? Aprenda como fazer uma!
Após entender a tamanha importância da peça publicitária, a pergunta que surge é: como fazer uma redação publicitária? Afinal, são tantos aspectos para se considerar, então qual seria a melhor abordagem?
De fato, um redator publicitário precisa focar e tentar dominar diversas áreas distintas. Porém, há princípios atemporais, que se moldam em formato e estrutura com a evolução, mas que ainda são essenciais para o sucesso de uma estratégia publicitária.
Assim, para entender como fazer uma redação publicitária que gere os resultados esperados, acompanhe as etapas abaixo:
A primeira etapa fundamental é esclarecer para quem o seu conteúdo será voltado. Afinal, definindo apenas essa etapa já é possível saber a linguagem que deve ser utilizada, as estratégias que devem ser focadas (tráfego pago ou orgânico, por exemplo), e inclusive os veículos de comunicação (próxima etapa).
Assim, reflita e anote exatamente quem você quer impactar com o seu texto. Faça perguntas como:
Entre quaisquer outras que forem relevantes para estabelecer bem o seu público.
Após uma primeira etapa bem feita, essa aqui deve fluir naturalmente. Afinal, os veículos de comunicação dependem diretamente do público-alvo que se espera alcançar.
No entanto, os meios de comunicação são tantos que muitas vezes sequer nos damos conta da existência dos mesmos. Por isso, confira abaixo uma lista com algumas das possibilidades que você deve considerar:
Por fim, a hora da verdade! Todo o processo até chegar aqui é de extrema relevância, mas sem a escrita de um bom texto eles dificilmente vão levar até o objetivo esperado.
Para isso, é preciso utilizar dos princípios fundamentais para uma boa redação publicitária. Então, confira abaixo as principais dicas de como escrever uma redação publicitária:
Não adianta utilizar a mesma linguagem para um público de jovens no Instagram e para um grupo de acadêmicos.
Adapte a estrutura do seu texto conforme a necessidade, escolhendo bem entre muitas ou poucas palavras, entre a fonte utilizada, e entre qualquer outro fator que contribua para uma melhora na comunicação.
O trabalho para fazer uma boa redação publicitária é realmente bastante complexo, mas você não precisa fazê-lo sozinho! Integre equipes com focos distintos, abrangendo design gráfico, escrita criativa, SEO e o que mais for preciso.
Independente da área que se pretende alcançar, ninguém vai ler um texto desinteressante. É preciso chamar a atenção do leitor, mantê-la até o fim do texto, e ainda fazer com que ele pense no texto depois de acabar a leitura (lembrando que as regras não são excludentes: públicos diferentes, interesses diferentes).
Por fim, devemos lembrar que uma redação publicitária não deve apenas entreter o leitor. São textos publicitários, e por isso, todos os mecanismos utilizados devem se encontrar na persuasão, capaz de convencer o leitor a querer comprar seus produtos ou serviços.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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