O que é o mapa sucessório?
Como formular um mapa sucessório?
Dica de ouro!

Descubra como e o porquê de formular um mapa sucessório

Entenda sobre o que se trata esse conceito, constantemente subestimado, e aprenda como aplicá-lo na prática, construindo um mapa sucessório eficiente

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Descubra como e o porquê de formular um mapa sucessório

Está cada vez mais evidente que, para um desempenho satisfatório de longo prazo, é essencial garantir não apenas uma boa equipe no presente, mas também estabelecer um mapa sucessório, pensando no futuro.

Assim, para garantir que a filosofia empresarial se mantenha com a troca de gestão, é preciso um planejamento eficaz.

Desse modo, um sistema de gestão eficaz deve ser capaz de preparar a empresa para manter o funcionamento mesmo com a saída de membros importantes (como Tim Cook assumindo as operações da Apple após Steve Jobs).

Se você quer entender de verdade sobre os mapas sucessórios, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:

●     O que é o mapa sucessório?

●     Como formular um mapa sucessório?

O que é o mapa sucessório?

O mapa sucessório é uma ferramenta para gestão de pessoas que visa estabelecer o processo de escolha de quem serão os funcionários capazes de assumir posições estratégicas no futuro da empresa.

Por isso, entender fundamentalmente este conceito deveria ser uma habilidade de gestão essencial para toda empresa.

Assim, o seu exercício consiste em planejar todo o processo, desde definir as pessoas mais propensas para desempenhar cada cargo, até favorecer o desenvolvimento das pessoas e o período de mudança.

Vale salientar que a formulação de mapas sucessórios não é um processo público, pois comumente as suas proposições são revisadas (pelo menos uma vez ao ano), e mudanças nos resultados poderiam frustrar os potenciais sucessores.

Nesse sentido, o ideal é que haja um comitê de sucessão, que, como o nome sugere, será responsável por estabelecer o mapa sucessório, e este processo geralmente é realizado de cima para baixo.

Quanto às indicações, é uma boa prática que cada cargo indique sucessores a cargos equivalentes, com o presidente indicando um possível próximo presidente, por exemplo.

Desse modo, o valor do mapa sucessório não deve ser absoluto. O ideal é que haja continuamente programas de desenvolvimento, ajudando inclusive a descobrir possíveis talentos, e que o próprio mapa seja constantemente adaptado para a realidade da empresa.

Além disso, essa ferramenta permite a perpetuação de valores. Se a empresa aplica o conceito de produção enxuta, por exemplo, e deseja manter a sua logística, estabelecer uma sucessão coerente é fundamental.

Portanto, um mapa sucessório serve para ajudar a garantir o futuro da empresa, contribuindo para que a visão e alinhamento de longo prazo se concretizem mesmo com a troca de gestão.

Construir uma Avaliação de Desempenho no Excel é muito fácil por meio da planilha que disponibilizamos para você! Então, para que você entenda como funciona a planilha de Avaliação de Desempenho, baixe ela agora mesmo!

Ela é 100% editável, o que permite que seja adaptável à realidade da sua empresa. Além disso, a planilha possibilitará um por meio de um modelo de Avaliação de Desempenho pronto e didático!

Clique no botão abaixo e faça o download!


Já pensou em como seria mais fácil conseguir analisar os dados dos colaboradores da sua empresa? Ou até mesmo do seu ambiente de trabalho? Por isso, preparamos essa planilha exclusiva para te ajudar na hora de elaborar equipes e também conhecer as competências do seu time! Acesse agora mesmo e aproveite!

Clique aqui e faça o download!

Como formular um mapa sucessório?

Uma vez entendido o conceito de mapa sucessório, bem com a sua grande importância, a dúvida que surge é: como formular um mapa sucessório?

Para acabar com essa dúvida, confira abaixo as 5 etapas necessárias para se formular um mapa sucessório corretamente:

1. Avaliar pessoas

A primeira etapa consiste em avaliar as pessoas, de modo a analisar e esclarecer os pontos fortes e fracos de cada uma delas.

Nesse sentido, aqui deve-se realizar um estudo completo não só das capacidades presentes (e desempenho passado) da equipe, mas tentar vislumbrar o futuro de cada membro na empresa.

Vale lembrar, também, que é necessário orientar o desenvolvimento dos funcionários, possibilitando que os mesmos desenvolvam não apenas suas habilidades técnicas, mas também suas habilidades de gestão de forma prática.

É importante, ainda, estabelecer métricas objetivas para essa avaliação, permitindo acompanhar o progresso individual ao longo do tempo.

2. Indicação inicial das pessoas

Após avaliar, é preciso indicar as pessoas, escolhendo quem são os potenciais sucessores para cada cargo.

Assim, de acordo com o nível de complexidade de cada cargo, deve-se estabelecer parâmetros (que serão comparados com os dados da análise) para decidir quem serão os indicados iniciais.

Funcionando como um filtro inicial, essa etapa é importante para notar a tendência que cada funcionário apresenta dentro da empresa (em relação aos seus possíveis cargos futuros).

3. Reuniões

As reuniões do comitê de sucessão são essenciais para o sucesso de um mapa sucessório.

Devendo ocorrer regularmente entre intervalos de no máximo um ano, essas reuniões servem para garantir a execução das outras etapas, estabelecendo os parâmetros de avaliação de indicação.

4. Validar o mapa sucessório

Realizada a reunião do comitê, que deve ter estabelecido os candidatos para sucessores de cada cargo, é preciso validar o mapa sucessório.

Para isso, o ideal é que o mapa seja validado por gestores que estejam acima, em questão hierárquica, de quem realizou as etapas anteriores, ou está sendo avaliado para algum cargo.

Aqui, é possível entender em  quais áreas a empresa deve focar em relação a formação de novos sucessores, baseado nas posições que apresentaram excesso ou falta de candidatos.

5. Ações gerenciais

Por último, é essencial que os insights obtidos sejam utilizados na prática, transformando-se em ações gerenciais.

Essa etapa serve para garantir que o que foi planejado seja funcional no futuro. Então, aqui deve-se realizar o que foi estabelecido nas etapas anteriores, como capacitações para funcionários em alguma área, por exemplo.

Executando cada etapa com planejamento e dedicação, se torna muito mais provável que a sua empresa consiga garantir a excelência e filosofia no longo prazo, mesmo diante de uma mudança radical na gestão.

Dica de ouro! 

Preparado para ajudar as empresas a impulsionarem seus resultados por meio de uma consultoria? 

Pensando em você que deseja flexibilidade e independência para a carreira, criamos o Pacote de Formação de Consultores em Gestão, para que você desenvolva as competências necessárias para atuar de forma a identificar problemas e propor melhorias de maneira assertiva e rápida nas empresas!

Com ele, você será capaz de formular planejamentos estratégicos e estruturar sistemas para gestão de resultados, além de dominar todas as estratégias para aumentar receitas!

Quem tem a capacidade de gerar resultados é recompensado, portanto, não perca tempo: torne-se um consultor e garanta excelência e eficiência por onde for! Esperamos você para estudar com a gente e atingir o próximo nível na sua carreira! Clique e se inscreva!

Formação de Consultores em Gestão

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão Financeira Pessoal

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.