O que é margem de contribuição?
Veja na vídeo aula abaixo o funcionamento da planilha
Entenda a ferramenta
Realizando a avaliação
Resultados
Impulsione sua carreira com o domínio do Powe BI!

Veja como calcular a Margem de Contribuição e Lucratividade no Excel

Aprenda o que é e como calcular de forma fácil a margem de contribuição e lucratividade utilizando o Excel e saiba como está a saúde financeira de sua empresa!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Veja como calcular a Margem de Contribuição e Lucratividade no Excel

Você sabe o quanto cobrar por cada produto para conseguir sanar os custos de produção e obter lucro? Nesse artigo você conhecerá sobre a margem de contribuição e lucratividade, ponto indispensável para administração do seu negócio.

É muito comum que novos empreendedores, ao desenvolverem suas atividades, não se atentem a indicadores extremamente necessários para um bom controle financeiro de uma empresa. Você, por exemplo, sabia que a margem de contribuição pode cooperar a obter maior lucratividade?

Sem informação, você poderá perder grandes oportunidades de alavancar seu negócio. Pensando nisso, criamos essa ferramenta para te auxiliar com dois indicadores necessários na área financeira: margem de contribuição e lucratividade.

Mas afinal, o que exatamente eles significam? Vamos descobrir!

O que é margem de contribuição?

Margem de Contribuição é o valor, ou percentual, que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis. Pode-se afirmar sobre a Margem de Contribuição que ela representa o quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

Cálculo da margem de contribuição

Quer saber como calcular a margem de contribuição? A fórmula é: MC = PV - ( CV + DV )

Ou seja, Margem de Contribuição é igual ao Valor das Vendas menos os Custos Variáveis e Despesas Variáveis.

Qual a diferença entre margem de contribuição e lucratividade?

Como vimos, a margem de contribuição expressa, em percentual, o valor, oriundo do faturamento, que está disponível para pagamento das despesas fixas.

Já o lucro pode ser entendido como o resultado dessa equação. Ou seja, o valor que sobra depois de pagar custos e despesas variáveis (margem de contribuição) e de pagar também as despesas fixas.

Pagou tudo isso e ainda sobrou dinheiro? Esse valor resultante (depois de todos esses pagamentos) é o seu lucro!

Você sabe qual a diferença entre margem de contribuição e lucratividade? A margem de contribuição, em percentual, o valor, oriundo do faturamento, que está disponível para pagamento das despesas fixas. Já o lucro pode ser entendido como o resultado dessa equação.

Calcular a margem de contribuição e lucratividade é uma ferramenta que ajudará a entender qual é a margem de lucro do seu negócio.

Não perca mais tempo e baixe agora mesmo a planilha Margem de Contribuição e Lucratividade e aprenda a calcular margem de lucro no Excel!

Clique aqui e faça o download

Agora que você já tem em mãos sua planilha de cálculo de margem de contribuição e lucratividade, que tal assistir uma videoaula que vai te ensinar como ela funciona e como manuseá-la?

Veja na vídeo aula abaixo o funcionamento da planilha

Entenda a ferramenta

A ferramenta em questão contribuirá, de maneira fácil e rápida, para que o usuário encontre tanto a margem de contribuição quanto a lucratividade de sua empresa.

Por meio de gráficos, permitirá também realizar uma análise estratificada, encontrando os principais agentes impactantes no seu lucro!

Realizando a avaliação

Utilize os botões verdes para navegar por entre as abas. Ao clicar no botão "Cadastro de Dados" você irá preencher os campos com as informações necessárias. Após isso, é só seguir para a aba "Resultados" e verificar a resposta gráfica obtida para tais informações.

Margem de Contribuição e Lucratividade


Na aba "Cadastro de Dados", tem-se a estrutura mostrada abaixo.

Margem de Contribuição e Lucratividade


A seta verde tem a função de retornar para a página inicial. Já os campos coloridos em azul, são para o preenchimento do usuário. Nos campos rosas, contém fórmulas que não devem ser alteradas.

Resultados

Os resultados gerados são quatro gráficos, cada um contendo um tipo de informação distinta. Veja a seguir.

Lucro Estratificado

Neste gráfico você visualiza o caminho que sua receita bruta (lucro bruto), percorre até chegar ao lucro líquido.

Você será facilmente capaz de identificar os fatores que possuem grande representação na sua estrutura de custos, além de ser possível a formulação de planos de ação e estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio.

Margem de Contribuição e Lucratividade

Margem de Contribuição

Aqui neste gráfico você verificará qual a porcentagem dos seus ganhos que servem para pagar os seus custos fixos e qual porcentagem realmente gera lucro para sua empresa.

Margem de Contribuição e Lucratividade

Custos Diretos e Custos Fixos

Nesses gráficos a estrutura de custos está fragmentada em suas classes geradoras de custo. Dessa forma, fica evidente quais os custos e sua respectiva participação na estrutura de custos total do seu processo.

Margem de Contribuição e Lucratividade

Impulsione sua carreira com o domínio do Powe BI!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Margem De Contribuicao E Lucratividade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.