O que seu negócio pode fazer de diferente para atingir o público que está realmente interessado no produto ou serviço que você oferece? A resposta para essa e outras perguntas relacionadas podem estar na estratégia de marketing direto.
Você sabe o que é e como funciona a aplicação desse conceito? Muito além de apenas direcionar os esforços para as pessoas que realmente tem potencial de fidelização como clientes, o marketing direto vai te surpreender.
Por isso, não deixe de investir na leitura desse artigo para ampliar a sua compreensão sobre os seguintes temas que serão explorados nos tópicos:
Como o próprio nome já sugere, o marketing direto consiste em uma estratégia de fidelização e atração de clientes focada em um público estratégico de maneira direta, ou seja, direcionada a quem está realmente interessado.
Diante disso, não há artifícios gerais ou intermediários para a interação entre o negócio e seu público-alvo específico, pois os conteúdos são direcionados de forma direta para esses indivíduos.
Vale ressaltar que essa estratégia pode não ser tão acessível financeiramente, pois requer um investimento maior de recursos, entretanto, ela garante uma eficiência de resultados maior.
Além disso, para que sua concretização seja efetiva, é necessário que a empresa tenha uma carteira de clientes bem determinada ou ainda, que faça a aquisição desse instrumento essencial para as ações de marketing direto.
Logo, existem diversas aplicações que fazem referência ao uso dessa estratégia, por isso não deixe de conferir alguns tipos no tópico a seguir!
Para manter e atrair seus clientes é necessário ser criativo na aplicação de ferramentas de marketing do seu negócio. Dessa forma, conheça algumas delas para combiná-las e colocá-las em prática:
Muito interessante, não é mesmo?
Mas, você sabe como isso se diferencia do marketing indireto? A resposta para essa e outras questões podem ser encontradas no tópico a seguir, veja!
O marketing direto já foi definido anteriormente, mas vale ressaltar que suas principais características são a personalização e direcionamento da campanha de marketing direto para pessoas que veem seu produto ou serviço como algo necessário.
Isso diferencia esse conceito do marketing indireto ou invisível, em que não está delimitado o público exclusivo que se deseja impactar com as estratégias de divulgação, o que o caracteriza como algo mais amplo.
Diante disso, qual é a estratégia mais interessante para o sucesso de um negócio? E a resposta é: depende! A aplicação mais eficiente vai depender do alinhamento das estratégias e objetivos que se pretendem alcançar.
Além disso, é possível integrar essas duas estratégias, criando campanhas para que ambas tenham aplicação e que ressaltem as vantagens dos marketing direto para o seu negócio.
Logo, entenda melhor como você pode fazer essa aplicação do marketing direto para ampliar sua atuação e valorizar mais a sua marca, não deixe de conferir isso no tópico a seguir!
Conheça 5 passos práticos para que a aplicação do Marketing Direto no seu negócio seja impactante e eficiente:
Quem é o público que seu negócio tem a pretensão de atrair e fidelizar? Quais são suas principais características? Qual é a dor que seu produto ou serviço pode curar dentro das expectativas desses indivíduos?
Nesse primeiro passo, a riqueza de detalhes relevantes é fundamental. Por isso, invista em pesquisas para conhecer bem seu público-alvo, pois isso será essencial para um marketing direto bem feito.
Nesse artigo, você já descobriu que existem diversos tipos de ferramentas para a aplicação do marketing direto, certo?
Diante disso, escolha com cautela e coerência quais os tipos que terão uma aplicação mais rentável para o seu negócio e que farão mais sentido com a estratégia pretendida.
Depois de entender para quem sua mensagem será direcionada e quais ferramentas servirão de meio para viabilizar isso, chegou o momento de focar na mensagem!
Nesse momento, é necessário focar em uma boa passagem de informações para que o impacto pretendido seja alcançado, afinal, não adianta ter um bom direcionamento e canal, se sua mensagem não superar as expectativas.
Você conhece os gatilhos mentais? Eles são ferramentas dinâmicas para fazer com que a mensagem seja reconhecida de forma mais impactante e uma tomada de decisão seja feita de forma mais rápida.
Logo, invista nessa e em outras estratégias para que sua mensagem seja mais atraente, criativa e principalmente, possa induzir uma ação do seu público específico.
Como saber se seu marketing direto está sendo bem aplicado e gerando resultados? Para isso, é essencial que seja feito um acompanhamento e interpretação de dados sobre o comportamento do seu usuário com a aplicação dessa estratégia.
Diante disso, não deixe de mensurar o desempenho para que os ajustes necessários possam ser realizados. Além disso, é interessante fazer testes para que a estratégia seja sempre incrementada da melhor forma possível.
Para finalizar, não deixe de conferir exemplos de aplicação do marketing direto que estão muito presentes no nosso dia a dia, veja no tópico a seguir!
As redes de Fast Food - tais como McDonald 's, Burger King, Subway - são ótimos exemplos para visualizar a aplicação de estratégias de Marketing direto, afinal, suas campanhas focam nas características do seu principal consumidor, refletindo esse direcionamento explícito.
Você já viu um catálogo da Mary Kay? Essa modalidade de marketing é muito característica de ir ao encontro do público-alvo predominante, através da venda direta, o que aumenta muito as chances de fidelização de clientes.
Além disso, dentro desse tipo de marketing direto, a empresa envia brindes, cupons de desconto e recompensas a cada cliente, o que fortalece o vínculo com a marca ainda mais.
O e-commerce está cada vez mais tomando proporções maiores e apesar disso, o marketing direto é um aspecto muito forte dessa modalidade de comércio.
Isso pode ser explicado pela segmentação e personalização cada vez mais presente no e-commerce, em que os produtos e serviços vão ao encontro de uma persona nas redes sociais, o que promove um maior impacto direto.
Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?
Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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