Você sabe o que são o Marketing Indireto e o Marketing Direto? Ambos são formas distintas de abordagem com o cliente para a apresentação de uma marca ou produto.
Enquanto um é conhecido por apresentar o produto em segundo plano, como se fosse um coadjuvante, o outro é visto como uma forma de apresentar o produto, o porque você deve comprar e de fato convidar o cliente para a compra.
Ficou interessado em aprender mais sobre o tema? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado da melhor maneira, sendo eles:
Vamos à leitura?
O Marketing Indireto é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de promover marcas, produtos ou serviços fora de um contexto de publicidade e propaganda.
Desta forma, a promoção não possui um objetivo comercial, sendo que a marca ou produto é colocado como um fator secundário sem destaque principal.
Sendo assim, o Marketing Indireto pode apresentar seu produto ao público-alvo de maneira indireta, para que quando o cliente a longo prazo veja a marca em algum lugar, ele lembre de alguma da marca, se diferenciando do marketing tradicional.
Essa ação de marketing é feita em locais estratégicos e que sejam de fácil visualização, para que a marca consiga maior aceitação por parte do público.
Sendo assim, um dos principais pontos a ser destacado sobre o marketing indireto é que ele busca ganhar a confiança das pessoas. “Se aquele atleta está tomando um energético da marca X, significa que é bom!”.
Vale ressaltar que é importante que diversas estratégias de marketing sejam utilizadas de modo a aumentar exponencialmente seus resultados de vendas.
A exemplo disso, sua empresa pode utilizar o Marketing Indireto, juntamente com o tráfego pago e outros tipos de marketing, como o marketing de conteúdo, por exemplo.
De modo que não fique dúvidas, separamos o tópico seguinte para explicar qual é a diferença entre o Marketing Direto do Marketing Indireto. Vamos conferir?
Bom, para entender a diferença entre esses dois conceitos, vamos entender agora o que é o Marketing Direto. Basicamente, o Marketing Direto é aquele que tem o objetivo de conversão em vendas.
Você pode encontrar o Marketing Direto em comerciais de televisão, no feed das redes sociais, outdoors, panfletos... Em geral, o objetivo de venda é mais direto e é possível perceber que a marca ou produto é sempre o elemento central da propaganda.
Também existem os casos onde é exibido um conteúdo informativo com o objetivo de engajar e posteriormente gerar a venda. Resumindo, a empresa irá buscar evidenciar sua presença e vender.
Geralmente, os anúncios diretos sempre são acompanhados de verbos no imperativo, como por exemplo: compre, acesse, conheça, veja, entre outros. Buscando atrair o cliente para realizar a compra, entrar no site ou entrar na loja.
Por um outro lado, o Marketing Indireto consiste em apresentar a marca fora de um contexto publicitário, buscando ser algo menos agressivo e mais suave.
A ideia é que a empresa seja apresentada em segundo plano que represente algo dentro da rotina da pessoa que está envolvida e não existem mensagens diretas para a realização da compra.
Aposto que agora você esteja querendo saber como aplicar esta estratégia na sua empresa, não é mesmo? Separamos o tópico abaixo para explicar os locais onde você poderá apresentar a sua marca e produto de maneira indireta.
Agora que você sabe o que é e para que serve o Marketing Indireto. Vamos aprender sobre onde esta estratégia pode ser inserida para você aplicar em sua empresa.
Apesar dos comerciais de TV na maioria das vezes terem uma abordagem direta sobre o anúncio e venda do produto, eles também podem se enquadrar como marketing direto.
Tudo vai depender de como a mensagem será transmitida, não podendo parecer uma propaganda!
De maneira geral, o comercial não explora as características do produto ou os motivos nos quais a pessoa deve comprar para que se caracterize como Marketing Indireto.
Este é um clássico exemplo de marketing indireto, onde é muito comum as empresas exporem suas marcas em placas ao redor de campos de futebol, quadras de tênis, etc. Além disso, as camisas de jogadores costumam apresentar diversas marcas também.
Filmes e séries também são muito populares dentro do Marketing Indireto.
Frequentemente podemos ver cenas onde os atores usam o celular de determinada marca, tomam certo refrigerante, entre outras.
Pode ter certeza que a marca realizou um certo investimento para aparecer neste filme ou série.
É claro que a maior indústria de entretenimento não poderia ficar de fora, não é mesmo? Podemos ver claramente ações de Marketing Indireto em jogos de corrida, de futebol, basquete e até mesmo em jogos de aventura.
O momento de lazer que os videogames proporciona faz com que a pessoa tenha uma forte conexão com a marca e acabe lembrando dela quando encontra o produto em uma loja e entre na jornada de compra, por exemplo.
Uma outra estratégia de Marketing que tem o objetivo de gerar fortes conexões com o público alvo é o Primal Branding e que sua empresa pode tirar grande proveito dela quando unida com outras estratégias.
Funciona de modo parecido de como o Marketing Indireto é mostrado em filmes ou em séries. Este conteúdo possui grande valor para o marketing digital e podemos observar em canais do Youtube de culinária, onde o apresentador usa a geladeira da marca A e a batedeira da marca B.
É possível que ao ler o tópico acima você tenha se lembrado de vários momentos de Marketing Indireto. Vamos relembrar alguns clássicos?
A Red Bull é uma marca que está presente massivamente em eventos esportivos, um grande clássico são os pilotos de Fórmula 1 tomando o energético e os eventos de esportes radicais.
Um outro clássico momento é quando o Tony Stark no filme Homem de Ferro pede um Hambúrguer do Burger King. O interessante é que em nenhum momento a cena parece ser uma propaganda.
E claro que não podia ficar de fora o filme Náufrago onde aparece a marca americana de entregas FedEx e a bola de vôlei da marca Wilson, chamada de Sr. Wilson no filme.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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